“Meu público no Spotify aumentou em 33% em uma semana com o Show.co”

Se você não está onde seu povo está, o seu palco é o Spotify e outras plataformas: uma cantora que mora isolada no Alasca conta como aumentou em 33% seu número de seguidores em uma semana. Veja aqui!

Como ganhar seguidores no Spotify com ferramentas espertas de marketing online

Se você mora num lugar distante, o marketing online é ainda mais essencial.

Este post foi escrito pela compositora Emily Anderson, que mora no Alasca.

Eu sou uma musicista independente que toca folk/pop e mora em Fairbanks, no Alasca. Não, eu não moro num iglu e não ia montada num lobo para a escola. Mas eu gosto de brincar que o mosquito é o pássaro oficial do meu Estado. (E nem é. É um pássaro que chama ptarmigan. Mas tem uma cidade no Alasca que chama Chicken, ou Galinha, porque os mineradores que vieram para cá não sabiam como escrever ptarmigan.)

Ainda que nem todos os esteriótipos sobre o Alasca sejam verdade, os artistas daqui têm de lidar, sim, com o isolamento e a falta de outras pessoas. A população é pequena e espalhada, o que dificulta para a gente ser visto ou ouvido sem ter de se deslocar e gastar com a viagem. Por exemplo, a cidade mais próxima da minha casa fica a 6 horas de carro de distância, ou um voo que custa entre US$ 150 e US$ 200, e só de ida.

Eu recentemente deixei todos os meus outros trabalhos para viver só de música, o que é uma mudança de vida ao mesmo tempo muito animadora e que me deixa ansiosa. Eu percebi que precisava melhorar os meus negócios, e resgatei as metas que havia deixado de lado porque o Alasca fica uns 5 ou 10 anos atrás do resto dos EUA. Quando eu descobri que a CD Baby e a Show.co poderiam me ajudar, fiquei a fim de tentar

Começar uma ação de marketing online com a  Show.co para ganhar mais seguidores no Spotify.

Eu comecei esse experimento com 110 seguidores no Spotify, e minha meta era aumentar essa cifra em 100%, um objetivo ambicioso, eu reconheço. Eu decidi usar minha primeira página no Show.co para incentivar as pessoas a me seguirem no Spotify ou se inscreverem no meu mailing. Minha lista de e-mails começou com 73 pessoas.

Foi bem fácil montar minha ação de marketing. Fiz login na minha conta na CD Baby, rolei a página até achar “Featured Tools” (ferramentas disponíveis) e escolhi “Free Marketing Tools with Show.co” (ferramentas de marketing gratuitas da Show.Co)

“Meu público no Spotify aumentou em 33% em uma semana com o Show.co”

Um passo a passo me ajudou a montar minha página na CD Baby e a ajudar a escolher os incentivos certos (leia este post, e se quiser ouça esse podcast em inglês antes de começar).

Demorou algumas tentativas para eu acertar a imagem de fundo da página e o texto que estaria na página. Olha o que eu bolei:

“Meu público no Spotify aumentou em 33% em uma semana com o Show.co”

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Eu guardei essas músicas para uma ocasião especial, e me dei conta de que elas seriam o melhor jeito de agradecer aos meus fãs. Tenha acesso de graça a essas músicas inéditas. Espero que goste.

Escolhendo o incentivo

Eu decidi que o meu incentivo seria um EP com três músicas que eu nunca tinha lançado. Fazia tempo que eu estava com essas versões demo, que eram muito boas, juntando poeira virtual no computador.

Minha meta para essa ação era incentivar quem já me conhecia a seguir meu perfil no Spotify, e deixar as pessoas que não me conheciam curiosas pelo menos para saber o que tinha na xícara que eu estava segurando na porta.

Eu não tinha certeza de como distribuir meu EP. Então eu perguntei para o pessoal da CD Baby o que eles me recomendavam. O funcionário disse que o melhor jeito era colocar um link na primeira página que desse um arquivo em zip para as pessoas me seguirem no Spotify ou entrarem no meu mailing. Eu procurei os plugins de WordPress que eu podia usar para facilitar o download do arquivo zipado. Depois de assistir a um tutorial de 2 minutos, eu estava pronto.

“Meu público no Spotify aumentou em 33% em uma semana com o Show.co”

Depois disso, eu fiz um teste para ver se minha ação funcionava, Eu conferi meu painel de controle da Show.co. Esse é o painel de controle das suas ferramentas de marketing.

À primeira vista, ele te permite ver quantas pessoas visitaram sua página, quantas aceitaram seu incentivo e qual é a taxa de conversão.

Antes de levar sua ação de marketing para o Facebook, eu mandei para uns amigos e pedi o feedback deles. O consenso é que ela estava com uma cara profissional, mas algumas pessoas tiveram dificuldade em fazer login no Spotify. Demorava muitos e muitos cliques para chegar lá, e se você não consegue lembrar da sua senha no Spotify, era duro. Algumas pessoas desistiram no meio, e só inseriram seu endereço de e-mail.

[Nota do editor: se a pessoa já fez login no Spotify, esse processo é bem rápido, não é necessário refazer o login.]

A importância de escolher o incentivo certo (ou o jeito certo de entregar o incentivo), e o que eu faria de diferente da próxima vez.

A outra questão com que me deparei foi o incentivo que ia oferecer.

Eu usei um plugin de criar um arquivo zipado no meu WordPress, para que as pessoas possam fazer download do meu EP secreto diretamente  do meu site. Isso funcionou muito bem para computadores, mas não smartphones. Eu coloquei um aviso na minha página, dizendo que mandaria por email um link, para que quem estivesse no celular poder fazer o download quando estivesse no computador. Eu achei que, deixando claro que eu sabia do problema, ia ser melhor do que ignorar isso. Se você vai montar uma ação de marketing com a Show.co, eu recomendo usar um incentivo que funcione tanto para o computador quanto para smartphones.

Propagandeando minha ação de marketing da Show.co no Facebook.

“Meu público no Spotify aumentou em 33% em uma semana com o Show.co”

Eu comecei a ação de divulgação no Facebook com dois anúncios, cada um com um orçamento diário de US$ 5, por 7 dias. Eu coloquei como meta um número de acessos e foquei em um nicho segmentado, de pessoas que já haviam interagido com a minha página nos últimos 365 dias, e outro com o recorte geográfico, de pessoas que moram em Fairbanks e em Anchorage com interesses em “música local”, “indie pop” e “feira orgânica” (você sabe, hippies).

Já no primeiro dia, houve um pico de seguidores novos no meu Spotify!

“Meu público no Spotify aumentou em 33% em uma semana com o Show.co”

Depois de uma semana fazendo minha ação de marketing no Facebook, eu estou com 147 seguidores no Spotify! Meu mailing também cresceu: ganhei 58 novos endereços de e-mail, o que para mim é MUITA coisa a essa altura do campeonato.

Eu mandei um e-mail de follow up para todos os novos inscritos e seguidores, agradecendo e mandando de novo o link para fazer o download. Eu recebi  feedbacks ótimos dos fãs sobre o meu EP Secreto, o que também foi ótimo de ouvir!

“Meu público no Spotify aumentou em 33% em uma semana com o Show.co”Ainda que eu não tenha atingido minha meta de 220 seguidores, eu estou muito feliz com os meus resultados. Eu aumentei o número de audiência do meu Spotify em 33% em uma semana!

Eu estou ansiosa por usar essas ferramentas para outros incentivos, e comparar os resultados. E, graças à CD Baby, eu vou continuar conseguindo fazer minha audiência crescer, mesmo morando na cidade mais remota dos EUA.

Se você é cliente da CD Baby, pode usar as ferramentas da Show.co DE GRAÇA. Fala login no seu painel de controle da CD Baby e clique em “Ferramentas de marketing gratuitas) para fazer sua conta na Show.co.


3 Comentários

  1. telma.aguiar64@gmail.com'
    by telma on agosto 14, 2018  14:43 Responder

    Muito bom!

    • by Paula on agosto 15, 2018  14:01 Responder

      Que bom que gostou! Obrigada pelo comentário, Telma! :D

  2. nuno.texas27@gmail.com'
    by Nuno Teixeira on agosto 19, 2018  08:40 Responder

    Excelente CD Baby, a vossa estratégia de marketing de conteúdo é muito boa. Irei iniciar um projecto músical em Portugal e graças a todo o conteúdo interessante que recebo vosso, não há qualquer dúvida sobre qual será a minha plataforma de distribuição.

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