Vai ter que ler as letras de música no palco? Hmmmmmm.

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo, e com…, e com… Como é a letra mesmo??? Nosso blogueiro se pergunta se é melhor ser que nem o Tim Maia, que esquecia as letras no palco, ou que nem a Maria Bethânia, que carrega uns papeizinhos com as letras de cada música que vai cantar

Vai ter que ler as letras de música no palco? Hmmmmmm.Por Chris Robley

Depender de letras ou de partitura durante um show

Finalmente aconteceu. Eu estou começando a pensar em usar uma muleta no palco: um app de letras de música, um livro de partituras, uns guardanapos soltos com palavras escritas a caneta, qualquer coisa.

NÃO para as minhas próprias músicas, com licença.

É só que a lista de covers que eu “sei” está crescendo cada vez mais, e eu toco cada uma dessas músicas bem de vez em quando. De vez em quando o suficiente para que eu não lembre que horas começa a letra sem sentido de uma ciranda, ou qual é a frase que ele sussurra naquela música dos Raimundos.

Estou brincando. Eu não toco um cover se não gosto da letra. Mas mesmo um clássico como “Tempted”, do  Squeeze, é difícil de decorar, porque a letra tem uma parte em que o cara está comprando uma escova de dentes e outra em que está comprando um livro. Você tem que acertar a ordem da letra, ou todo o resto do refrão vai por água abaixo.

Então, com horas e horas de letras de covers, além de mais de 100 músicas autorais na minha cabeça a qualquer momento, acontece de eu trocar as bolas. E eu preferiria diminuir a chance de isso acontecer quando eu estou no palco, então… Eu estou pensando em descolar um app que passa as letras da música como num vídeo para o meu tablet.

Não é bacana ter partitura ou um app de letras no palco?

É bem provável, e eu adoraria ouvir o que você pensa sobre isso. A ideia de ter de olhar para um papel, quando estou em cima do palco, já me faz parar e pensar por um segundo.

Eu brinquei no meu Facebook que o Jerry Garcia não precisava de partitura para as milhares de músicas que ele tocava com o Dead, e um amigo meu apontou que o Jerry na verdade tinha um teleprompter escondido na bordinha do palco, e que antes de ter essa tela passando as letras, ele errava o tempo todo. Até o Michael Stipe, do REM, usa telepromter… PARA AS SUAS PRÓPRIAS MÚSICAS! É claro que eu conseguiria me perdoar se tivesse que olhar para o tablet de vez em quando, na hora de tocar uma música de outra pessoa que eu não dedilho faz oito meses.

De qualquer forma, eu pedi indicações para os meus amigos.

Eis os apps de letras que eles indicaram:

  • OnSong
  • forScore
  • Lyric Pad
  • MySongBook
  • LinkeSOFT SongBook
  • Ultimate Guitar (Muitos amigos usam a versão grátis desse app e estão felizes com ela. Mas outro amigo disse que a Ultimate Guitar é uma “empresa super esquisitona”, o que acho que pode ser visto na quantidade de reclamações ligadas a pagamentos com cartão de crédito que você encontra online — mas, como eu não tenho nenhuma experiência com esse serviço, vou deixar você fazer a pesquisa e descobrir se ele funciona para você.)

Outra sugestão criativa de um amigo:

Um cara que toca mais de cem horas por ano em coquetéis e casamentos me disse que importa um arquivo de Word para o seu tablet e faz um “print screen” dele. Daí ele organiza as imagens em um álbum. Você passa a foto para a esquerda e está na próxima canção. Eu passei a fazer isso e, além de funcionar bem, é super simples.

O que você acha de pessoas que leem letras ou partituras no palco?

Você tem algum app de letras ou de partitura para recomendar? Quer me capar por ter tido essa ideia? Acha que eu estou me cobrando demais (já que músicos prodigiosos usam leitura de palco há centenas de anos)? Dá um grito na seção de comentários, aqui embaixo.


Distribua sua música com a CD Baby!

Foto: Unsplash

11 Comentários

  1. fernandoenzo2008@hotmail.com'
    by enzo fernando on março 3, 2018  19:33 Responder

    acho que nao e músico profisional ou tem paixao pelo que faz isso de pasta ou tablet as pessoas que cantam erram ou improvisam essas sim sao músicos .

    • ma_leme72@yahoo.com.br'
      by Mark on junho 30, 2019  18:27 Responder

      Fala isso pros com de uma orquestra! Diz pra eles... Decora aí tongaiada senão o público vai achar que vocês só amadores!

  2. Cesweber@hotmail.c'
    by Cesar Weber on março 5, 2018  13:34 Responder

    Uso arquivos de PDF no meu tablet. Salvo na nuvem e funcionuito nem.

  3. victoradora@hotmail.com'
    by victor on março 22, 2018  07:32 Responder

    isso é muito util! principalmente se o repertório no evento é grande... com a letra eu já passei aperto, quem dirá sem ela!!! hehe hj uso o tablet, papel é coisa do passado...

  4. symployds@hotmail.com'
    by Marcelo SYMPLOYDS on abril 25, 2018  14:57 Responder

    Eu uso o MiniLyrics, funciona que é uma beleza.
    Mas no caso de quem canta com Backing Tracks ou se achar melhor, PlayBack.
    Mas tb dá pra usar seu o Play, mas aí tem que ir subindo a letra na mão.

    Simples, leve e bastante confiável.
    Gde abraço e bom som p/ todos

  5. ulissesdoroteu@gmail.com'
    by Ulisses Doroteu on novembro 15, 2018  14:57 Responder

    Sou vocalista de uma Banda Baile, seria impossível tocar todo nosso repertório sem as letras no meu Tablet... Pra quem acha que isso é ruim, simplesmente não use... Abraço e seja bem vindo ao clube... OBS: Roberto Carlos toca as mesmas músicas a 60 anos e até hoje ler as letras no palco

    • billramosporta@gmail.com'
      by Bill Ramos on maio 29, 2019  06:53 Responder

      Olá Ulisses, bem lembrado, cada palavra falada no show do Roberto Carlos, em volta do RIDER TÉCNICO específico para ele se apresentar tem no mínimo 4 pontos com telas de no mínimo 15 polegadas mostrando todo seguimento do que ele deve falar,

      Confirmo 100% essa informação por ter feito a montagem de um dos shows de final de no ginásio Ibirapuera,

      Esse sistema funciona com auxílio de um técnico operador que monitora cada palavra, frase e pausas de todas suas falas,

      Também todos os músicos cada um com seu tablet para ler os arranjos,

      Falo com conhecimento por participar uma só vez da produção desse evento feito pela ITERFORME

      Um abraço a todos...

  6. vicent.rachid@gmail.com'
    by Vicente Rachid on maio 1, 2019  03:22 Responder

    Claro que e' util...valido e necesario ate (to sem alguns acentos aqui)...necessario pq quem ouve merece isso...merece essa atencao...pq a galera nao ta indo pra me ver...nao faco nenhuma performance e nem sou tão bonito...querem as musicas e as querem da melhor forma possivel. PARABENS!!! achei o meu lugar aqui.

    • erikap@cdbaby.com'
      by Erika Parr on maio 1, 2019  11:01 Responder

      Bem-vindo, Vicente! Agradecemos seu comentário, de coração :) Considere este espaço sua casa!

  7. rafaelbergan@gmail.com'
    by Rafa Bergan on maio 22, 2019  07:47 Responder

    Acho muito válido considerar os produtos nacionais. Existe o ToqueFácil (www.toquefacil.com.br) que é específico para isso e é muito bom. PDF's são estáticos. Vai que na hora você precisa mudar o tom ou fazer qualquer outra modificação em tempo real(ex: músico de barzinho). Esse faz tudo isso. Eu recomendo.

  8. bandaflutuar@bol.com.br'
    by MANOEL FERNADO DOS SANTOS on maio 31, 2019  11:34 Responder

    Boa tarde, quando o artista só canta um gênero musical é fácil, e quando só canta 2 h ou 3 h também é fácil, e quando tem mais de 1 vocalista é mais fácil ainda, agora quando é uma pessoa que faz até 6 h de show e canta todos os ritmos a pasta ou tablete é muito importante, eu estou louco para comprar um tablet, mas estou na duvida, não aguento mais usar pasta, alguém pode me indicar alguma marca de tablet, bom e barato.

Comente

Seus email não será publicado.