Por que músicos em início de carreira DEVEM lançar um single ANTES

O primeiro passo para um músico chama single: a gente explica por que você deve lançar seu som picado, se estiver começando na carreira… No SomosMúsica!

Por que músicos em início de carreira DEVEM lançar um single ANTES

Por Chris Robley

Se você nunca lançou música, é melhor começar com um single (uma única canção).

Artistas representados por grandes gravadoras geralmente lançam um single antes de um álbum, a não ser que estejam para lançar um desses álbuns “secretos”. O single principal vai acender o ânimo dos fãs, colocar a mídia para falar da música e dar poder para playlists ou rádio que queiram tocar o som do artista.

Eis por que artistas em início de carreira também devem lançar singles.

Os motivos listados acima também PODEM valer para artistas em início de carreira — especialmente porque um single pode ser uma apresentação do seu som, tanto para fãs quanto para o mercado fonográfico, por um custo pequeno. Num momento da carreira em que ter gente defendendo seu som pode fazer toda diferença, um single pode dar a “visibilidade de mercado” que você precisa. Sua música tem apelo? Seu som está funcionando em um público específico? Você pode responder a essas duas perguntas com um single.

Mas há uma razão ainda mais básica para começar sua carreira lançando um single: você precisa ter músicas nas plataformas digitais para poder pedir para ter um perfil de artista nelas.

Muitas das plataformas digitais de música grandes permitem que artistas tenham acesso a um painel de controle onde podem customizar sua foto de perfil, ver dados analíticos do consumo da sua música e até ter acesso a ferramentas de divulgação.

Entretanto, essas ferramentas só estão disponíveis para quem já tem alguma música nesses serviços de streaming. É bom que você se lance com um single, crie uma presença em plataformas de streaming e depois possa usar as ferramentas de divulgação para seus próximos lançamentos (seja ele mais um single, um EP ou um álbum).

Sua música pode ganhar mais poder nas plataformas de streaming quando você usa:

Mas, até você ter lançado alguma música, você não pode ter um perfil nessas plataformas, nem FAZER NADA nelas.

Ferramentas de divulgação para artistas oferecidas pelos serviços digitais de música

Eis alguns exemplos práticos do que eu falei acima:

  • A Pandora AMP tem uma ferramenta de mensagens de voz com que você pode falar com seus ouvintes antes ou depois de eles ouvirem uma música sua. Com ela, você pode dar notícias importantes e levá-los para outro site. É muito legal. E também é completamente inútil até que você tenha músicas na Pandora.
  • O Spotify permite que você customize seu perfil de artista, insira um calendário de shows e eventos, conquiste seguidores e até possa mandar músicas para os curadores das playlists do Spotify avaliarem. Todas as ferramentas são muito massa. Mas não dá para usá-las até ter músicas no Spotify.
  • Já que estamos falando de Spotify, depois de você lançar seu primeiro single nessa plataforma, ter pedido seu perfil no Spotify for Artists e ter conquistado seguidores nessa rede, cada música que você lançar estará na playlist Release Radar DE TODOS OS SEUS SEGUIDORES (desde que você passe pelo processo de envio de músicas do Spotify para cada single ou álbum seguinte).
  • Da mesma forma, você não pode colocar sua música em pré-ouvir até que tenha uma conta no Spotify.

Comece com uma música. Finque sua bandeira. E vá crescendo.

A estratégia é simples: artistas novos têm de começar lançando uma música. Depois crie contas em todas as plataformas. E use as ferramentas que elas oferecem para divulgar seus sons seguintes.

Coloque seu single no Spotify, na Apple Music, na Pandora, na Amazon, no TIDAL e em outros lugares.


Distribua sua música 
com a CD Baby!

4 Comentários

  1. Pingback : As melhores estratégias para lançar um single em 2019 | SomosMúsica

  2. paulo.costafilho@hotmail.com'
    by Paulo Luiz Costa Filho on agosto 10, 2019  05:01 Responder

    Não sei se bem do conteúdo de vocês mas, eu escrevi ou pelo menos tentei escrever 2 músicas para serem analizadas é saber se tem como aproveitar e como envialas para vocês ou para algum cantor pois não sou cartor
    .

  3. lmarcosxe@gmail.com'
    by luiz on novembro 11, 2019  07:05 Responder

    o que é single em EP

  4. Pingback : O que fazer antes de lançar suas músicas | SomosMúsica

Comente

Seus email não será publicado.