O segredinho que poucos conhecem para conseguir marcar muitos shows

Não existe um segredo para ter sucesso na música. Mas há uns segredinhos que podem dar uma mão, e a gente compartilha uma técnica provada e aprovada de como conseguir mais shows. Vem saber o que é.

O segredinho que poucos conhecem para conseguir marcar muitos showsPor Craig Kelley

O segredo para fazer mais (e melhores) shows.

Você se lembra da primeira vez que pegou um instrumento musical na mão? E a primeira música que aprendeu a tocar ou a cantar? No meu caso, uma das lembranças prediletas da minha vida profissional foi meu primeiro show.

Meu primeiro show foi quando eu estava no primeiro colegial. Toquei num bar. Era uma competição de bandas, e só tinha uma porção de hóspedes do hotel na plateia. Minha banda de rock pesado tocava muito mal. A gente não mandava bem na guitarra e o vocalista precisava de umas aulinhas. Minha banda acabou perdendo a competição para outra banda que merecia ganhar.

Mas mesmo com uma plateia pequena e esquisita e minha banda mandando mal, eu não conseguia deixar de sentir uma coisa gostosa por ter feito um show.

Dois anos de muito ensaio depois, minha banda participou de um concurso na minha escola. Era um público completamente diferente, e a experiência foi outra. Havia uns 600 alunos loucos para ouvir guitarras pesadas e berros, acompanhados por solos de bateria. A gente abriu nosso show com um single dos Guns N’ Roses, “Sweet Child ‘O Mine.” Depois vieram nos avisar que o campus inteiro conseguiu ouvir a gente tocando. O auditório foi à loucura e os professores ficaram assustadíssimos. Foi incrível, e eu nunca vou esquecer. Pediram que a gente diminuísse o volume algumas vezes durante nosso show de uma hora, mas a gente desobedeceu e conseguiu terminar nosso set list antes que tirassem os amplificadores da tomada.

Isso foi o primeiro momento. Eu AMEI a sensação. E, para um músico, não dá pra ser melhor do que isso. Infelizmente, shows não aparecem o tempo todo.

Demorou alguns anos para eu começar a fazer outros shows tão animados. E, desde então, eu consegui me apresentar com artistas que tinham ganho um Grammy. Mas quer saber um segredo?

Nenhum desses shows teria rolado se eu não tivesse feito uma coisa: follow up.

Se você quer marcar um show, você precisa fazer follow up.

Fazer “follow up” significa correr atrás das pessoas para quem você ofereceu algo. Perguntar sem parar se elas vão querer seu show, até ouvir um “sim” ou um “não”.

Você pode mandar e-mails ou ligar para as pessoas. Mas, tendo falado com centenas de casas de show na vida, posso dizer que as pessoas não querem que você ligue, a não ser que peçam com todas as palavras que você ligue. Todo mundo está muito ocupado trabalhando.

Casas de show também não querem que você fique amolando elas o tempo todo. Em outras palavras, eles são como todas as pessoas do mundo. Eles odeiam spam no email e mensagens de voz irritantes. Eles não querem ser incomodados. Imagina alguém te mandando uma mensagem todo dia. Você se disporia a falar com essa pessoa?

Mas, se você fizer o contrário e entrar em contato no momento certo e de uma maneira amigável para fazer follow up, é provável que a casa de shows ou o diretor de programação queira entrar em contato com você;

Eis o melhor jeito de fazer follow up e conquistar um show.

As 4 dicas do Follow Up

  1. Faça follow up por e-mail, a não ser que a casa de shows tenha pedido para você ligar.
  2. Faça follow up uma vez por semana. Nem mais, nem menos.
  3. Seja bacana. Coloque-se no lugar da outra pessoa (você não é a única pessoa pedindo para marcar um show).
  4. Só faça perguntas importantes. Se puder, faça uma pergunta por mensagem.

Não importa se você quer marcar um show, assinar um contrato com uma gravadora ou conseguir que um blog escreva sobre sua música — você tem de fazer follow up.

A vida de todo mundo é atarefada, as pessoas se esquecem das coisas e e-mails se perdem na caixa de entrada. Ao fazer follow up, você pode evitar que suas grandes oportunidades da vida escorram pelas mãos.


Comente

Seus email não será publicado.