Distribuição musical: O que todo artista precisa saber

Ter um bom produto, ou uma boa música, é essencial. Mas do que vale uma boa música se ninguém conseguir chegar até ela? Um guia esperto de por que a distribuição tem de ser a melhor amiga do músico independente

Distribuição musical: O que todo artista precisa saberDistribuir sua música é mais do que só oferecer algo: é criar um impacto.

Quer você seja um músico prestes a lançar seu primeiro single ou um ganhador do Grammy que está prestes a lançar seu vigésimo álbum de estúdio, você precisa ter sua música distribuída. Simples assim.

As músicas têm de caminhar. Têm de ir de A a Z, daqui a ali, de você até seus ouvintes. O problema é que seus ouvintes podem acessar suas músicas de dezenas de jeitos diferentes, em centenas de lugares distintos. É aí que entra a distribuição musical.

Vamos trocar em miúdos…

O que é distribuição musical?

O Google me conta que “distribuição” é:

  • A ação de compartilhar algo com destinatários.
  • A ação ou o processo de entregar produtos a lojas que vão vendê-los a consumidores.

A distribuição musical se encaixa nessas duas categorias. Uma empresa terceirizada como a CD Baby vai pegar sua música e cuidar de:

  • Distribuição física, disponibilizar seus CDs e discos de vinil para redes de lojas (tanto online quanto em lojas físicas em que se pode entrar).
  • Distribuição digital, disponibilizar sua música para plataformas de download e serviços de streaming como Spotify, Apple Music, Pandora Premium, Amazon, etc.
  • Serviços adicionais de monetização te ajudar a ganhar dinheiro com o uso de sua música em YouTube, Facebook, programas de TV e outros lugares.

Por que eu preciso de uma distribuidora para o meu som?

Outro jeito de perguntar isso é: “Por que cada artista não pode colocar suas músicas no Spotify e na Apple Music diretamente?”

Para dizer de maneira fácil: você é um artista, não o cliente deles. Seus fãs são os clientes. Essas empresas não querem ter de ampliar e muito os seus serviços de relação com os músicos, e ter de lidar diretamente com milhões de pessoas. É aí que entra a distribuição.

Na CD Baby, nosso principal cliente é VOCÊ — e a gente cria sistemas, ferramentas, canais de comunicação e recursos de informação para que você só precise fazer upload da sua música UMA VEZ e depois ela estará disponível no mundo todo.

Imagine ter de criar contas diferentes para fazer upload da sua música e da arte de capa dela para cada plataforma digital! Imagine as dores de cabeça com planilhas de contabilidade! Imagine o tanto de email na sua caixa de entrada!

A CD Baby age como uma ponte entre o criador da música e as plataformas que vão disponibilizá-las. Mas, o que é mais importante para você, é que a gente te poupa — tanto artistas quanto gravadoras — de gastar um monte de tempo e de trampo.

Os dez aspectos mais valiosos de distribuir música com a CD Baby

“Valiosos” tem vários significados diferentes, que dependem das suas necessidades, é claro. Mas há dez coisas boas que a CD Baby oferece para músicos:

1. Uma rede ampla de parceiros DSPs (plataformas digitais como iTunes) e veículos de imprensa

Você quer que sua música esteja em TODOS os lugares, no mundo todo, quando for distribuída. Para qualquer pessoa do mundo poder ouvir. A CD Baby vai entregar sua música para mais de 100 serviços, então pode ficar tranquilo que temos essa cobertura.

Mas sejamos realistas. A imensa maioria da atividade do seu som, dependendo da sua idade e localização, virá desses gigantes.

Alguns dos serviços de música mais importantes nos EUA:

  1. Spotify – É o líder em streaming interativo de música, tanto para planos com pagamento de assinatura mensal quanto para planos grátis custeados por anúncios.
  2. Apple Music –  O poderoso serviço de streaming sob demanda da Apple, com um foco em playlists feitas por curadores.
  3. iTunes – O maior representante de downloads de música desde que foi lançado, em 2004.
  4. Amazon – A gigante do varejo digital tem tanto venda de downloads quanto assinatura de streaming.
  5. Google Play – O jeito mais fácil de acessar música digital com um dispositivo Android.
  6. Tidal – Oferece música digital em alta qualidade, com serviços premium para assinantes.
  7. YouTube – É conhecido como uma plataforma de vídeo, mas o YouTube é na verdade uma das maiores ferramentas para ouvir som em  streaming e buscar novos artistas
  8. Pandora Premium – O serviço de rádio digital interativa
  9. Deezer – Um serviço de streaming intuitivo que compete por ouvintes de todo o mundo

Tendo dito isso, muitos dos nossos parceiros também são grandes fora dos EUA, e você quer estar no mundo todo, mesmo que não veja muita atividade em algumas plataformas no início. As plataformas têm picos de sucesso e declínios, então é bom estar em todas o tempo todo.

2. Jeitos ligeiros (mas verificados) de entregar sua música para plataformas digitais

A CD Baby tem relações de longa data com as grandes plataformas digitais de música, e a gente desenvolveu um sistema que combina entrega rápida com inspeção manual (humana!) de cada música lançada, então, se você cometeu um erro no nome da faixa ou colocou o detentor dos direitos autorais errado para um cover, a gente vai identificar seu erro!

Sim, a CD Baby pode entregar suas músicas para nossos parceiros digitais num piscar de olhos, mas você está com tanta pressa para lançar seu som que isso precisa rolar IMEDIATAMENTE, com zero estratégia?

Vamos planejar as coisas. Vamos dedicar algum tempo para que você possa aproveitar todas as oportunidades que a CD Baby te oferece, e que incluem:

Daremos mais informações sobre esses itens a seguir. Mas em resumo: vá devagar e faça planos espertos. Você só vai ter uma chance de lançar sua música para o mundo todo.

[Mas tá bem, ok: se você acabou de receber a gravação master e quer sua música online até sexta, a gente não vai dizer não.]

3. Confiança e tradição

Em 1998, a gente revolucionou o mercado de música independente ao dar a artistas sem gravadoras um jeito de alcançar plateias globais com suas próprias condições.

Desde que a CD Baby foi fundada, a gente derrubou muitas barreiras de distribuição física e digital, e também de:

Tudo isso é feito com uma missão na mente: empoderar os artistas, permitir que eles fiquem com os direitos autorais e decidir o que é bom para suas próprias carreiras, e pagá-los semanalmente. A gente tem um orgulho imenso dos serviços que oferecemos há duas décadas, e todos os dias nos sentimos honrados pelos mais de 650 mil músicos que nos confiaram com a parte mais importante de suas vidas, a música.

Por causa dessa história, há confiança, experiência, expertise e influência — tudo usado a favor do artista cada vez se abrir mais e expandir suas fronteiras para, invariavelmente, mudar. É por isso que várias vezes seguidas nos firmamos como os líderes do mercado.

4. Uma estrutura de cobrança sensata

Há um ciclo de crescimento e de declínio para todo lançamento musical. Essa é a natureza das coisas.

Você não quer ter de pagar uma taxa anual grande para manter sua música disponível para download digital ou streaming, depois que as vendas de faixas mais velhas começar a cair. Essas taxas anuais podem se acumular; quanto maior for seu catálogo de canções, mais você terá de pagar anualmente para que todas estejam disponíveis.

Você certamente não quer sentir essa pressão, de daqui a dez anos ter de pagar centenas de dólares por ano só para ter suas músicas mais velhas, que já não estão mais vendendo quase nada, online!

A solução mais esperta é lançar muita música, construir um catálogo sólido que vai trabalhar por você e NÃO se preocupar com taxas anuais. É por isso que a CD Baby trabalha com você em sistema de parceria. A gente só ganha dinheiro quando você ganhar dinheiro (além da taxa inicial, é claro).

Um dos nossos clientes explicou por que a estrutura da CD Baby faz sentido para a maioria dos artistas, num texto chamado “A CD Baby é a única empresa que divide o risco do lançamento com você.

5. Serviços robustos

Com o plano Standard de distribuição da CD Baby, você tem direito a muito mais do que apenas distribuição para plataformas digitais como iTunes e Spotify.

Com a CD Baby,  você terá direito a distribuição digital e mais:

  • Distribuição física dos seus CDs e discos de vinil
  • Armazenamento de produtos físicos e envio direto aos fãs
  • Monetização do seu som no YouTube
  • Monetização do seu som no Facebook
  • Sincronização de licenciamento para uso da sua música em TV, cinema e videogames
  • Ferramentas de marketing grátis
  • E mais

Com o plano CD Baby Pro Publishing você tem direito a tudo isso mais gerenciamento dos direitos editoriais em todo o mundo, o que vai te ajudar a recolher seus direitos de edição musical que seriam muito difíceis (ou impossíveis) de coletar sem um editor, o que inclui:

  • Todos os direitos mecânicos de Spotify, Apple Music e outros sites de streaming. Esses direitos autorais são gerados a cada vez que alguém ouve sua música em streaming
  • Todos os direitos mecânicos internacionais vindos de lojas de download como iTunes. Eles são gerados a cada venda
  • Todos os direitos de execução de serviços de streaming (como Spotify), rádio, TV, apresentação ao vivo e mais
  • Gerenciamento global de direitos autorais para qualquer vídeo de YouTube que use uma música sua
  • Centenas de outras fontes de renda com royalties de composição e de edição, no mundo todo

6. Garantia de metadados claros e completos

Todos os indicadores apontam que estamos nos aproximando de uma era em que as plataformas digitais vão requerer detalhes claros de cada faixa, antes de disponibilizá-la, como dados de composição, como é feita a divisão dos direitos autorais etc..

Para a sua sorte, a CD Baby já vem pedindo esse tipo de informação para os seus artistas e gravadoras há anos e anos. Por mais que isso possa levar uns minutos a mais na hora de completar os formulários, também significa que teremos dado conta de uma burocracia que viria te atormentar mais pra frente.

7. Contato com curadores e editores

A gente não entrega a sua música para nossos parceiros e te deseja o melhor. A gente quer achar os lançamentos mais valiosos, as melhores músicas, as joias ignoradas do nosso catálogo, e contar para todo mundo.

Eis como:

  • Centenas de milhares de clientes recebem nossa newsletter semanal, Discover Music.
  • A gente gerencia um grande número de playlists baseadas em gêneros ou em sentimentos no Spotify, e você pode mandar sua música para ser avaliada para entrar
  • A gente faz matérias sobre artistas em nossos Blogs: SomosMúsica, MúsicoDIY e DIY Musician, e nosso nosso podcast DIY Musician Podcast.
  • A gente também tem uma equipe dedicada a encontrar e divulgar os lançamentos para nossos parceiros curadores, às equipes editoriais, para a equipe que faz playlists do Spotify, banners de iTunes e mais. Você pode mandar sua música para ser avaliada AQUI.

8. Sistema acessível de apoio ao artista

A gente é acessível. Você pode entrar em contato facinho. Temos uma Central de Ajuda online que é bem detalhada, para que você possa ter respostas para as suas dúvidas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode mandar email também, que a gente responde com todas as informações que tivermos. E, sim, você pode ligar e falar com uma pessoa (durante o horário comercial do fuso horário da costa Pacífica dos EUA).

A gente sempre promove encontros com os artistas e também monta duas conferências DIY Musician Conferences por ano,  uma em Nashville, nos EUA, e outra em Valência, na Espanha. Vem conhecer a gente pessoalmente!

9. Opções estratégicas de lançamento

Como eu disse acima, se você começar a planejar com alguns meses de antecedência, pode fazer um plano esperto para o seu lançamento.

Algumas das estratégias de lançamento são:

  • Distribuição física segmentada se você avisar distribuidores e catálogos, pode prepará-los para o lançamento, quando você for passar por lá em turnês etc.
  • Montar um esquema de pré-vendas e descontos que você pode oferecer aos fãs para eles poderem FAZER alguma coisa com sua música antes mesmo do lançamento
  • Conseguir colocar suas músicas em catálogos de licenciamento para TV e filmes, tanto com empresas especializadas quanto oferecendo seu som para diretores de trilha sonora
  • Venda sua música para uso editorial (como mencionado acima)
  • E muito mais

Pré-venda no iTunes e na Amazon permitem que você comece a capturar as vendas de download antes do lançamento (geralmente com um mês de antecedência, ainda que esse período varie). Seus fãs podem receber um “presente instantâneo”, como uma faixa extra, se comprarem na pré-venda e eles receberão o download do álbum no dia do lançamento. Todas as pré-vendas são computadas como vendas feitas no primeiro dia, então você aumenta muito suas chances de entrar numa parada de sucesso.

Uma campanha de pré-ouvir no Spotify é parecido com uma pré-venda de downloads. Seus fãs clicam em “pre-save” (ou pré-ouvir) e sua faixa nova vai entrar na lista de músicas para ouvir. Na data do lançamento, a música vai aparecer para eles ouvirem. Pré-ouvir pode aumentar muito a atividade de streaming o que vai fazer o algoritmo do Spotify te colocar em playlists como Release Radar e Discover Weekly.

Campanhas de marketing com a Show.co (disponível de graça para todos os clientes da CD Baby) te oferecem um jeito elegante e eficiente de conseguir gerar ações com suas músicas, vídeos, novidades e mais. Essas campanhas são fáceis de criar, e podem te ajudar a:

  • Ganhar seguidores no Spotify
  • Aumentar o número de vezes que sua música é tocada em streaming no Spotify
  • Aumentar seu número de plays no YouTube
  • Encorajar os fãs a se engajarem no SoundCloud
  • Aumentar o número de pessoas no seu mailing
  • E mais

10. Desenvolver-se para o futuro dos negócios da música

A gente já andou por aí, quebrou muitas barreiras do mercado e continua a expandir nossos serviços, fazendo pagamentos para os artistas todas as segundas-feiras há 20 anos.

Uma parte da confiança que conquistamos como distribuidores de música independente é porque sempre mantivemos o foco nos problemas que os músicos vão enfrentar amanhã, e quais são as oportunidades que são criadas por um mercado em constante mudança.

Com a CD Baby, você sabe que estamos sempre buscando jeitos novos de você lucrar com sua música.

A CD Baby te oferece muito mais que distribuição digital

A CD Baby oferece os serviços de monetização do seu som  (não apenas distribuição) de um jeito que faça sentido financeiramente para artistas independentes. Eu me orgulho muito de a gente estar comemorando 20 anos no pelotão de elite da distribuição de música de artistas independentes, fazendo esse som chegar aos fãs do mundo todo sem ter uma gravadora forte por trás:

  • Distribuição digital para DSPs (“digital service provider”, ou serviço digital) como Spotify, Apple Music, iTunes, Amazon, Google Play, TIDAL e outros
  • Distribuição física de CDs e de discos de vinil para mais de 15.000 lojas ao redor do mundo
  • Ferramenta para venda online direta para fãs
  • Monetização de YouTube
  • Administração dos seus direitos editoriais
  • Sincronização do licenciamento de músicas para TV, cinema e videogames
  • Ferramentas de marketing gratuitas usadas por grandes gravadoras
  • E mais

Eu espero que você pense em distribuir seu próximo lançamento com a gente, porque, sim, a gente consegue entregar sua música com rapidez para mais de 100 plataformas digitais, mas principalmente por causa de todas as outras coisas que oferecemos — o alcance extra, a inspeção manual dos seus dados de uso, as opções de lançamento estratégico. Essas “outras” coisas são tudo, menos firula. É a diferença entre ter apenas distribuição e causar impacto no mercado.

Bote sua música para trabalhar agora mesmo, com a CD Baby!


Ganhe Dinheiro 
Guide

10 Comentários

  1. adeonias@globo.com'
    by Adeonias bento da silva on Fevereiro 12, 2018  09:10 Responder

    Gostaria de saber onde está meu álbum. Paguei U$$ 69,00 para a publicaçao e não consigo ver nas lojas. Poderiam me ajudar?

    • by Paula Humphries on Fevereiro 15, 2018  18:00 Responder

      Adeonias, entra em contato com nosso atendimento, por telefone ou por email e te ajudaremos a verificar o andamento da sua distribuição: https://support.cdbaby.com/hc/pt-br/articles/207701093-Contato

      Ao acessar sua conta, poderá ver o status do álbum ao clicar em "exibir/editar" à direita do título do álbum. Aguardamos seu contato para esclarecer sua dúvidas! Abraços :)

  2. edigo16@hotmail.com'
    by Edilson Gonçalves on Fevereiro 12, 2018  13:01 Responder

    Solicito conversar sobre custo de lançamento " TOP " mundial, de uma dupla sertaneja, e, um cantor solo ?
    Os cds já estão prontos, saindo do forno.
    Solicito uma proposta detalhada, se possível para análise com custo, direcionamento de mídias sem agenciamento de carreira, mas sim, divulgação pesada a todos os veículos, tv, rádio, internet e distribuição de mídias físicas como citado acima.
    Desde já agradeço a atenção dispensada .
    Edilson Gonçalves

    • by Paula Humphries on Fevereiro 16, 2018  23:40 Responder

      Olá Edilson! A CD Baby oferece o mesmo modelo e proposta de distribuição para todos seus clientes. Para colocar suas músicas nas plataformas digitais, arrecadar a receita das vendas e streaming, e usar nossas recursos de divulgação, etc., basta acessar nosso site e criar uma conta. Entre em contato com nossa equipe de atendimento para bater um papo e discutir nossos serviços mais a fundo: https://support.cdbaby.com/hc/pt-br/articles/207701093-Contato Confira também nossos preços: https://pt.members.cdbaby.com/cd-baby-cost.aspx E nossa oferta atual: https://pt.members.cdbaby.com/promo.aspx Obrigada :)

  3. innercallofficial@gmail.com'
    by Luiz Omar on Fevereiro 15, 2018  12:15 Responder

    bom dia.
    meu nome é Luiz Omar e sou baterista da Inner Call, uma banda de heavy metal tradicional e estaremos colocando no mercado nosso segundo álbum de inéditas.
    o primeiro, inclusive, já está "hospedado" na cd baby, mas sem nenhuma outra ação de venda.

    gostaria de informações completas (principalmente valores) sobre como utilizar toda a estrutura cd baby para venda digital e/ou física de nossos álbuns.
    fico no aguardo.
    grato.

    • by Paula Humphries on Fevereiro 16, 2018  23:32 Responder

      Olá Luiz! Recomendo que fale diretamente com nossa equipe de serviços aos artistas. Ligue ou mande um email pra gente: https://support.cdbaby.com/hc/pt-br/articles/207701093-Contato Confira nosso site para ver nossa estrutura de preços: https://pt.members.cdbaby.com/cd-baby-cost.aspx No momento estamos com uma oferta, e álbuns custam 35 dólares ao invés do preço normal de 49. Trabalhamos com uma taxa única por lançamento, e retemos 9% da receita das vendas e reproduções em streaming Para tirar proveito da oferta atual, use o cupom de desconto mencionado aqui: https://pt.members.cdbaby.com/promo.aspx Obrigada :)

  4. leandroeumesmo@gmail.com'
    by Lemon on Fevereiro 15, 2018  17:19 Responder

    Olá. Gostaria de saber qual contato para fazer orçamento do serviço de vocês.
    Atenciosamente.

    • by Paula Humphries on Fevereiro 16, 2018  23:23 Responder

      Olá Lemon, nossos preços estão disponíveis aqui: https://pt.members.cdbaby.com/cd-baby-cost.aspx Mas no momento estamos com uma oferta, e álbuns custam 35 dólares ao invés do preço normal de 49. Uso o cupom de desconto mencionado aqui: https://pt.members.cdbaby.com/promo.aspx Se tiver dúvidas, liga ou manda um email pra gente: https://support.cdbaby.com/hc/pt-br/articles/207701093-Contato Obrigada :)

  5. sergio@julioadvocacia.com.br'
    by sergio henrique julio on junho 6, 2018  12:15 Responder

    Boa tarde ! Meu nome é Sérgio Henrique Júlio, advogado inscrito na OAB (SP) sob No 190.781. Represento o Sr. Rafael Monteiro Smeke (nome artístico The Smeke).
    Ele contratou uma empresa aqui em Campinas (SP) para disponibilizar um cd intitulado "The Smeke" junto as plataformas digitais de streaming.
    Pesquisando junto ao Spotify pude constatar que o upoload do cd foi feito pela CD Baby. Também pude encontrar referido CD no Tidal e na Apple music.
    Ocorre que meu cliente não tem qualquer acesso nas plataformas de streaming com relação à fruição de sua obra pelos usuários dos serviços.
    A empresa contratada por ele, de outro lado, fechou e não se encontra qualquer responsável por ela; contudo, como no spotify consta que o upload do cd foi feito pela CD Baby, somos levados a crer que houve contratação da CD Baby para disponibilizar o CD nas plataformas digitais.
    Diante do exposto, solicitamos a gentileza de nos informar se de fato o licenciamento do CD junto às plataformas de streaming foi feita pela CD Baby. Em caso positivo, solicitamos informação acerca de quais serviços de streaming atualmente disponibilizam a obra, e, ainda, como meu cliente pode ter acesso aos números dele nos serviços digitais em que disponibilizada a obra.
    Certos de sua pronta atenção, ficamos no aguardo de um retorno.
    Atenciosamente, Sérgio Henrique Júlio OAB (SP)

    • by Paula on junho 8, 2018  11:44 Responder

      Olá Sérgio! Obrigada pelo contato. Neste caso você precisa entrar em contato com o nosso atendimento ao cliente para que eles possam auxiliar você e seu cliente e colocá-los em contato com nosso departamento legal se preciso. Segue nosso contato: https://support.cdbaby.com/hc/pt-br/articles/207701093-Contato Se você enviar um email para portugues@cdbaby.com ajudaremos vocês a resolver isso assim que possível! Obrigada

Comente

Seus email não será publicado.