O que é preciso para lançar um videoclipe de sucesso?

Uma lista de coisas que você pode fazer para ajudar seu vídeo a alcançar todo seu potencial de viralização. Vem cá ver!

O que é preciso para lançar um videoclipe de sucesso?Dave Kusek

Não há uma equação matemática para criar um vídeo viral – a própria natureza do conteúdo viral é que ele está fora do seu controle – mas pelo menos há práticas recomendáveis para usar em todos os vídeos que você lança.

Vídeos virais parecem vir do nada e revelar um retrato de sucesso da noite para o dia. Mas o que é preciso fazer de verdade para ter esse tipo de exposição?

A natureza dos vídeos virais é misteriosa, mas há práticas que você pode adotar em todos os vídeos que lança. Mesmo que eles não “viralizem” , essas dicas podem ao menos te ajudar a ganhar mais exposição.

Eu uso o sucesso do vídeo Back to the 90s como exemplo para ilustrar essas dicas. Jensen Reed, membro do New Artist Model, criou, junto com Ben Giroux, um vídeo matador, e o jeito como ele foi lançado pode nos ensinar algumas coisas.

O poder exponencial de um compartilhamento

Eu quero começar dizendo que não há uma fórmula matemática para fazer um vídeo viral. Na verdade, isso está fora do seu controle. Não tem muito a ver com a quantidade de dinheiro que você investe em divulgação; ou todos os artistas de grandes gravadoras teriam vídeos virais.

Então o que faz um vídeo viral? Em suma: capacidade de ser compartilhado. O que importa é quantas pessoas compartilham o vídeo online e em redes sociais.

Pense nisso dessa maneira: você compartilha um vídeo com seus 5.000 amigos. Seu alcance é de 5.000 pessoas. Mas a cada vez que um fã compartilha esse vídeo, ele aparece para outros amigos, e depois os amigos dos amigos desses amigos, o que resulta num alcance exponencialmente maior..

Tendo isso em mente, sua primeira meta deveria ser conseguir que seus fãs compartilhem e, por afinidade natural, as pessoas só compartilham aquilo com que elas se identificam. Talvez seja por nostalgia,  ou porque é engraçado, ou porque conversa com alguma emoção interna deles – uma idéia em escala maior que muitas pessoas conseguem entender.

O sucesso de Ben Giroux e Jensen Reed com o clipe Back to the 90s, que teve mais de 30 milhões de views no Facebook na primeira semana é um ótimo exemplo. A música usa a nostalgia dos anos 1990 tanto na letra quanto na estética, e assim se conecta com a geração que viveu essa década. Há um grupo imenso de pessoas que sentem saudades dos anos 1990, então o vídeo se espalhou que nem coqueluche.

Construa competências

O primeiro vídeo que você lançar provavelmente não vai viralizar. A qualidade de produção tem peso na hora de um vídeo virar viral ou não, e isso leva um tempo.

Na verdade, Jensen Reed lançou 16 videoclipes antes de ter sucesso com Back to the 90s. E, o mais importante, é que com esses vídeos ele foi ficando mais competente em edição, o que permitiu que ele editasse Back to the 90s sozinho.

Faça Parcerias

Sempre que você quiser lançar um vídeo ou uma música com sucesso, fazer parcerias pode ser um jeito de ganhar força.

Conseguir ter mais mentes criativas envolvidas no seu projeto pode transformar o produto final numa coisa muito mais incrível. Haverá mais ideias boas na mesa que você não teria sozinho.

Além do que, você vai conseguir aproveitar o ponto forte de cada pessoal envolvida. Você não pode ser o melhor em tudo, então se você conseguir atrair pessoas que tenham mais experiência de filmagem, de edição, de figurino ou de atuação, vai acabar com um vídeo melhor.

Mas, o mais importante dessa história toda: quando for hora do lançamento, seus parceiros vão estar dispostos a compartilhar o vídeo com o público deles e isso significa que você vai já sair atingindo mais gente!

Pense nisso: se você compartilhar o vídeo, pode alcançar 5.000 amigos e fãs. Mas, se o roteirista, o diretor de fotografia, o designer de set e o caro dos efeitos especiais também compartilharem no dia do lançamento, você já atinge 15.000 pessoas!

Ben e Jensen foram um passo além e fizeram uma festa de lançamento na noite de estréia. Eles passaram o vídeo e pediram que todo mundo ali compartilhasse, para que a coisa fluísse.

Mesmo que você não tenha uma equipe de produção para fazer uma festa, você pode fazer uma festa de lançamento para alguns fãs. Faça dela um evento exclusivo para as pessoas do seu mailing, dê a eles uma sessão exclusiva e tenha nas mãos esse poder.

Esteja preparado para a atenção

Esse talvez seja o ponto mais importante deste post. Um vídeo viral não vai te ajudar muito se você não souber como se aproveitar da atenção que vai ganhar.

Você quer conquistar o maior número de novos espectadores, e conseguir se conectar com eles. Pode ser se inscrevendo no seu mailing ou curtindo suas páginas nas redes socais, comprando sua música ou só falando de você. Precisa ser fácil ir mais a fundo na sua carreira. Desse jeito, você vai conseguir entrar em contato com eles e surfar na onda do seu sucesso.

O primeiro passo para isso é garantir que todos os links nas suas redes sociais estão atualizados. Coloque em todo lugar o link para o seu site, sua loja e o lugar para entrar no seu mailing.

No YouTube, coloque todos os links na caixa de descrição do seu vídeo, inclusive o do seu site, de outros canais sociais, da inscrição no mailing e um lugar onde o ouvinte possa comprar a música daquele videoclipe.

No Facebook, tenha um link que leve para o seu site e coloque na sua foto de perfil alguma call to action (um pedido para que seu público faça algo).

Tanto para YouTube como para Facebook, é bom que você filme um agradecimento para colocar após o vídeo, agradecendo as pessoas por terem visto e as direcionando para os próximos passos. Você pode usar uma  “End Screen”, ou tela de encerramento do YouTube para fazer isso.

A coisa pode ser tão simples quanto você dizendo “Obrigado por assistir. Espero que tenha curtido, tem um link para você comprar esse som abaixo. A gente também já fez outros vídeos que podem te interessar. Clique no vídeo da tela e confira.”


Dave Kusek é o criador da Berklee Online. A escola online é uma plataforma para o ensino de estratégias práticas e técnicas de como se viver de música. Aprenda a criar um caminho único para sua carreira com as estratégias que estão funcionando para artistas independentes do mundo todo. Aprenda a pensar como empresário criar seu próprio plano e a viver da sua música. A New Artist Model oferece treinamento no nível de faculdade, por um preço muito menor do que as mensalidades da universidade. Os programas custam a partir de US$ 29 por mês. Para saber mais sobre a New Artist Model visite http://newartistmodel.com.


Comente

Seus email não será publicado.