Que tipos de músicas não se qualificam para entrar no programa YouTube Content ID?

Cada pessoa tem uma impressão digital. Cada música também: o YouTube desenvolveu uma ferramenta chamada Content ID, pra achar todas as vezes que um som seu for usado em qualquer vídeo (mesmo que não seja seu), monetizar esse uso e te pagar a parte que você tem direito. E você tem direito? A gente diz se sua música pode entrar no Content ID ou não aqui!

Que tipos de músicas não se qualificam para entrar no programa YouTube Content ID?Por Chris Robley

Alguns tipos de áudios não se enquadram no programa de monetização Content ID do YouTube.

O que é Content ID?

Em suma: o Content ID — que vale para todas as gravadoras e artistas — é a maneira como o YouTube tira a “impressão digital” da sua música, e depois procura em todos os vídeos da plataforma para identificar se ela é usada em algum (mesmo que sua música seja usada em vídeos que você não publicou),  e te pagar uma parte da renda obtida com o uso dessa música.

Eis um vídeo rapidinho que explica como o Content ID do YouTube funciona:

Sua música? Suas regras!

Na maioria dos casos, se você é o detentor dos direitos autorais da sua música, você tem direito a ganhar dinheiro com ela no YouTube Content ID, e a CD Baby  te ajuda com prazer a recolher o dinheiro que é seu. A gente selou uma parceria com o YouTube para fazer exatamente isso, e nosso programa de monetização no YouTube vem GRÁTIS quando você usa a CD Baby para distribuir sua música.

Que tipo de música entra na monetização com o Content ID?

A resposta curta: músicas autorais. Você tem de ser o detentor dos direitos autorais E também da gravação sonora.

Mas há exceções. Alguns tipos de áudio não podem ser monetizados com o Content ID.

Por quê? Bom, porque se um elemento do seu áudio for muito parecido (ou idêntico) a um elemento de áudio de outra música, as duas músicas podem ser confundidas — e gerar uma confusão parecida com quem é o detentor dos direitos autorais, que deve receber a grana.

Os tipos de áudio abaixo NÃO PODEM FAZER PARTE do Content ID do YouTube:

  • Gravações de karaokê
  • Músicas remasterizadas, ou muito parecidas com outras
  • Músicas que usem batidas, loops ou samples (trechos) que estão disponíveis gratuitamente em apps de música ou em programas de áudio como Garage Band, Ableton, Fruity Loops ou Logic
  • Músicas que usem batidas que você comprou, a não ser que tenha comprado o direito autoral da batida, além do uso, E QUE ninguém mais tenho o direito de usá-la online
  • Músicas que tenham elementos de áudio (ou samples) que você não tenha exclusividade de uso
  • Músicas que usem elementos de áudio em Domínio Público, ou com licenças abertas, caso da Creative Commons

IMPORTANTE: Mesmo músicas que tenham batidas exclusivas podem não entrar no Content ID, se o criador dessa batida tiver licenciado esse som para outro artista antes de você. Recomendamos que você pergunte para o produtor ou para o “beatmaker” especificamente sobre o uso do som para monetização do YouTube, e se informe bem antes de pagar pelo uso exclusivo da batida.

Lembre-se: o  Content ID é um sistema único de monetização e só funciona no YouTube. Se sua música não puder entrar no Content ID, isso NÃO SIGNIFICA que ela não possa ser distribuída por outras plataformas, como Apple Music, Spotify, Amazon e daí por diante.

O que fazer se alguma música sua for classificada como inapta para participar?

Se tem outra pessoa dizendo ser o dono dos direitos autorais da sua música no YouTube,  você pode contestar esse pedido, e mostrar o contrato de direitos e de licenciamento quando estiverem avisando sua disputa.  Se você tem um administrador de direitos terceirizado (tipo a CD Baby), pode entrar em contato com eles e contar o que está acontecendo, que eles vão entrar em contato com o produtor e com o canal.

NOTA IMPORTANTE: Se você vir  a CD Baby clamando os direitos de um vídeo seu, é provável que a gente esteja monetizando a sua música para você. Não precisa esquentar a cabeça. Deixe estar, e nós vamos recolher sua renda de YouTube sempre que você tiver direito a ela.

Monetize sua música no YouTube hoje mesmo, com a CD Baby!


YouTube Guide

Comente

Seus email não será publicado.