Erros na capa do seu álbum que vão fazer os serviços de streaming remover seu som

Uma imagem vale mais que mil palavras, mas vale menos do que não ter sua música distribuída por plataformas de streaming. A gente te conta as regras de sites como Apple Music para a foto da capa do seu álbum ou single, pra você não ser banido.

Erros na capa do seu álbum que vão fazer os serviços de streaming remover seu som

Por  Chris Robley

Umas dicas de como fazer a arte de capa dos seus singles e álbuns.

Por que uma BOA arte de capa é tão importante.

É frequente que, antes de ouvir sua música, as pessoas vejam a imagem da capa. Ainda mais em plataformas digitais.

A arte de capa é o portão de entrada visual para sua música, e é a imagem que os ouvintes vão associar com o seu som, mesmo depois de ouvi-lo.

Mas, se sua capa for ruim ou confusa, os ouvintes em potencial nem vão chegar a dar o “play.”

Ou, pior ainda, se sua imagem de capa não cumprir as regras dos nossos parceiros digitais, os serviços de streaming e de download não vão nem disponibilizar sua música.

Desobedeça as regras na sua música. Obedeça na sua capa.

A regra mais básica é a seguinte: Todo single lançado tem de ter uma capa única, para que a pessoa que estiver vendo todas as suas músicas possa reconhecê-lo em um olhar

Aqui vão algumas das regras para capas de disco que você tem de seguir, se quiser estar nas plataformas digitais:

  • As informações não podem estar desencontradas. O texto da capa tem de ser exatamente o mesmo que você colocou na ficha de inscrição (nome do artista, nome do álbum ou do single, etc.). Se você colocou “Blueprints” como nome do álbum, não pode escrever “The Blueprint” na arte de capa.
  • Cuidado com abreviações do nome do artista ou da banda. Abreviar todos os nomes para uma sigla é permitido, mas abreviações parciais não são aceitas (por exemplo, sua banda pode ser UTI na capa do álbum, mas não Unidade de T. Intensivo”).
  • Não pode haver dados sobre a gravadora na arte de capa.
  • Não é preciso colocar classificação etária na capa, já que vai haver uma tag de “conteúdo explícito”, se for o caso, mas, se você fizer questão de colocar um aviso para maiores na sua capa, pelo menos uma das letras precisa ter conteúdo explícito.
  • Artistas convidados devem estar com as informações corretas. Se você anunciar na capa a participação especial de um artista, esse artista também deve ser citado na ficha de inscrição.
  • Não desrespeite regras de direitos autorais. Não use personagens, logomarcas ou produtos que tenham sido registrados por outras pessoas, empresas ou instituições. Coloque um adesivo em cima do logo da Red Bull, se for usar uma latinha. E, desculpa contar mas o logo da Wu Tang também é registrado.
  • Não use a frase “The Original”, ou “a música original”, se você for fazer um cover (dãããã).
  • NÃO USE a imagem de outro artista mesmo que você esteja fazendo um cover de uma música dele, ou ele tiver influenciado muito sua música.
  • Evite marcas d’água. Se você for usar uma imagem de bancos de imagem, PAGUE para fazer o download dessa foto sem marca d’água. E, não, se você der o truque e chamar seu álbum de “Getty Images”, isso não vai rolar.
  • Evite esticar a imagem para uma proporção que é diferente do aspecto original dela. Isso vai fazer com que ela fique borrada (e não de um jeito artístico), pixelada, com uma margem feia ou com algum outro defeito estético.
  • Evite estourar o tamanho de uma imagem. Como no caso acima, você vai acabar se ferrando. Por exemplo, pegar uma foto do Instagram e estourá-la para ficar com 3000×3000: sim, vai ficar ó, uma m…
  • NÃO coloque o seguinte:
    • Seus dados de contato
    • Anúncios (“Compre meu novo single!”)
    • Referências temporais (“Novo!”, “Recém-lançado!”)
    • Códigos de barra (aqueles que ficam nas costas de um CD físico)
    • Referências ao formato do produto (CD, disco de vinil, single digital etc.)
    • Disponibilidade (“Disponível no Spotify, iTunes, etc.”)
    • Suásticas, outros símbolos nazistas ou coisas odiosas do tipo (são contra a lei em alguns países, e também uma coisa feia)
    • Imagens de violência explícita ou que façam referência a conteúdo violento da música(o Cannibal Corpse, que significa cadáver canibal, é um bom nome, mas não conseguiria ser distribuído)
    • Pornografia (a gente sabe o que é – e o iTunes também)
    • Foto de uma caixa de CD vazia. (Primeiro que já fizeram isso, segundo que não é permitido).
    • Um quadrado branco ou preto sem texto nenhum.
  • Evite textos irrelevantes ou em excesso
    • Textões
    • Imagens cheias de texto
  • “É, mas é que o Kanye…” – Não. Nem a pau.

Eis algumas coisas que são PERMITIDAS, e que artistas nos perguntam muito:

  • As regras de letra maiúscula e minúscula não valem para a capa do álbum, então você pode misturar caixa-alta e caixa-baixa, como quiser
  • Você pode usar a mesma imagem para vários singles, contanto que o texto de cada uma delas seja diferente
  • Você pode usar uma imagem SEM NENHUM texto, mas não pode usar a mesma imagem sem texto para outro lançamento diferente
  • Você pode usar o nome do artista original, se for fazer o cover de uma música, mas APENAS SE:
    • For um álbum em homenagem a ele (e não só um cover)
    • Seu nome aparecer maior do que o nome do artista que você está regravando
    • Você tem de usar “Tribute To” (“uma homenagem a”) em tamanho maior do que o nome do artista cujo cover está fazendo
  • Faixas Karaokê, que são só o ritmo para o ouvinte cantar junto, têm de ter escrito “Originally performed by” (“Uma música de”) na arte de capa
  • Faixas Karaokê devem estar no gênero “karaoke”
  • Fan art — desde que sua arte seja reconhecível e diferente da original, está tudo bem (você pode usar um desenho seu do Totoro na capa do single em que fez um cover da música do Totoro, mas ele não pode ser TÃO BOM que pareça o original)
  • Imagens em domínio público — mas esteja pronto para provar que elas estão em domínio público
  • Imagem de banco de imagens — desde que você leia as regras dos bancos, e as siga
  • Seu nome nas redes sociais — desde que você não mencione EM QUAL rede social está

Eis as regras para o arquivo da arte em si…

É preciso ser:

  • Uma imagem quadrada
  • De preferência na proporção 3000×3000 (para que fique bonita mesmo quando mostrada bem pequenininha)
  • Um arquivo .jpg  (e, por mais que você tenha a melhor das intenções quando escreve “.jpg” no final do nome de um arquivo .png, isso não funciona para converter o arquivo para o formato certo)
  • Calibragem de cor em rgb — se for feita no Photoshop; não pode ser cmyk ou arquivos sem calibragem (Dica: abra um arquivo .png no Paint, e salve ele como .jpg, que isso vai covertê-lo automaticamente a rgb)

OK, é muita coisa para pensar, mas é melhor ter certeza que a capa do seu álbum está de acordo antes de lançar do que ter de correr atrás disso em cima da hora, porque você está fora das regras dos nossos parceiros. A gente tem uma equipe de profissionais que conferem cada música e arte que vai ser lançada antes de distribuir, então a gente geralmente consegue barrar designs problemáticos, mas é melhor que você conheça as regras do jogo antes de enviar sua música para ser distribuída.


Ganhe Dinheiro Guide

2 Comentários

  1. buysviu@gmail.com'
    by Virginia Moreira on julho 7, 2018  15:57 Responder

    Muito interessante essas informações.

    • by Paula on julho 10, 2018  10:22 Responder

      Que legal que gostou, Virginia! Obrigada por conferir nosso blog! :)

Comente

Seus email não será publicado.