Qual é a playlist mais importante do Spotify?

Na era do streaming, entrar numa playlist importante do Spotify é como estar na trilha de abertura da novela das nove. Fomos descobrir qual é a playlist mais importante. E o resultado vai te deixar de boca aberta.

Qual é a playlist mais importante do Spotify?

Por Chris Robley

Para a maioria dos artistas independentes, playlists criadas por algoritmos vão dar mais resultado do que playlists criadas por curadores no Spotify.

A pergunta acima (sobre qual tipo de playlist do Spotify é A MAIS importante) tem uma pegadinha.

A resposta é: são as playlists personalizadas que o Spotify atualiza semanalmente para cada um dos seus usuários.

Elas são chamadas de “playlists de algoritmo”. E entre elas estão:

  • Release Radar
  • Discover Weekly

Os artistas estão focando no tipo errado de playlist.

No ano passado, Bryan Johnson, diretor de gerenciamento artístico do Spotify inglês, disse que a playlist Release Radar está gerando mais streams do que qualquer outra playlist do Spotify, e com certeza muito mais plays do que qualquer playlist de curadores que não façam parte da equipe do Spotify. Ainda assim, tem artista focando todo seu tempo e energia tentando colocar seu som dentro das playlists grandes de curadores.

Sim, é claro que elas são ótimas. Mas as playlists de algoritmo, por mais que sejam menos sexy, provavelmente vão fazer mais pela sua carreira

Playlists feitas por curadores ganham toda a atenção, mas são as playlists feitas por algoritmos que geram um número maior de streams

Eu fiquei muito feliz e grato quando vi meu single mais recente, “Collapsing Star”, ganhar uns  streams em duas playlists bacanas com um grande número de seguidores,  Top Alternative,  da IndieMono (mais de 31 mil seguidores) e a Fresh Picks WHPH (5.000).

Mas adivinha de onde veio a maioria dos streams dessa música? É isso aí, do Release Radar.

O que um artista pode fazer para aumentar suas chances de seu som entrar em playlists de algoritmos?

  1. Conquiste seguidores no Spotify – Seus seguidores no Spotify são as pessoas que provavelmente verão suas músicas novas no Release Radar, assim que elas forem lançadas, ou no mailing do Release Radar que recebem no Spotify. Então vá lutar para conseguir que seus fãs te sigam no Spotify!
  2. Foque mais no engajamento do que no número de vezes que sua música foi tocada – Esqueça quantos (muitos ou poucos) streams você tem ao todo, essa é uma “medida da vaidade” que não vai te ajudar. O que é mais importante no Spotify é quantos ouvintes estão fazendo alguma coisa com a sua música (colocando seu som em playlists, ouvindo uma música inteira sem pular, salvando a música na biblioteca, compartilhando em mídias sociais etc.)
  3. Lance música com mais frequência – Quanto mais você lançar música nova, mais oportunidades de aparecer nessas playlists de algoritmo você terá, o que vai te ajudar a aumentar sua atividade de streaming, em vez de conseguir um pico de atividade com um lançamento e depois estabilizar em uma reta, que só se move com seus (raros) lançamentos de músicas novas.

Para ir mais fundo nas três sugestões acima, confira “A Lista de tarefas do Músico Independente no Spotify”.


Comente

Seus email não será publicado.