Por que planejar o lançamento do seu som é mais importante do que nunca!

Parece que data de lançamento é uma coisa do passado, que morreu junto com o CD, não parece? Pois pareceu errado! A gente conta por que se planejar é tão importante quanto há dez anos atrás.

Por que planejar o lançamento do seu som é mais importante do que nunca!

Por Chris Robley

Quatro oportunidades de divulgar sua música, ligadas à data de lançamento.

A data de lançamento de uma música importa MAIS (e, ao mesmo tempo, menos) do que nunca.

Por um lado: não importa mais que seu CD esteja exposto numa loja para a sua música fazer sucesso, então há menos pressão para uma música ter de fazer sucesso rápido.

E — como eu sempre digo — até mesmo suas músicas mais antigas serão uma novidade para milhões ou bilhões de pessoas, então uma música ou um vídeo antigo não têm data de validade, desde que estejam servindo a novos públicos.

Nesse ponto de vista, é uma boa tática lançar uma música nova, tentar várias técnicas de divulgação, ver qual funciona e seguir com ela. Na era digital, o sucesso é uma maratona, não uma corrida de cem metros rasos.

Por outro lado: fazer muito barulho assim que sua música é lançada ainda pode ser bem importante no lançamento de um novo single ou álbum.

Quanto mais energia você reunir no seu lançamento — seja em número de vezes que ela é tocada em streaming, ou citada em blogs, compartilhada nas redes sociais etc. —o mais longe sua música vai viajar num curto período de tempo

Antes de divulgar, planeje qual vai ser a data de lançamento, e depois…

1. Ofereça pré-vendas e  pre-saves and pre-sales

Estabelecer uma comunicação com o seu público nem sempre é divulgar seu som. Nem toda foto ou tweet precisa ter uma oferta ou um pedido. MAS, quando você estiver perto de lançar música nova, é bom aproveitar essa oportunidade para compartilhar informações sobre a sua música ou seu álbum novos, mas SEM DAR algo para os fãs fazerem com essa informação.

Em vez disso, escolha uma data de lançamento, inscreva-se com antecedência para sua música ser distribuida, e depois permita que seus fãs façam uma pré-compra (no iTunes e na Amazon) ou pré-ouçam (ou “pre-save”, inglês, no Spotify e na Apple Music) sempre que você for falar sobre o seu lançamento.

Essas vendas serão todas efetuadas no dia do lançamento, o que significa que você terá mais chances de entrar nas paradas de sucesso na primeira semana. De maneira parecida, os “pré-ouvir” vão aumentar o movimento no streaming  das suas músicas, o que pode atrair a atenção do algoritmo do Spotify para o seu som, e ele acabar sendo usado em playlist, em estações de rádio do Spotify ou em outros lugares.

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2. Mande sua música direto para as playlists oficiais do Spotify

Se sua música foi entregue pela CD Baby Para o Spotify com pelo menos 7 dias de antecedência do lançamento, você vai poder entrar na sua conta no Spotify for Artists e enviar suas músicas diretamente para a equipe editorial do Spotify, para que eles a avaliem para usar em playlists. Isso significa que você, nós e o Spotify temos todos que saber com muita antecedência qual será sua data de lançamento, e você vai precisar se planejar.

IMPORTANTE: Pode demorar um dia ou dois para o Spotify mostrar suas novas músicas na sua conta, depois de a gente tê-las entregue. Então é bom começar esse processo bem antes dessa janela de 7 dias que eles pedem!

3. Alcance TODOS os seus seguidores no Spotify

O processo descrito acima, de envio direto ao Spotify, tem outra coisa boa: garante que seu som novo seja incluído na playlist Release Radar de todos os seus seguidores do Spotify no dia do lançamento (ou na sexta seguinte). O Spotify só tem um manancial limitado de lugares e playlist para colocar o seu som, e é por isso que estar no Release Radar pode ter um grande impacto no seu lançamento. É um negócio bem certo!

Dependendo do tamanho do seu público no Spotify, estar no Release Radar de todos os fãs pode ter um impacto no número de vezes que sua música será ouvida em streaming. Mas nada disso vai acontecer se você não enviar essa música para o Spotify pelo menos 7 dias antes do seu lançamento.

Use ferramentas de divulgação pós-lançamento… AGORA MESMO

Assim que sua música for lançada, você quer criar engajamento com ela. Isso significa que vai precisar ter:

  • smart links
  • Campanhas de divulgação com ‘social unlock’ para aumentar o número de vezes que sua música vai ser ouvida em streaming no Spotify (e fazer esse tipo de promoção é de graça para clientes CD Baby, usando a  co)
  • Ações de divulgação da estreia do seu vídeo
  • E mais

Para manter sua música “sempre fresquinha” você não precisa começar a fazer tudo isso já— mas eu começaria a fazer tudo já! É o momento em que VOCÊ vai estar mais animado com a sua música nova, e isso significa que seu coração estará disposto a lutar, e sua criatividade estará transbordando

Não espere por semanas ou meses ou anos. Já organize essas coisas todas para elas funcionarem a partir do Dia Um. É claro que para isso você terá de marcar sua data de lançamento com antecedência, e a partir daí trabalhar.

Essas são só quatro oportunidades de divulgação do seu lançamento, e que estão ligadas a marcar uma data de lançamento com alguma antecedência. É claro que ações de RP, envio do seu material para blogs usando ferramentas como a SubmitHub, ações de divulgação para o rádio e para playlists também exigem que você se planeje.

Sim, você consegue terminar uma música hoje e pedir que a CD Baby a distribuir globalmente pra já. Mas por que não reservar um pouquinho de tempo e pensar com antecedência em como aproveitar ao máximo seu lançamento?


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