Não fique doente na estrada: cinco coisas para sempre levar na mala da turnê

Fazer turnê é a coisa mais legal do mundo. Até sua imunidade cair e você ficar três meses gripados. Um músico que já viajou muito tocando conta quais são os cinco itens simples que carrega na mala, e que salvam sua saúde.

Não fique doente na estrada: cinco coisas para sempre levar na mala da turnê

Por Chris Robley

Fazer turnê é um obstáculo para a boa saúde. Eis como ficar saudável na estrada

Eu fazia muita turnê. Hoje em dia, viajo muito para conferências de música.

São coisas parecidas. As duas passam por dias cheios, ficar até tarde trabalhando, conhecer muita gente nova e um pouquinho de festa. É uma receita certa para ficar doente, se você não se cuidar.

Eu geralmente levo comigo uma porção de coisas que me ajudam a permanecer saudável. Mas eu esqueci de levá-los à última conferência em que estive, e voltei para casa com um resfriadão. Acho que esperei demais do meu sistema imunológico. Nunca mais!

5 coisas simples que vão evitar que você fique doente durante turnê

Esses itens  me ajudaram a ficar (meio) saudável durante as minhas turnês do passado, e cabem todos numa mochila, então não tem desculpa para não levá-los, a não ser que você precise de todo espaço possível para levar CDs ou produtos da sua banda:

1. Um umidificador portátil

Você nunca sabe como quartos de hotel, casas de show ou mesmo cidades vão ser secos. E o ar seco pode ser um desastre para sinusite e para sua voz. Então, antes de ir dormir à noite, pegue o seu umidificador, do tamanho do seu punho, e coloque do lado da sua cama, ou do seu saco de dormir.

Alguns umidificadores são tão pequenos que você pode guardá-los dentro de uma garrafa de água, que vai servir como fonte de água para eles funcionarem.

2. Gel de ar salino

Eu não tenho provas científicas para afirmar isso, então é uma anedota  — mas quando eu pego um avião usando Ayr, um gel salino, nunca fico doente. O mesmo vale para quando estou em meio a muita gente no auge do inverno, quando todos estão gripados. Eu coloco um pouco de gel salino nas narinas (e, pelo menos na minha teoria) isso evita que meus sinos faciais ressequem e também se forma uma camada contra germes. Quando você encontrar um banheiro, lave o nariz e aplique mais gel.

Note que: gel salino não é spray de nariz. Não é feito de água, é um gel. Outro bom uso para Ayr é se você não tem o primeiro item dessa lista, um umidificador, pode colocar um pouco de gel salino no nariz antes de dormir para ficar umidificado.

3. LÄRABARs

Turnês e conferências trazem as duas horários loucos, um compromisso costurado no outro, conversas inesperadas e muito pouco tempo para refeições. Isso te deixa morrendo de fome, e você acaba comendo porcarias como Taco Bell quando tem cinco minutos para comer

LÄRABARs, ou outras barras de cereais, são ótimas para viajar, porque têm ingredientes saudáveis, um monte de proteína e são pequenas. Então, se você não tem tempo nenhum para sentar e comer entre o momento que você acorda e as oito da noite, como acontece, pode comer várias barrinhas até ter tempo para se sentar e comer direito, sem cair na arapuca da fast food..

4. Tênis de corrida

Tênis de corrida. Pisantes. Sneakers.

Sim, você vai ficar muito mais estiloso com suas botas de cowboy ou com sapatilhas, mas se tiver uma tarde livre em San Francisco, não vai ser muito mais fácil fazer aquele passeio gostoso pelo Golden Gate Park se você estiver com tênis de corrida confortáveis nos pés (ou botas de fazer trilha)?

É mais provável que você use a academia do hotel se tiver as roupas certas na mala: shorts, camiseta e tênis de corrida. Então carregue-os com você. Fazer exercícios durante a turnê é importante, tanto pelos benefícios que o esporte traz quanto ser algo a mais para fazer com seu tempo livre, não só beber.

5. Uma boa garrafa d’água

Muitos hotéis estão virando ecologicamente corretos, e deixando de oferecer garrafas plásticas. Muitas lojas de conveniência de postos de gasolina cobram R$ 10 por uma garrafa d’água. Esse contexto vai facilitar que você só beba cerveja, café e refrigerante às três da manhã.

Então leve a sua própria garrafa d’água, sem BPA, o composto químico que é usado em algumas garrafas e que você não quer dentro do seu corpo. Encha a garrafa. Beba. Repita.

Item bônus: tampão de ouvido. O quê? TAMPÃO DE OUVIDO!

Eles são pequenos. Eles são importantes, porque seus ouvidos são importantes. E seu sono é importante. Você pode usar tampões de ouvido tanto em um show com som alto quanto ao lado de alguém que ronque muito à noite. Se forem feitos sob medida, com o formato do seu ouvido, melhor ainda.

Não tem tampões de ouvido? Faça bolinhas de papel higiênico, lenços ou guardanapos e enfie na orelha. Pode parecer esquisito, mas é melhor do que perder a sua capacidade auditiva. Eu sempre faço isso quando estou num show e esqueço meus tampões. É só fazer uma varinha de papel e meter bala.

Então — essas são as cinco coisas que eu considero muito úteis para manter a saúde durante turnês. O que você leva? Eu adoraria ouvir seus conselhos na seção de comentários


Distribua sua música com a CD Baby!

Comente

Seus email não será publicado.