Um guia de Instagram para músicos: Poste fotos que seus fãs vão amar

Eu sei, você não ama fazer selfie pra postar no Instagram. E nem precisa: a gente fez um guiazinho de como usar a rede social de foto para melhorar sua divulgação, sem precisar virar a Kim Kardashian

Um guia de Instagram para músicos: Poste fotos que seus fãs vão amar Por Dave Kusek

Você não precisa ter experiência profissional ou equipamento de ponta para tirar fotos que seus fãs vão amar. Esse guia de Instagram para músicos te dá as dicas para começar nessa plataforma tão popular.

O Instagram é uma plataforma incrivelmente útil para músicos e bandas. Dito isso, eu sei que o conteúdo calcado em fotos intimida muitos músicos. É dar uma voltinha em uma das seções do Instagram, chamada “Explore”, que você vai ver milhares de fotos que sem dúvidas foram tiradas por profissionais.

Mas você não precisa ter a experiência nem o equipamento de um fotógrafo profissional para fazer fotos que seus fãs vão amar. Na verdade, você só precisa de um telefone.

Qual é a função da sua página de Instagram?

Antes de sair por aí tirando foto, quero que você se pergunte qual é a função da sua página no Instagram. O Instagram é um lugar em que muitos dos seus fãs passam seu tempo? Existe uma comunidade grande de admiradores do seu estilo musical nessa plataforma? Como com qualquer outro canal de social media, o Instagram exige dedicação e, se você não for formar uma comunidade lá, nem perca seu tempo começando.

OK, agora que já falamos sobre isso, vamos abordar os temas que terão seus conteúdos. Ou, em outras palavras, que tipo de imagem e de vídeo você vai postar? Isso vai depender da sua meta profissional e de quem são seus fãs. Vamos começar com as metas.

Você quer ser conhecido por o quê? Que tipo de imagem você quer projetar? Você é bom em quê? Que elementos da sua carreira são os mais importantes pra você?

Se você faz parte de uma banda cujo som é feito com muito maquinário, poste de vez em quando fotos das suas pedaleiras os das mesas de mixagem. Use a legenda para explicar aos fãs por que você usa aquele equipamento.

Agora o outro ângulo: de que tipo de conteúdo seus fãs curtem? Eles gostam de ver vídeos seus ensinando? Transmissões ao vivo? Vídeos de camarim ou de você no estúdio? Foto de equipamento? Resenhas de instrumentos? Fotos de shows?

Pode ser difícil de notar isso no começo, então aproveite essa oportunidade para experimentar. Use os dados do seu Instagram Analytics para determinar quais foram os posts mais populares, e fazer mais parecidos. Uma hora, você vai entender o que faz sucesso com seu público.

Use iluminação natural sempre que possível

A dica mais fácil para conseguir fotos de qualidade (mesmo que você tenha zero talento para a fotografia) é usar iluminação natural. Sério. Todos os filtros e edições do mundo não conseguem transformar uma foto escura numa foto boa.

A melhor luz é a indireta, ou suave – como num dia nublado ou numa luz de janela que não está incidindo diretamente. Se você está sob luz direta, pode ficar com uma sombra matadora.

Evite usar o flash do seu telefone. Nove em cada dez vezes sua foto vai ficar com a exposição muito grande. Em vez de fotografar a partitura que você está escrevendo nas profundezas do estúdio, sem janelas, traga ela para a sala, com os fones de ouvido e um lápis, e faça a foto ao lado de uma janela.

Em vez de filmar o guitarrista fazendo um solo maneiro numa sala de ensaios escura e cheia de tralha, pegue o violão, monte um banquinho e faça esse vídeo na sala de qualquer um da banda.

É claro que você pode fazer fotos ótimas e criativas com pouca luz ou em condições de iluminação adversas. Teste. Faça uma porrada de fotos e veja o que sai. Lembre-se: assim como na música, a fotografia é algo em que você vai melhorar com a prática, então não tenha medo de tirar fotos (afinal, você não vai postar tudo o que fotografar).

Filtros: use com moderação

Os filtros podem ser uma boa ferramenta para dar uma identidade visual uniforme às suas postagens, mas eles podem MATAR sua foto. Coloque um filtro forte demais e ele vai gritar mais do que a imagem. Todo mundo passa por uma fase de obsessão pelos filtros, assim que entra no Instagram, então vamos tentar passar por ela o mais rápido o possível.

Se você está usando iluminação natural, pode nem precisar de filtros. É só fazer pequenos ajustes no brilho e na temperatura das fotos. Se você quiser usar um filtro, pode usar um mais fraquinho. A maior parte dos apps de edição de imagem te permite abaixar a intensidade de um filtro, para você conseguir um efeito parecido sem perder o foco da foto.

Depois que você encontrar um filtro de que gosta, você pode aplicar em todas as suas fotos, para que elas fiquem uniformes e com sua marca, para os fãs reconhecerem que são suas assim que baterem os olhos. Alguns apps para isso são VSCO Cam, Afterlight 2 e Snapseed.

Foque em uma coisa por foto

Pense nas suas fotos como pensa em canções. Assim como uma música, uma foto precisa ter um tema ou uma ideia, e tudo nela precisa contribuir para essa ideia.

Isso significa que, se você está tirando uma foto vestindo a nova camiseta da sua banda, é melhor que não seja num lugar entulhado, cheio de instrumentos e com o baixista aparecendo só pela metade. Essas coisas não estão apoiando a sua mercadoria. Em vez disso, deixe a camiseta ser o foco. Fique na frente de uma parede, lisa ou colorida, e faça uma foto pop.

Você pode usar o foco da câmera do seu celular para ter certeza que o tema da foto está em foco. Se você quiser tornar as coisas mais artísticas, tente cortar a foto, depois de feita.

Inspire-se com outros músicos

Você vai aprender muito só usando o Instagram e tirando fotos, mas também é bom ver o que os outros músicos estão fazendo no aplicativo.

Confira o que andam fazendo suas bandas e músicos prediletos na plataforma. Que tipo de fotos eles estão postando? Que imagens chamaram mesmo sua atenção? Quais você ama? O que você pode aprender com elas?

Se você quer mais dicas, baixe esses guias grátis. Neles, você vai encontrar conselhos que vão te ajudar a divulgar sua música mais rapidamente, te deixando com mais tempo para tocar e compor.


 

Comente

Seus email não será publicado.