Por que as mudanças da monetização de canais do YouTube não vão te afetar… MUITO

Por causa de umas bolas foras, o YouTube estava deixando de ganhar uma grana com anúncios. Por isso, ele vai colocar em breve no ar regras mais duras para quem quer monetizar seus vídeos. E a gente te ensina como se adaptar às novas regras.

Por que as mudanças da monetização de canais do YouTube não vão te afetar… MUITOPor Chris Robley

Você pode ter ouvido por aí que o YouTube em breve vai dar uma apertada nas regras do Partner Program, usado para monetizar os seus vídeos. Você pode ter ficado assustado ou frustrado com essas novidades. Eu vou tentar acalmar a sua aflição.

Primeiro: o que está mudando nas regras de monetização do YouTube?

A partir de 20 de fevereiro, os canais que fazem parte do Partner Program precisarão ter:

  • + de 1,000 inscritos
  • +4.000 horas assistidas pelo público nos últimos 12 meses

Se você cumpre esses requisitos, não tem com o que se preocupar! Se o seu canal não consegue cumprir todos esses requisitos, você não poderá mais monetizar os vídeos que colocou no seu canal diretamente.

Por que o YouTube está mudando as regras?

Em resumo, é para garantir que o YouTube vai ter uma sobrevida como uma plataforma de anúncios.

Se um comercial da Coca-Cola é colocado para tocar antes de um vídeo esquisito que não tem nada a ver com público-alvo da Coca-Cola, só porque a pessoa que colocou aquele vídeo no YouTube usou as palavras-chave certas para brincar com o sistema. Daí, a Coca estaria desperdiçando dinheiro.

E, pior ainda, se o comercial da Coca-Cola tocar antes de um vídeo com discurso de ódio, conteúdo polêmico ou violência, a reputação da empresa vai sair arranhada!

Nenhum desses contextos seria aceitável para um anunciante; mas é exatamente isso que estava acontecendo no ano passado. É compreensível que isso tenha assustado os anunciantes e tenha sido um golpe na renda do YouTube.

Agora o YouTube está corrigindo as coisas. Essas novas regras de monetização para os canais faz parte da estratégia de garantir conteúdo de qualidade,  garantindo mais segurança aos anunciantes. Quando os anunciantes estão felizes, o YouTube está feliz e, quando o YouTube está feliz, são maiores as chances de que o YouTube vá continuar sendo uma alternativa viável para compartilhar, divulgar e monetizar sua música.

Mas eles não acabaram de DIFICULTAR que eu monetize minha música?

Bom, um pouquinho. Mas se você tem menos de 4.000 horas de pessoas assistindo seus vídeos nos últimos 12 meses, você nem estaria deixando de ganhar tanto dinheiro assim. Uma pessoa mais inteligente poderia até fazer a conta de quanta grana daria, mas deve ser o equivalente a jantar fora… sozinho.

Em vez de ficar pirando em vez de uns trocados que você está deixando de ganhar, provavelmente deve valer a pena usar seu tempo para fazer seus vídeos serem mais assistidos e bombar o número de assinantes

Se você usa o YouTube para o que ele é feito (um canal de conteúdo que se engaje com os espectadores, e não só um estacionamento de músicas e videoclipes), você pode seguir os passos que eles ensinam no YouTube’s Creator Academy para alcançar esses pré-requisitos — e ir além. Daí você estará ganhando esses trocados & ganhará mais do que os trocados porque seu público está crescendo e energizando seu perfil na plataforma.

A CD Baby ainda está monetizando sua música no YouTube com o Content ID

Outra razão para você não ter de se preocupar com essas mudanças (pelo menos se preocupar menos): Se você está monetizando sua música com o programa de monetização de YouTube da CD Baby, a gente vai continuar recolhendo a renda dos seus conteúdos originais usando o Content ID.

Você ainda tem tempo para cumprir as metas do YouTube antes da mudança entrar em vigor

Até certo ponto, os pagamentos feitos pelo YouTube não são uma renda passiva. É necessário TRABALHAR para conquistar um público. É preciso TRABALHAR para manter sua audiência. E, independente dos números do seu canal hoje, cada canal do YouTube poderia ganhar mais se tivesse um pouquinho mais de atenção;

Um dos jeitos prediletos (e grátis) de dar um carinho a mais para o seu canal é usar a Show.co.

A Show.co é um conjunto de ferramentas que permitem criar campanhas promocionais e de marketing na internet. E, você, cliente da CD Baby, pode usar isso de graça. Você pode criar e promover sua música com campanhas promocionais que vão aumentar o tráfego do seu canal, aumentar o número de views e se ajudar a cumprir os novos requisitos do YouTube.

Para começar a usar a Show.co, faça login na sua conta da CD Baby  e clique em “Ferramentas de Marketing Gratuitas”.

Veja se consegue alcançar esses pré-requisitos antes de 20 de fevereiro!


Distribua sua música com a CD Baby!

YouTube Guide