Como usar o Facebook Events para criar eventos e levar as pessoas a seus shows

O Facebook só serve pra passar raiva durante a eleição? Não só: a gente ensina como criar um evento para os seus shows e conseguir lotar a plateia com ele… No SomosMúsica!

Como usar o Facebook Events para criar eventos e levar as pessoas a seus showsPor Chris Robley

10 regras para criar um Evento eficiente no Facebook

As páginas de Facebook parecem ser cada vez menos úteis hoje em dia para divulgar sua música, ainda mais se você for uma banda independente que não quer gastar um monte de dinheiro para chegar só nos fãs que já deram um like na sua página.

Mas um aspecto do Facebook que ainda é bem útil é o Facebook Events, uma ferramenta que permite criar convites para eventos. Já que as páginas do Facebook são públicas, você pode usar o Facebook Events para anunciar seus shows, deixar a galera animada e incentivar seus fãs a compartilharem informações da sua banda com os amigos.

Eis algumas coisas para ter em mente quando for criar e moderar um Evento no Facebook:

  1. Você TEM QUE ter uma foto do evento— As pessoas adoram dar uma espiadinha em fotos. Uma foto incrível do evento vai te ajudar a dar vida ao show na imaginação das pessoas. Eventos que não têm imagens, fotos e vídeos tendem a ser ignorados. Não seja ignorado.
  2. Passe TODAS as informações — Contrarie a regra da internet: menos NÃO É mais quando o assunto é a descrição do seu evento. Por que esse show é importante? O que te deixa mais animado? O que os fãs podem fazer para transformar esse show em algo especial? Vai tocar música nova? Produtos inéditos para vender? Conte para a gente!
  3. Arrume as datas, horários e lugares — É fácil clicar no lugar errado quando o Facebook sugere automaticamente um horário ou uma casa de shows. Para meu show mais recente, eu criei sem querer um evento que durava dois dias. Um amigo meu que reparou me chamou a atenção: “Então… eu quero ver você tocar por 23 horas. Eu só conheço seis músicas desse show.” Aprendi: cheque sempre o horário, a data e o local várias vezes.
  4. Coloque os links da casa de show e/ou do site de vendas de ingresso — Por mais que você já tenha marcado a casa de show no Facebook, e a rede social já coloque o endereço correto do lugar nos detalhes, é sempre uma boa ideia colocar o link para o site da casa de show na descrição do seu evento, e também o site onde os ingressos estão sendo vendidos. Os fãs podem querer conferir fotos da casa de show, ver que outras bandas tocaram lá etc. E, é claro, eles podem comprar ingressos para o seu show!
  5. Inclua os links de todas as outras bandas — Se você está compartilhando um show que contará com outras bandas, compartilhe o conteúdo deles também. Isso vai ajudar seus fãs a ficarem animados com o show como um todo, não só com a sua apresentação — e assim as pessoas acabarão indo ao show. O que nos leva a…
  6. Não confie tanto no RSVP — Se 120 pessoas dizem no Facebook que vão ao seu show, pode contar que pelo menos metade deles não vai aparecer. É o que acontece no Facebook Events. MAAAS é bom que essas pessoas tenham dito sim ao RSVP de qualquer jeito, porque o Facebook é uma rede social; ele se alimenta das coisas que estão causando resposta. Quanto mais gente dizer que vai, mais pessoas vão ficar animadas com o evento, o que vai aumentar as chances de eles compartilharem, confirmarem sua ida. E, assim, algumas pessoas que clicam em “ESTOU INTERESSADO” podem acabar aparecendo. É uma questão de percepção!
  7. Garanta que todas as bandas estão divulgando para o seu público no mesmo Evento de Facebook — Se várias bandas vão tocar na mesma noite, não precisa duplicar ou triplicar o seu trabalho, fazendo vários Eventos de Facebook para o mesmo show. Em vez disso, combine com os músicos de uma só pessoa criar o Evento e colocar os outros artistas como administradores do evento. Você vai economizar tempo e energia, e também vai criar um ânimo para os convidados irem, quando eles virem várias pessoas confirmando sua presença.
  8. Dê tempo para as pessoas pensarem se vão ou não ao show — Você não quer criar um Evento no Facebook um dia antes do show. As pessoas precisam se planejar, contratar babás, pedir folga no trabalho, fazer um piercing no nariz, tirar sua roupa de balada do armário. Por outro lado, você não quer criar um Evento tão antes do show que as pessoas vão ter esquecido dele quando chegar a hora. Eu costumo dizer que três semanas antes do evento é um bom momento para criar um Evento.
  9. Mande os convites nos horários em que é mais provável que as pessoas estejam na frente do computador — Não vá sair mandando convites de Evento no Facebook às 4 da manhã de uma quarta-feira. Programe os posts que vai colocar no evento quando as pessoas PUDEREM vê-las! Domingo à noite é um bom horário. E também, se você for usar seu perfil pessoal para convidar para um show seu ou da sua banda, programe as publicações em função dos horários DESSAS PESSOAS (ou o que você imagina ser o horário deles, pelo menos).
  10. Atualize seu Evento com frequência — Seu Evento no Facebook é um organismo vivo que precisa ser alimentado. Tem um feed com mensagens, comentários e informações do evento próprias. Seus convidados são notificados toda vez que algo novo é colocado no evento, então não trate sua página de Evento como se fosse uma coisa parada. Compartilhe vídeos ou links das músicas de várias bandas que vão tocar na mesma noite, fale sobre as preparações, converse com os fãs que confirmaram “que vão”, para que eles apareçam de verdade. Você entendeu o que eu estou dizendo. Seja ativo! Mas também não precisa ser hiperativo. Você não quer encher o saco dos seus fãs com lembretes constantes. No máximo, faça um ou dois posts por semana.

Espero que essas dicas ajudem a criar eventos melhores no Facebook e que eles levem mais pessoas para os seus shows, e que os shows melhorem no geral. Tem mais alguma dica? Conte o que acha do Facebook Events nos comentários, abaixo.


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