O que é a edição de obras musicais?

Tem uma fonte de renda que pode te ajudar a ganhar uma graninha: conheça a edição de obras musicais e os ganhos que ela pode te trazer. No SomosMúsica…

publishing2-1

Por Chris Robley

Como um artista independente pode ganhar dinheiro com edição musical

“A edição de obras musicais é a titularidade e a exploração de músicas sob a forma de direitos autorais.” – Randall Wixen, The Plain and Simple Guide to Music Publishing (O guia simples e fácil sobre edição musical)

Se você compôs uma música você detém os direitos autorais dessa obra musical — e você decide como e onde esses direitos autorais serão explorados.

Na maioria dos aspectos da vida, “exploração” tende a ser uma coisa ruim. Mas no mercado fonográfico, a exploração de direitos autorais é uma coisa muito, mas muito boa!

“Explorar um direito autoral musical” significa que o titular de uma composição (letra e ou música) está utilizando essa obra musical para gerar receita de algumas formas. Elas são:

Fato Divertido: Por falar em partitura, foi exatamente assim que esse negócio começou a ser chamado de “edição de música” — porque antes do advento das gravações e do rádio, a edição de partituras, tal como a edição de livros e textos, era um dos principais jeitos de ganhar dinheiro com música.

Então eu repito: edição de obra musical é ganhar dinheiro com a composição em si, e se diferencia dos direitos sobre gravação dessa música (master ou matriz), a edição trata da composição independentemente de ela ter sido gravada ou interpretada por alguém, basta que tenha sido criada pelo compositor.

A CD Baby te ajuda a arrecadar todos os direitos autorais que você tem direito

Se você contribuiu no processo de composição de uma música, você tem direito a receber direitos autorais todas as vezes que suas músicas forem tocadas, vendidas, baixadas, reproduzidas em streaming em sites como Spotify ou Apple Music, tocadas em rádios (inclusive em rádios por satélite ou rádios de internet, como a Pandora), usadas em filmes/TV/Comerciais/games ou tocadas ao vivo numa casa de show.

Inscreva-se no CD Baby Pro Publishing e receba:

  • Todos os direitos fonomecânicos digitais de Spotify, Apple Music e outros sites de streaming. Eles são gerados a cada vez que uma música é tocada.
  • Todos os direitos fonomecânicos digitais internacionais do iTunes. Eles são gerados a cada venda/download.
  • Os direitos autorais pagos pelo YouTube no mundo todo.
  • Centenas de outras fontes de rendas para compositores e editores, arrecadadas ao redor do mundo.

Com o CD Baby Pro — disponível em países e territórios no mundo todo — você estará pronto para receber os direitos autorais que te pertencem.


Guia do edição musical

Ganhe Dinheiro Guide

 

 

 

Comente

Seus email não será publicado.