Todas as fontes de receita que sua música oferece (e como coletá-las)

O mapa da mina: todas as possíveis fontes de renda do seu som, e como ter acesso a essa grana

Todas as fontes de receita que sua música oferece (e como coletá-las)

Por: Chris Robley

Você, músico, deveria recolher toda a grana das VÁRIAS fontes de receita que seu som gera. Você sabe quais são?

Royalties. Receita. Lucro. Grana. Bufunfa. Táokeis. Saldo.

Há muitos jeitos de falar dinheiro.

E também há muitos jeitos de um músico receber dinheiro hoje em dia.

Artistas independentes têm mais acesso a gerar rendas do que nunca.

O que não significa que seja FÁCIL ganhar dinheiro sendo músico. Mas significa que há mais opções para você explorar, mais jeitos de alinhar seus talentos com uma fonte de rende e mais jeitos de botar suas composições, músicas, apresentações e os produtos da sua banda para trabalhar para você.

A CD Baby facilita tudo isso, porque monetiza sua música em todas plataformas e canais, e oferece a facilidade de gerenciar tudo isso de uma conta só.

Uma lista das fontes de renda mais comum para o músico atual, e como ter acesso a essa grana:

1. Renda pelo streaming das suas gravações

O que é?

Você tem direito a esse dinheiro sempre que suas gravações — seja você a gravadora, o artista ou os dois — são tocadas em streaming em plataformas como Spotify, Apple Music ou Deezer. Esse royalty é chamado às vezes de “streaming license fee”, ou “taxa de licenciamento para streaming”.

Como ter acesso?

Se a CD Baby distribuir seu som, vamos entregar sua música para as plataformas digitais mais importantes, recolher o dinheiro a que você tem direito e levá-lo até sua conta, com relatórios detalhados de quanto sua música foi ouvida em streaming em todas essas plataformas.

2. Renda de Download

O que é?

Se você é músico ou trabalha numa gravadora, é provável que tenha direito a receber a cada vez que vende um download de sua música (no iTunes, na Amazon, na CD Baby etc.).

[Se você escreveu/compôs a música, você também tem direito a royalties de edição, mas a gente vai falar disso daqui a pouco.]

Por enquanto, vamos falar sobre o royalty a que você tem direito por ter vendido uma música online.

Como ter acesso?

Nas lojas de download: Essa é fácil — A CD Baby recolhe esse dinheiro com as lojas de download, tipo iTunes e Amazon e paga diretamente a você. A gente também entrega um levantamento de todos os downloads, além de relatórios diários de tendências.

3. Monetização de vídeos em YouTube, Facebook, Instagram, Oculus e outros

O que é?

Você tem direito a receber pelo uso da sua música em vídeos que estejam em plataformas como YouTube, Facebook e Instagram. Essas plataformas colhem uma “impressão digital sonora” da sua gravação, e sempre que sua música aparecer em qualquer lugar do ecossistema delas, será monetizada em seu nome.

Como ter acesso?

O serviço de monetização de vídeos sociais da CD Baby está INCLUÍDO, sem nenhum custo extra, nos planos de distribuição Standard e Pro Publishing, mas aderir a ele é opcional.

Então, não se esqueça de clicar no quadradinho quando a gente pergunta se você quer fazer parte desse serviço! Trabalhamos juntos com as plataformas sociais de vídeos, para entregar suas músicas e saber que elas vão passar pelo processo de reconhecimento— e também certificar de que elas estão no catálogo de músicas que podem ser usadas em ferramentas como o  Instagram Stories e depois recolher o dinheiro que você ganha com isso. A CD Baby paga essa grana para você!

4.  Renda do Programa de Parceria do YouTube

O que é?

O YouTube permite que alguns canais parceiros criem renda com seus vídeos, colocando anúncios por meio do programa “Partner Program”

Como ter acesso?

Primeiro, descubra: você pode fazer parte do  YouTube Partner Program? Se você atender a todos os requisitos, que ótimo! O YouTube vai te pagar.

Note que : o programa Partner Program não é a mesma coisa que o serviço de monetização de YouTube da CD Baby. Mesmo que você não possa fazer parte do Partner Program do YouTube, a CD Baby ainda assim vai monetizar sua música onde for possível, com a ferramenta Content ID.

5. Vendas Físicas

O que são?

Dinheiro que você ganha vendendo músicas em formatos físicos, tipo:

  • CD
  • Disco de vinil
  • Fita cassete
  • Pen drive
  • E outros

Como ter acesso?

Em shows: Se você estiver vendendo esses produtos em shows, pode colocar o dinheiro no bolso ou oferecer maquininhas de cartão alugadas, ou ainda serviços como Square Reader ou PayPal’s Chip & Swipe Reader. Ferramentas de comércio online como a Shopify  também têm ferramentas que te ajudarão a vender o produto, gerenciar seu estoque e conseguir coletar dados dos seus clientes nos shows.

Na loja de música virtual da CD Baby: Se você está vendendo seus CDs e discos de vinil na nossa loja virtual, a gente deposita o valor da venda imediatamente na sua conta.

No seu próprio comércio virtual: Se você está vendendo produtos físicos no seu próprio site ou redes sociais, e os enviando por correio, pode usar serviços como Bandcamp e Shopify para criar uma loja virtual, e ter os pagamentos processados por uma serviço como PayPal ou Stripe, e depois ter esse dinheiro transferido para a sua conta.

6. Royalties Mecânicos

O que é?

Royalty mecânico é um tipo de royalty de publicação (dinheiro a que os editores e compositores das músicas têm direito pelo uso da sua composição, e não pelo uso de uma gravação dela).

Se você é o compositor, letrista ou produtor que criou uma música, você vai ter direito a royalty mecânico pela “reprodução” da sua composição. No mundo de carne e osso, isso vai significar reprodução em CD ou disco de vinil. No mundo digital, tanto downloads quanto streams são considerados reproduções mecânicas. Você tem direito a ser pago por todos eles!

Como ter acesso?

Primeiro, é importante dizer que recolher royalties mecânicos por conta própria é MUITO difícil. Tem muita papelada, é preciso entrar em contato com escritórios de direitos autorais ao redor do globo e às vezes até se comunicar com pessoas em dezenas de línguas. É possível, mas vale a pena gastar tanto tempo e energia com algo que pode ser resolvido facilmente? Você continue fazendo sua música, a CD Baby cuida do resto.

Eis como a gente faz para recolher seus royalties mecânicos…

Para streaming ao redor do mundo: Com o plano CD Baby Pro Publishing, a gente vai inscrever suas músicas em escritórios de representação de direitos autorais do mundo todo, e vamos te ajudar a ter acesso a todos os royalties de publicação gerados por streaming interativo. Streaming interativo é quando o ouvinte escolhe o som que quer, como no Spotify, na Apple Music etc.

Para downloads nos EUA: Essa é complicada de explicar, mas a resposta curta é — você provavelmente não deveria se preocupar com isso.

Na maioria dos países do mundo, royalties mecânicos de downloads são separados pela loja que vendeu o download e repassados a um escritório de gerenciamento de direitos autorais, que daí ficam com esse dinheiro para ser pago a editores e representantes de direitos editoriais. Entretanto, nos EUA, os royalties mecânicos de vendas de  downloads são pagos à distribuidora de música como parte do pagamento pelo download.

Se você distribuir seu som com a CD Baby, a gente vai coletar esse dinheiro e pagá-lo para você. Se você for o compositor E TAMBÉM estiver no papel da gravadora, bom, todo dinheiro é seu. A única possibilidade de complicar a conversa é se você precisar pagar parte dos royalties mecânicos aos colegas de banda ou a parceiros de composição. Nesse caso, você teria de fazer a divisão a partir dos relatórios que a CD Baby te manda.

Para downloads no resto do mundo: Como eu disse ali em cima, royalties mecânicos de downloads feitos quase no mundo inteiro vão para escritórios de gerenciamento de direitos autorais. Com o plano  CD Baby Pro Publishing, a gente vai representar os seus direitos autorais e coletar essa grana para você.

7. Royalties de Performance, ou de Apresentação

O que é?

Royalties de performance são uma outra forma de royalty de publicação, que são de direito dos editores da música e dos compositores, sempre que seu som for tocado no rádio, em público ou de outras maneiras.

Como ter acesso?

Com o plano de distribuição CD Baby Pro Publishing, nós trabalhamos em parceria com escritórios de representação de direitos autorais do mundo inteiro (inclusive ASCAP, BMI, SESAC, SOCAN, PRS e  muitos outros) para garantir que você está recebendo TODOS os royalties de performance. Só não se esqueça de inscrever sua setlist  quando for tocar ao vivo, assim você também vai ganhar pela execução da sua própria música em público!

8. Royalties de streaming não-interativos (um tipo de Neighboring Rights, ou direito adjunto)

O que é?

Nos EUA, há royalties que são gerados com streaming não interativo, quando são música é tocada em rádios online ou via satélite. Streaming não-interativo é quando o ouvinte não escolheu ouvir seu som, ele tocou — como rola na Pandora Radio. Ao contrário dos royalties de edição, que vão para o editor e o compositor do som, esses royalties são pagos pelo uso da gravação sonora. Eles são do artista, dos músicos que tocaram na gravação e da gravadora que realizou a gravação, se houver uma.

Em outros países, como no Brasil, esses royalties de reprodução são mais abrangentes, e estão inclusos nos royalties de TV e de rádio. Nos EUA, sons tocados pela rádio só geram renda para o compositor e o editor da música, NÃO para o artista e a gravadora.

Como ter acesso?

A parte da gravadora: Se a CD Baby fizer sua distribuição, nós vamos te ajudar a recolher esses royalties não-interativos de serviços tipo Pandora.

A parte do artista: Você pode se inscrever diretamente com a SoundExchange, e eles vão te pagar a parte do artista desses royalties.

9. Pagamento por ter tocado em show, em gravação, ter produzido, ter feito arranjo ou um remix

O que é?

Além de músico, é provável que você faça ALGUNS OUTROS trabalhos. Tocou guitarra no disco da sua amiga. Ajudou a produzir a faixa de outra banda. Fez um remix de um artista de outro país. Às vezes você vai trabalhar de graça, fazer um favor para um amigo, mas às vezes — na maioria das vezes — você deveria receber por seu trabalho

Como ter acesso?

Essa é mais difícil. As condições podem ser negociadas (por exemplo, o produtor deve ser considerado compositor também ou só receber por seu trampo?).

Mas uma coisa é certa: coloque as regras em um contrato e o assine antes do trabalho. Decida se vai ser um trabalho pago ou se você vai receber parte dos direitos da música.

10. Renda com shows ao vivo

O que é?

O dinheiro que você ganha tocando ao vivo! Pode ser o couvert artístico. A grana dos ingressos. Pode ser um cachê. Pode ser a divisão de lucro entre você e o bar, tirando o “bufê” (cerveja de lata e espetinho) e a “divulgação” (seu nome escrito na lousa na porta do boteco) ; )

Como ter acesso?

Não existe uma só resposta para a grana gerada ao vivo. Você pode receber o cachê antes do show, ser pago pelo bilheteiro ou receber a transferência do dinheiro do site que usou para vender ingressos.

Não importa como vá receber esse dinheiro, receba!

E lembre-se de registrar suas músicas se for tocar ao vivo composições suas. Assim o escritório de gerenciamento de direitos autorais vai ter de pagar uns royalties por sua música ter sido tocada em público.

11. Renda da sincronização do licenciamento da sua música

O que é?

“Sincronização” é o ato de colocar som junto com imagem — em vídeos, filmes, programas de TV, comerciais, videogames, apresentações corporativas  etc.

Sempre que uma música sua for usada assim, o(s) compositor(es), editor(es) e a gravadora todos têm direito a receber! E não é só isso: os donos dos direitos autorais da música têm o direito de estipular o quanto querem receber pelo uso e podem sempre dizer “nem a pau, não vai usar meu som”.

Como ter acesso?

Você pode cuidar da sincronização de licenciamento, negociar com os diretores de trilha sonora por conta própria. Ou também pode usar um programa de gerenciamento de licenciamentos, como o da CD Baby — pelo qual A GENTE NÃO COBRA NADA A MAIS, nos planos Standard e Pro Publishing de distribuição. A gente já conseguiu colocar o som dos nossos artistas em lugares como HBO, Showtime, NBC, FX, MTV e muitos outros.

Importante: o serviço de sincronização de licenciamentos da CD Baby não te impede de usar outras agências para conseguir colocar seu som em trilhas.

E lembre-se: 50% do pagamento vai para a gravadora e os outros 50% vão para o editor e compositor da música. Espero que você acumule esses três papéis! Se você tiver todos os direitos sobre a música, também terá direito a royalties de uso contínuo, se um programa de TV usar seu som mais de uma vez, graças à CD Baby Pro Publishing e ao escritório de gerenciamento de direitos autorais.

12. Venda de produtos

O que é?

É quando você ganha dinheiro vendendo OUTROS PRODUTOS além da sua música: pôsteres, camisetas, bonés, canecas, cifras,…

Como ter acesso?

Assim como nas vendas de CDs e de discos de vinil que eu citei acima, você pode se resolver com uma loja virtual, ou usar um serviço como o Shopify, ou ainda vender seus produtos no show. Se você está colocando o dinheiro direto no bolso, não se esqueça de fazer uma planilha de vendas, ficar de olho no estoque e estar sempre pronto para encomendar mais produtos para não ficar sem.

Não dá para prever quando uma música vai ser um hit, ou como ela vai te gerar dinheiro. Esteja pronto para ter acesso A TUDO que você tem direito.

Como se pode ver, tem muito jeito de lucrar com sua música hoje em dia.

Com a CD Baby, você estará pronto para ter acesso a todos eles, e para ter sua música em quase todos os lugares em que ela pode ganhar projeção, tipo:

  • Plataformas de streaming como Spotify, Apple Music, Deezer e outras
  • Plataformas de download como iTunes e Amazon
  • YouTube
  • Facebook, Instagram e Oculus
  • Programas de TV, comerciais, filmes e videogames
  • Rádios
  • E mais

 

 

4 Comentários

  1. cleorhaperdamafiasuprema@gmail.com'
    by Cléo on junho 26, 2019  14:49 Responder

    Gostei muito do site!apesar dos apesar,só digo força,fé,coragem a cima de tudo!

    • erikap@cdbaby.com'
      by Erika Parr on julho 1, 2019  11:33 Responder

      Valeu Cléo! Um abraço :)

  2. suelberskaff@gmail.com'
    by Suelber Skaff on junho 29, 2019  06:15 Responder

    Tenho interesse de ter mais informações sobre divulgação e vendas das minhas músicas nas plataformas.

    • erikap@cdbaby.com'
      by Erika Parr on julho 1, 2019  12:43 Responder

      Oi Suelber! Valeu pela visita ao blog :) no link abaixo você vai encontrar mais info sobre a CD Baby e como trabalhamos. Muita sorte para você! https://support.cdbaby.com/hc/pt-br/categories/200349509-Come%C3%A7ar

Comente

Seus email não será publicado.