O segredo para engajar fãs no Facebook: “Faça ao Vivo”

Esta rede social está investindo cada vez mais em músicos que criam conteúdos próprios, especialmente vídeos transmitidos ao vivo. A gente dá 10 dicas de como usar o Facebook Live…

Esta rede social em que você nos lê está investindo cada vez mais em músicos que criam conteúdos próprios, especialmente vídeos transmitidos ao vivo. A gente dá 10 dicas de como usar o Facebook LivePor Chris Robley

Qual é o jeito mais certo de alcançar seus fãs no Facebook? Vídeo ao vivo.

Anos atrás, havia grandes chances de que seus seguidores iam ver seus posts de Facebook no feed deles. Mas isso não rola mais. Agora, você posta alguma coisa, começa a ver como ela está se saindo, e depois pensa em promover aquele conteúdo para seguidores que não viram “organicamente”, o que continua valendo a pena fazer, porque o Facebook ainda é a plataforma de mídia social mais poderosa, apesar dos desafios de novos apps.

O passado é passado. O presente é ao vivo.

Para muitos artistas independentes, o Facebook foi como uma madrasta cruel nos últimos seis ou sete anos, tirando todos os seus brinquedos. É claro que esses nunca foram os novos brinquedos, pra começo de conversa, o Facebook só estava emprestando eles para a gente. Mas a gente os teve por tanto tempo que esqueceu que não eram nossos.

Sim, o Facebook diminuiu seu alcance, diminuiu um pouco mais e começou a fechar a cara para posts com links externos (especialmente com links do YouTube) — mas isso é passado. Hoje, o Facebook tem um pira em virar um gigante do conteúdo nativo, há grandes oportunidades para os músicos.

O Facebook ama quando você faz upload de um vídeo direto na plataforma. (Quero dizer, eles estão lançando um app específico para criadores de vídeos!) Mas, ainda melhor, eles amam quando vocês “faz ao vivo com o Live” e fazem streaming de vídeos em tempo real para os seus seguidores no Facebook.

Isso também pode mudar um dia, mas AGORINHA, a melhor aposta para chegar aos seus fãs sem ter de pagar por isso é usar o Facebook Live (no seu smartphone ou webcam do computador).

Dez idéias para músicos no Facebook Live

Que eventos os músicos podem transmitir por streaming para os seus seguidores no Facebook? Nosso amigo Dave Ruch escreveu um artigo sobre o Facebook Live que você tem que conferir. Ele dá algumas sugestões:

  • Faça uma sessão de perguntas e respostas da sala de casa
  • Conte uma história interessante sobre algum som seu
  • Filme cenas de bastidores, de você indo para um show ou logo antes de tocar
  • Transmita um som ao vivo
  • Mesmo que seu post seja de texto, faça um vídeo sobre ele e coloque no meio do corpo do post

Eu ainda acrescento, às ideias do Dave:

  • Faça um lançamento de música (e estreie suas novas faixas — ou pelo menos dê um gostinho delas — pelo Facebook Live)
  • Use o Live para manter os fãs informados sobre como anda a filmagem de um videoclipe, uma campanha de crowdfunding etc.
  • Peça feedback, ou teste novos sons com a sua platéia ao vivo online
  • Zoe (sério, esses vídeos de banda fazendo micagens são meus prediletos)
  • Crie uma série que tenha ligação com a sua música (covers de Terças, por exemplo) ou que não tenha ligação com a sua música (os melhores tacos que comi na turnê)

Como você usa o Facebook Live? Eu adoraria ouvir respostas nos comentários.

Venha AQUI para ler a história de como uma banda usou o Facebook Live (com muito preparo) para transformar seu show num evento online animado.


FBEvents Guide

1 Comentário

Comente

Seus email não será publicado.