O que é administração autoral da sua música, e por que você precisa dela?

Não dá pra dar conta de tudo sozinho, e você merece alguém para administrar sua carreira (ou pelo menos parte dela). Conheça a administração autoral da sua música, e o que ela pode fazer por sua carreira.

O que é administração autoral da sua música, e por que você precisa dela?Por CD Baby

O que é a CD Baby Pro?

Tá aqui a resposta curta:

A CD Baby Pro Publishing é a combinação da distribuição global das suas músicas com a administração dos seus direitos autorais sobre as composições do seu álbum ou single — e está disponível para artistas de dezenas de países e de territórios ao redor do mundo.

O que é Administração Autoral?

É o processo de arrecadar todos os direitos a que uma composição tem direito, além de fazer a contabilidade (e o pagamento desses direitos) para o compositor ou editor dessa obra musical.

Qual é a diferença entre uma Editora e a Administradora Autoral?

A editora é a cessionária dos direitos autorais de uma composição e controla os direitos autorais das obras musicais por ela controladas repassando parte dos direitos autorais aos compositores. Se a obra não foi editada com alguma editora musical o compositor retém todos os direitos autorais, mas deverá tomar todas as providências para arrecadar todos os seus direitos sozinho, o que na prática é uma tarefa muito difícil. Uma administradora autoral é uma empresa especializada em arrecadar os direitos autorais que presta ao compositor serviços semelhantes aos da editora, para arrecadação de direitos junto às plataformas digitais (direitos fonomecânicos digitais) e também os direitos autorais de execução pública decorrentes de musicas executadas  em radio, TV, shows e demais formas de execução pública.. A diferença entre os serviços de uma editora e uma administradora reside no fato de que a administradora não é uma cessionária da direitos e não detém qualquer titularidade pela composição que permanecem com o autor. A administradora autoral também não atua na área de sincronização ou licenciamento da obra, tais atividades e direitos permanecem com o autor que fica livre para negociar tais direitos com aqueles que queiram sincronizar ou licenciar sua composição.

Eu escrevo as minhas próprias canções e as distribuo com a CD Baby, isso não basta para receber tudo a que eu tenho direito?

Se sua música está sendo vendida, tocada em “streaming” ou tocada globalmente, apenas a distribuição não vai garantir que você receba todo dinheiro a que tem direito. Sem ter uma estratégia de recolhimento de direitos autorais sobre a obra musical você está provavelmente deixando de ganhar dinheiro.

Para incluir isso no jogo, você precisa trabalhar com sociedades de gestão coletiva de direitos autorais de execução pública e uma editora ou administradora autoral. Uma administradora autoral desempenha o papel de “distribuidora” e “administradora do trabalho dessas sociedades de gestão coletiva de direitos autorais, para ter certeza que suas composições estão devidamente registradas e os direitos estão sendo arrecadados em qualquer lugar do mundo em que essa música esteja sendo tocada ou vendida.

Então, com a CD Baby Pro Publishing, nós vamos “distribuir” e administrar sua obra musical de dois jeitos:

  1. A gravação da sua música será distribuída para lojas e plataformas de streaming que vão te pagar pelo uso.
  2. Suas composições (que estão atreladas a essas músicas) estarão registradas em Sociedades de gestão coletiva de direitos autorais que vão pagar direitos de execução pública e a administradora autoral arrecadará os direitos fonomecânicos digitais quando sua música for vendida, tocada em “streaming”.

Assim como as gravações têm um sistema global complexo para arrecadar esse dinheiro, o dinheiro da composição (direito autoral dos compositores) também é calculado e pago através de uma complexa rede de acordos de licenciamento. Esses acordos existem entre as sociedades de gestão coletiva de direitos autorais, editoras e administradoras com casas de show, redes de TV e rádios e também plataformas digitais, para se certificar de que compositores e editoras são pagos de acordo com as, execuções e reproduções das composições que são indissociáveis das gravações da música. Sociedades de gestão coletiva de direitos autoraiscomo ABRAMUS, UBC, Socinpro entre outras no Brasil cobrem uma porção do mercado mundial, mas não tudo (veja abaixo).

Se você contratou seus direitos autorais uma editora musical, ela ficaria com a responsabilidade de cadastrar sua obra nesse sistema de arrecadação. Serviços de administração como a CD Baby Pro Publishing oferecem serviços semelhantes aos de uma editora com administração global a qualquer pessoa, sob demanda.

Inscrever uma música na CD Baby Pro significa que a CD Baby vira dona dos direitos autorais?

Não. Como administradores da sua obra musical (composição), a gente não fica com nada dos seus direitos autorais. Nós cobramos uma taxa de 15% de qualquer valor que arrecadamos para você. O contrato dura 1 ano, e depois disso você pode renová-lo sem custo adicional, ou optar por administrar os direitos autorais você mesmo, ou contratar uma outra editora musical.

Não parece que eu tenho muito dinheiro pra arrecadar por aí. Por que eu tenho de registrar minha música mesmo assim?

A resposta se reduz a um simples fato: qualquer dinheiro que estiver por aí É O SEU dinheiro.

Seus direitos autorais são sua propriedade. Uma anuidade que pode te garantir dinheiro para o resto da vida. O crescimento contínuo de streaming nos anos vindouros significa que sua música está a só um clique de distância de qualquer novo fã. Ter acesso a um público e garantir que sua música esteja inscrita em todas as fontes de renda possíveis nunca foi mais simples ou mais barato. Se sua música está arrecadando dinheiro, você tem que ter acesso a esse dinheiro.

Inscreva-se para ter administração dos seus direitos autorais com a CD Baby Pro Publishing hoje mesmo!


 Guia do edição musical

PT-SOMOS-HANA-
DigDistro

 

6 Comentários

  1. Marcelobraga57@gmail.com'
    by Marcelo braga on agosto 25, 2017  08:59 Responder

    Olá gostaria de saber, GRAVEI UM DISCO AO VIVO SÓ DE MUSICAS DE OUTROS COMPOSITORES OU MELHOR MUSICAS DE SUCESSO DO DIA A DIA COMO HENRIQUE E JULIANO WESLEY SAFADAO ETC, e gostaria de colocar nas platadormas digitais, como faço pra liberar essas musicas e assim colocar nas plataformas ?

    • by Paula Humphries on novembro 6, 2017  16:54 Responder

      Olá Marcelo! Você precisa adquirir licenças para poder distribuir essas músicas covers nas plataformas digitais, e dependendo do que mais for fazer com elas (gravar CDs, tocá-las em shows ao vivo, etc.) vai precisar também entrar em contato com a editora no Brasil e obter permissão de uso com eles. Temos mais informações sobre esse processo em nossa Central de Ajuda: https://support.cdbaby.com/hc/pt-br/categories /200347909 Obrigada pelo comentário

  2. mattadeangical@uol.com.br'
    by João Nunes da Matta Filho on agosto 25, 2017  22:27 Responder

    Espero adquirir e explorar os conhecimentos oferecidos pela CD BABY

  3. Pingback : Como a CD Baby Recolhe Direitos de Obras Musicais do Spotify [INFOGRÁFICO] - SomosMúsica

  4. arthur.cruvinel@gmail.com'
    by Arthur on março 21, 2019  16:55 Responder

    Olá, tenho dúvidas sobre publishing.

    A CD baby publishing também arrecada os direitos de sincronização em TV e digital? Faz parte da ubem?

    E sincronização fora do país? Como é arrecadado?

    • erikap@cdbaby.com'
      by Erika Parr on março 27, 2019  11:25 Responder

      Boa tarde, Arthur! Agradecemos sua visita e interesse. :)
      A UBEM é uma entidade Brasileira. A Cd Baby ainda possui base internacional.
      Igualmente, encontre mais informações sobre nosso programa de sincronização aqui

Comente

Seus email não será publicado.