Dicas de Canto – Um Aquecimento Vocal É A Chave Para Um Grande Show

Se o Romário que é o Romário, que nem precisava treinar, se aquecia, por que você vai fazer diferente com sua voz? Vem pro Blog SomosMúsica saber como melhorar seu desempenho com poucos minutos.

shutterstock_131659220-300x201-1Se você canta sem aquecimento vocal, pode ter todo tipo de problema. Aquecer-se antes de fazer show tem muito a ver com relaxar e preparar os músculos e mecanismos que vão fazer aquilo que vão fazer, mas também colocar sua mente e seu corpo no clima certo para respirar da maneira correta – o que, no fim, vai te ajudar a cantar melhor.

Se você tentar cantar, especialmente uma nota mais alta em seu registro, sem nenhum tipo de preparação, seu instinto pode ser de se apertar todo e fazer força para alcançar essa nota, exatamente o contrário do que você precisa fazer. Se você se der o tempo de acordar aos poucos seu diafragma, língua e os músculos da sua mandíbula e do seu pescoço, e colocar sua respiração no ritmo e o suporte de ar no lugar, sua voz soará melhor e você se sentirá melhor durante o show e depois.

“Diferentes cantores têm concepções diferentes de o que deveria fazer para se aquecer”, diz Daniel Ebbers, professor de voz no Conservatory of Music da University of the Pacific, “e tudo isso acaba sendo do quanto você conhece seu instrumento. No mínimo, você precisa por o pezinho na água e sentir a temperatura, saber o que vai querer fazer naquele dia. Escalas são essenciais, porque elas te ensinam sobre flexibilidade,  controle, gerenciamento de respiração – todo tipo de coisa que faz seu instrumento funcionar bem. Mas só cantar uma escala não basta, cantar uma escala do jeito certo é essencial, de um jeito que você esteja completamente alinhado ao sistema de suporte.”

O que todo treinador de voz vai te dizer é que cantar bem é respirar bem. Respirar não serve só para manter notas por mais tempo – o jeito que você respira afeta seu tom, seu poder vocal e a amplidão da sua voz.

“Eu falo muito sobre ressonância, é claro”, diz Ebbers, “mas quase sempre o que importa é o jeito que o ar entra no seu pulmão e a maneira como ele é expelido. Muitos alunos veem como uma revelação saber que a maneira como você canta, é em larga escala, determinado por o que você faz nos momentos antes de cantar. O que você faz quando não está cantando durante um show é tão importante quando o que você faz enquanto está cantando. É colocar seu corpo numa posição em que esteja em vantagem mecânica, certificar-se de que você não está tencionando seu instrumento mais do que deveria e usar seu corpo da melhor maneira possível.
“Se você não está conectado à sua alimentação de ar, sua voz não estará ‘montada’ na sua respiração, então seu corpo terá de compensar e usar outra parte para apoiar seu instrumento, e provavelmente usar algo que vai tencionar um ponto que não precisava estar tenso, e isso pode até ser ruim para sua saúde. O mais importante é se conectar com a sua respiração.”

Ganhe Dinheiro Guide

4 Comentários

  1. adwe-@hotmail.com'
    by wesson on Abril 23, 2015  15:26 Responder

    pq minha voz falha

  2. jlolivei@bol.com.br'
    by José Luiz on julho 1, 2015  18:14 Responder

    Achei o arquivo interessante. Quando vão ensinar como efetuar o aquecimento? Como um cantor que monta seu próprio equipamento e inicia sua apresentação, pode efetuar o aquecimento?
    Ansioso pela resposta, agradeço.

    • by Marcos Chomen on julho 14, 2015  14:25 Responder

      José Luiz, em breve, aguarde o post. Obrigado!

  3. felipebarrosgo@gmail.com'
    by Felip on Março 7, 2017  16:04 Responder

    Muito bacana...o seu site SOMOSMUSICA, tava vendo os videos da dayana no youtube.. não tinha ideia de como funcionava isso ualll...gostei desses videos tbm https://goo.gl/eKKzlK

Comente

Seus email não será publicado.