O que fazer antes de lançar suas músicas

O lançamento é o fim: coisas simples que você precisa fazer antes de botar sua música no mundo

O que fazer antes de lançar suas músicas

Por Greg Majewski

Você é um artista independente que acabou de gravar uma música nova. Está pronto ou pronta para mandar esse novo som para o mundo, mas não sabe o que esperar do admirável mundo novo da distribuição digital. Por onde começar? Do que você precisa?

A CD Baby está aqui para te ajudar. Você pode ser um artista que está lançando música pela primeira vez ou um veterano que está voltando à ativa depois de anos afastado, nosso guia do que fazer com sua música antes do lançamento vai te ajudar de qualquer forma. Leia este post, com dicas práticas, e faça uma cópia do infográfico, e o tenha na mão sempre que precisar refrescar a cuca!

 

8 Coisas Para Saber Sobre o Envio de Músicas Para o Spotify Usar nas suas Playlists

Algumas coisas a se levar em conta antes de começar a enviar sua música para as plataformas:

  • Lance um single ANTES. Para poder pedir a verificação dos seus perfis no Spotify e na Apple Music, e usar as ferramentas de divulgação e de dados que eles oferecem ANTES de lançar seu próximo single ou álbum.
  • Dê um Google no seu nome artístico, ou no nome da sua banda. Se houver outros artistas usando o mesmo nome, é o caso de pensar em trocar de nome artístico antes de seguir em frente. É muito mais fácil fazer isso antes de lançar qualquer música, do que ter que fazer uma mudança de marca mais para frente, depois de lançar uns álbuns.
  • Não vá anunciar sua música antes de poder dar aos fãs um jeito de se engajar com essa música. Use o Show.co para criar uma ação de “pre-save” no Spotify.
  • Reserve tempo suficiente. 30 dias antes do lançamento está bom –mas 45 dias de antecedência é o ideal.

Do que você vai precisar

  • Os nomes do artista principal e dos artistas que fazem participações – O artista ou banda principal vai ser você e quaisquer outros artistas que você quiser creditar como os principais da música. Isso significa que, se você colocar alguém como artista primário junto com você, a música vai ser dos dois. Os artistas que fazem participações (ou feats) é um convidado ou uma convidada que participa de algumas músicas. Artistas convidados aparecem depois do nome da música, com a palavra “feat.” antes do seu nome.
  • Áudio – Seus arquivos master devem ser enviados em formato WAV, nos padrões do mercado: 16 bits, 44.1 khz.
  • Padrões para a arte da capa do seu álbum, EP ou single:
    • 3000 x 3000 pixels
    • Formato JPG, JPEG, PNG ou GIF (em 300 dpi)
    • Esquema de cor RGB
  • Categoria da composição – Original (uma música sua ou de outro compositor), em Domínio Público ou cover.
  • Informações das faixas – O número de faixas que serão enviadas e seus nomes, mais as informações do(s) compositor(es). Se for um cover, você também vai ter que comprar uma licença mecânica pelo uso da música. A gente recomenda usar os serviços da Easy Song Licensing para isso. Depois que você tiver comprado a licença para fazer qualquer cover, é só colocar as informações do compositor ou compositora da música e de quem administra os direitos editoriais dela, na página Track Information (informação sobre a faixa).
  • Data de lançamento – Se você tiver uma data de lançamento futura, sua música só estará disponível nesta data!
  • UPC & ISRCs – UPCs são atribuídos a cada lançamento para rastrear suas vendas. Você pode fornecer seu próprio UPC ou comprar um de nós! Os ISRCs são códigos exclusivos atribuídos a cada faixa para acompanhar as vendas de músicas e transmissões individuais. Atribuímos ISRCs gratuitamente, mas para nossos artistas no Brasil, aconselhamos fortemente que o ISRC seja previamente criado com a sua entidade de registro, pela dificuldade que existe no registro dos ISRC’s criados por terceiros. Vale destacar que o nossos códigos são válidos! mas o sistema utilizado por estas entidades no Brasil é diferente, por isso a dificuldade.

O Que Você Vai Fazer

  • Criar um perfil e uma conta na CD Baby – Se você já tem uma, é só fazer o login.
  • No Painel de Controle, clique em “adicionar novo título” para começar o processo de envio.
  • Preencha suas informações – Você não tem que preencher todas as informações de uma só vez! A cada página que você preencher e clicar em “Salvar e continuar” suas informações estarão salvas. Você pode fazer log out e retomar esse processo depois, exatamente do ponto em que parou.
  • Faça o check out – Pague pela inscrição nova, e compre um código UPC para ela, se ainda não tiver um.

Processamento

  • A gente vai codificar seu áudio e a arte de capa – Isso leva um dia ou dois.
  • A gente vai fazer uma inspeção manual do seu envio – Leva de 2 a 5 dias úteis para que nossos inspetores consigam analisar a música que você enviou. Se a gente encontrar qualquer coisa que descumpra as regras dos nossos parceiros, vamos te mandar um e-mail avisando. Se tudo estiver de acordo, você vai receber uma confirmação de que sua música foi aprovada e está finalizada.
  • Certifique-se de que as informações estão certinhas –Depois que seu envio for finalizado, você NÃO vai poder fazer modificações. Confira todas as informações três vezes, para ver se está tudo em ordem! Se você precisar fazer qualquer modificação depois de clicar em Submit for Distribution (Enviar para distribuição), é só entrar em contato com a gente aqui.

Entrega Digital

Depois da aprovação, a gente vai entregar sua música para todas as plataformas digitais da sua escolha. Enquanto fazemos isso, você pode:

  • Criar uma ação de “pre-save” no Spotify – Estreie sua conta gratuita na Show.co e faça uma campanha de “pre-save” para os seus fãs receberem sua música assim que ela for lançada em playlists do Spotify (para isso, você vai precisar do código UPC).
  • Ache o seu lançamento – Depois que seus hits estiverem no ar, vá a cada uma das grandes plataformas digitais e os encontre lá. (Clique aqui para ver a lista completa dos nossos parceiros.) E faça uma lista com todos os links e URLs deles, porque agora é hora de…

Contar pra Todo Mundo!

Parabéns, sua música foi distribuída! Mas e agora?

  • Conquiste seguidores no Spotify
  • Aumente seu mailing
  • Faça a estreia de um vídeo no YouTube

E muito mais!

Com a Show.co, mais nossas empresas parceiras, você tem as ferramentas de que necessita para que sua música seja ouvida. Vá até o seu painel na CD Baby, e clique em Tools & Promotion (ferramentas & promoção)  para começar agora mesmo!

Veja o nosso Independent Musician’s Guide to Digital Distribution, o guia de distribuição digital para músicos independentes, para saber por que, como e quando distribuir seu som com nossos parceiros digitais.


Distribua sua música 
com a CD Baby!

1 Comentário

  1. leoduarteoficial@gmail.com'
    by Leonardo Duarte on dezembro 6, 2019  14:45 Responder

    LEGAL https://musicabr.com.br/site-mostra-a-musica-mais-tocada-no-dia-em-que-voce-nasceu/

Comente

Seus email não será publicado.