Está pronto para lançar seu próximo projeto musical? Faça essas 4 coisas ANTES

Tem um projeto em mente?! CALMA. Segure a sua ansiedade antes de sair fazendo as coisas, e venha ver esse plano com 4 passos que a gente montou para você economizar, tempo, dinheiro e energia na hora de lançar um álbum, uma música ou dar um passo importante na sua carreira.

Está pronto para lançar seu próximo projeto musical? Faça essas 4 coisas ANTES

Por Dave Kusek

O jeito certo de se planejar para o seu próximo álbum, seu próximo single ou seu próximo vídeo.

É provável que você esteja trabalhando num grande projeto musical neste momento, certo? Pode ser uma coisa menor, como uma música, ou grandiosa como um videoclipe com uma equipe de 100 pessoas.

Não importa o tamanho do seu projeto, a grande questão é: “Como ir de uma ideia a um produto tangível que pode ser vendido?”

O primeiro passo é sempre fazer o planejamento, e é esse o tópico do dia. Eu sei que planejar pode ser um saco, se você está animadão e só quer lançar logo seu projeto. Mas se você reservar um tempo com antecedência, vai ter menos empecilhos e obstáculos mais para frente. E quem não quer um lançamento de sucesso, não é?

O que É um “Projeto”?

O que eu quero dizer quando falo de “projetos?” Um projeto pode ser algo óbvio, tipo criar e lançar um álbum. Mas também pode ser algo em uma escala diferente, tipo fazer o lançamento de um single ou um videoclipe caseiro.

O projeto pode ser algo tipo planejar e executar uma turnê regional ou uma vaquinha de crowdfunding. Ou talvez seu projeto seja montar um negócio –tipo uma empresa de produção ou um estúdio caseiro onde você vai vender seus serviços para músicos e bandas.

Tendo isso em mente, um “projeto” é um conjunto de tarefas que têm um começo e um fim definido.

Então “divulgar sua música” provavelmente não é um bom exemplo de projeto, já que é uma função contínua. Mas “criar um release” ou “fazer um site” são dois bons exemplos de projeto.

OK, agora que você sabe o que seu projeto pode ser, vamos ver algumas coisas que você precisa fazer para planejá-lo..

1. Qual é o grande intuito do seu projeto?

Resolva isso logo no começo. Muitos músicos fazem coisas só porque veem os outros fazendo.

Eles escrevem um release, mesmo que não tenham ninguém para mandar, só porque alguém disse que é importante. Ou eles criam uma página no Patreon só porque veem outros músicos se dando bem lá. Ou eles montam um canal no Twitch para transmitir vídeos em streaming, só porque parece ser a última moda.

Antes de se comprometer com um projeto grande, pergunte-se como ele vai ajudar sua carreira como um todo.

Toda vez que você decidir seguir em frente com um projeto, tem que fazer isso olhando para dentro, não colocando seu foco em fatores externos. Pense em como esse projeto vai beneficiar a sua carreira, ao invés de pensar em como beneficiou a carreira de outra pessoa.

Todo mundo tem metas diferentes. Então o caminho de cada pessoa será diferente. E isso significa que o que funcionou para outra pessoa pode não funcionar para você. Olhar as coisas de longe e decidir o que parece fazer mais sentido para a sua carreira vai poupar tempo e energia.

2. Quais são suas metas?

Agora que traçamos o panorama geral, vamos dar zoom e ver as metas do projeto em si. Na hora de estabelecer essas metas, a melhor coisa é criar objetivos específicos e possíveis.

É claro que, se você quer lançar um álbum, esta vai ser sua meta. Mas quando quer lançar? Quer um crescimento de quanto no seu mailing? Quer aparecer num blog, ou ter o álbum resenhado? Quantos álbuns em pré-venda quer conseguir vender? Quanto dinheiro quer gastar? Quanto dinheiro quer arrecadar? Quer lançar novos produtos junto com o álbum?

As metas não devem ser tiradas do nada.  Sempre que for possível, baseie suas metas em dados, experiências do passado: assim você estará se baseando em algo real e alcançável. Veja quanto dinheiro seu último álbum levantou para criar uma meta de arrecadação, por exemplo.

3. Faça um plano de ação

Agora o seu esforço vai ser destrinchar suas metas em tarefas menores, e dar um prazo para cada uma.

Eu acho que é mais fácil ter um plano de ação se você começar com um prazo para terminar, e traçar o plano de trás para frente. Então, por exemplo, se você quer anunciar uma turnê em maio, quando vai precisar começar a entrar em contato com as casas de show? A partir daí, você começa a marcar os passos necessários. Você precisa ter, por exemplo, um material de apresentação sobre você e seu som para apresentar para os lugares que quer tocar, o contato de todas as casas de show em uma planilha e rascunhos de e-mails para mandar para as casas de show..

Quando os produtos da sua banda precisam estar prontos, para que você consiga sair em turnê na data predileta? A partir daí, vá criando um cronograma do que precisa falar. Talvez você precise criar novos produtos, ou alimentar o estoque, ou testar a banquinha em que você vende seus produtos, e depois encaixotar tudo antes de pôr o pé na estrada.

4. Quando um projeto termina de verdade?

Isso pode parecer uma coisa óbvia, mas muito músico por aí coloca uma meta vaga para os seus projetos e acaba com perdido, ou confuso sobre o quanto eles estão perto da linha de chegada. É nesse momento que você teria de estar comemorando a conclusão do seu trabalho, mas em vez disso ele se transforma num momento de desespero.

Eu estou falando sobre isso porque nem todos os projetos têm um final bem definido. Se, por exemplo, sua meta é lançar um álbum, ela não termina quando as músicas chegam no iTunes. Depois disso você ainda precisa alinhar todas as ferramentas de divulgação e tentar aparecer na imprensa. Isso será uma grande tarefa de redes sociais e de email nas semanas ou nos meses depois do lançamento. Às vezes você ainda precisa fazer uns shows para divulgar o álbum, o que acaba sendo outro projeto.

Outro bom exemplo é uma ação de crowdfunding, que não termina depois que você alcança a meta de arrecadação.  Depois você ainda precisa coordenar a entrega de recompensas, antes de considerar o projeto terminado.

Espero que a partir de agora você tenha um entendimento maior de quão detalhada precisa ser a fase de planejamento de qualquer projeto musical. Eu sei que parece muita coisa, mas, confie em mim, você vai ser grato por ter tido tanta dedicação!


Distribua sua música com a CD Baby!

Comente

Seus email não será publicado.