Como se tornar um artista verificado no Spotify (é bem simples!) e começar a ganhar seguidores na plataforma

Sabe aquele simbolozinho azul que fica do lado do perfil de famoso no Spotify? Pois você também pode ter um. E ele pode te ajudar a ganhar fãs. Vem saber como aqui…

Como se tornar um artista verificado no Spotify (é bem simples!) e começar a ganhar seguidores na plataformaPor Chris Robley

A CD Baby te ajuda a agilizar o processo de pedir ‘verificação de artista’ no Spotify.

Era uma vez um tempo em que você precisava ter ao menos 250 seguidores no Spotify para se tornar um artista verificado na plataforma de streaming mais popular do mundo. Isso não acontece mais.

O Spotify abriu seu processo de verificação de artista para TODOS os artistas e gravadoras, independente de quantos seguidores você tenha, e é tããããããõ simples.

  • Se você NÃO está usando a CD Baby para distribuir sua música, pode pedir sua verificação agora mesmo. É só vir AQUI, e depois esperar que eles verifiquem que você é você mesmo.
  • Se você ESTÁ usando a CD Baby para distribuir sua música, a gente fez uma parceria com o Spotify para te dar ACESSO INSTANTÂNEO a sua conta de Spotify de artista verificado. Venha AQUI.

Se você for pedir a verificação da sua conta sem a ajuda da CD Baby, o Spotify vai te fazer algumas perguntas, e depois você vai ter que confirmar as informações que passou, para eles terem certeza que você é a pessoa que deve ter direito a acessar sua conta no Spotify for Artists. Isso pode demorar alguns dias, mas depois que você tiver respondido tudo, o Spotify vai considerar sua conta verificada e colocar aquele símbolo de tique azul do lado do seu nome.

Por que eu quero verificar meu perfil no Spotify?

A verificação de artista do Spotify é importante por alguns motivos. Talvez o mais importante dele seja ligado com playlists. É claro que é possível conseguir que suas músicas sejam usadas em playlists sem ser um artista verificado no Spotify, mas a verificação podem ajudar seus esforços serem levados mais a sérios pela plataforma, também para conseguir chamar a atenção do algoritmo do Spotify e ser notado pelos curadores de playlists que eles empregam.

Além do mais, no Spotify você também pode:

  • Compartilhar playlists diretamente com seus fãs
  • Atualizar sua biografia artística no Spotify
  • Atualizar sua foto de perfil direto na sua conta do Spotify for Artists
  • Acessar dados analíticos das suas 1000 músicas que mais fizeram sucesso
  • Colocar músicas, álbuns ou playlists no alto da página do seu perfil
  • E mais

Como começar a conquistar seguidores no Spotify

Aí vai uma coisa que eu tenho vergonha de admitir: eu não entendia qual era a do Spotify até 2016.

Eu me inscrevi e tinha uma conta grátis quando o Spotify chegou nos EUA, um bilhão de anos atrás (em termos de tecnologia parece que faz tanto tempo), mas eu não usava de verdade. Depois, passado um ano ou dois, eu verifiquei meu perfil “Chris Robley & the Fear of Heights” só porque — cê sabe — eu tinha que fazer isso. E aí meu perfil ficou ali, juntando poeira por alguns anos.

Mas algumas coisas aconteceram em 2016 que me deixaram viciado. A primeira delas é que eu lancei um novo álbum. Era o meu primeiro em cinco anos, e os anos que eu fiquei sem lançar música coincidiram com a alta do Spotify, então eu tive que fazer algum trabalho para me atualizar!

Segundo: eu me apaixonei por playlists (sim, eu também me atrasei para essa tendência), porque eu conseguia juntar todas as músicas prediletas da minha filha em um só lugar e depois as pessoas da família podiam acessá-las de um jeito fácil também.

Terceiro: eu fui na palestra de Charles Alexander na DIY Musician Conference sobre o poder das Playlists do Spotify, como uma ferramenta para músicos independentes conquistarem seguidores e fãs e gerarem uma fonte de renda, pegando um atalho nos caminhos tradicionais desse mercado. Ele pregou, e eu fui convertido.

Como um recém-convertido, me dei conta que o primeiro passo seria verificar o MEU OUTRO perfil de banda (o perfil “Chris Robley” carreira solo), porque esse sinalzinho azul ao lado do nome na discografia do Spotify era mais importante do que eu pensava!

[Para aprender táticas testadas de como conseguir colocar suas músicas em mais playlists do Spotify, faça download  do nosso guia GRÁTIS “Tenha suas músicas usadas em Playlists do Spotify: um guia para o sucesso do músico independente no streaming.” Ele vai te conduzir por uma série de passos práticos para conseguir chegar ao uso da sua música em playlists.]

Depois que você for verificado, ainda vai precisar seduzir os ouvintes. Então eu listo aqui embaixo o passo  a passo do que fiz nessa missão de conquistar seguidores no Spotify.

Correndo atrás de seguidores no Spotify

Tenha uma meta

Quantos seguidores você acha, realisticamente, que pode conseguir no Spotify em pouco tempo?Qual é o seu prazo para conseguir esses seguidores? Duas semanas? Três meses? Será um tempo diferente para cada artista, mas vale a pena você estabelecer uma meta, para saber quando e como vai focar sua energia na conquista de seguidores no Spotify, em vez de ficar mandando mensagens sobre turnês, videoclipes ou outros sites. Você não vai querer duas mensagens diferentes competindo pela atenção dos seus fãs, então uma meta vai te ajudar a saber o que deve ser priorizado.

Prepare seu site

  1. Coloque (“embed”) o Botão de Seguir no Spotify na homepage do seu site, para que os visitantes possam te seguir no Spotify sem ter que sair da página onde estão. Assim…

  1. Insira um Botão Play do Spotify no seu site também, para incentivar os visitantes a começar a se engajar com sua música logo (e, de novo, sem para isso ter de sair do seu site).
  2. Crie uma página só para Spotify dentro do seu site — tipo ASSIM — onde você vai inserir (ou “embedar”) um Spotify player (que toque o seu último álbum, single ou playlist) & um botão Spotify Follow Button. Para fazer isso, clique no símbolo de elipse que fica do lado de qualquer música, álbum ou playlist no Spotify e escolha a opção “copy embed code” (copiar código para ‘embedar’). Cole esse código em qualquer página de HTML.

Peça aos seus fãs que te sigam no Spotify

Talvez nem seja preciso dizer, mas a coisa mais importante que você pode fazer para conquistar seguidores no Spotify é… pedir que as pessoas sigam sua música no Spotify!

Olha só: eu vou fazer isso bem aqui…

Se você ouve música no Spotify, tem uma coisinha que pode fazer e que vai me ajudar muito: ME SIGA lá!

Assim, eu vou poder te manter atualizado toda vez que eu lançar uma música ou uma playlist nova.

Se você tiver um segundinho, clique no botão “follow” abaixo. Ia significar muito para mim, e eu vou te mandar um abraço virtual em troca. Valeu!

[Funcionou? Você começou a me seguir? Espero que sim! ; )]

Certifique-se que de fazer esse pedido usando suas próprias palavras, sua voz, é claro, quando for pedir a seus fãs. Depois que souber o que vai pedir e como vai pedir:

  1. Mande uma mensagem para os seus fãs nas mídias sociais, pedindo para eles te seguirem no Spotify. Direcione-os para a página voltada ao Spotify que você criou dentro do seu site. Essa página vai ter tudo o que eles precisam para agir e se engajar com sua música no Spotify, enquanto você ainda está no controle DO SEU site.

Lembre-se de explicar como funciona a função “Follow”, de te seguir no Spotify, e que ela é um dos melhores jeitos de mostrar apoio para um artista.

Pense em criar uma imagem especial para esse propósito (você pode usá-la no seu site, Facebook, Twitter, Instagram, como cabeçalho de email ou mais). Olha a minha aqui:

  1. Mande uma newsletter por e-mail com uma “call-to-action” (um pedido para as pessoas fazerem algo), para que te sigam no Spotify. De novo, lembre-se de dizer por que é importante e depois colocar o link da página de Spotify que você fez no seu site.
  2. Coloque o link da página de Spotify que você criou para o seu site (pelo menos durante a duração da divulgação para conquistar seguidores) nos seguintes lugares:
  • Descrição dos seus vídeos no YouTube
  • Biografia do Twitter
  • O espaço de “about” da página de Facebook da sua banda
  • Biografia do Instagram
  • E mais.
  1. Peça para os fãs que tirem o celular do bolso nos shows e te seguir no Spotify. Se eles mostrarem que começaram a te seguir na hora, ganham desconto nos produtos da sua banda!
  2. Cogite anúncios online seja no Facebook, YouTube, ou Google, para atrair mais seguidores.

Lembre-se, se você fizer um anúncio no Facebook, essa rede social não ama textos escritos sobre imagens! Então o exemplo de anúncio que eu postei acima teria de ser adaptado, para omitir parte do texto, para que essa imagem chegasse ao maior número de pessoas o possível no Facebook.

Crie e divulgue playlists que tenham seu som

  1. Conte para os seus fãs sempre que uma música sua for usada na playlist de alguém. Você pode ver uma lista de playlists do Spotify que usam sua música dentro da sua conta da CD Baby, na seção Trending Reports. Está orgulhoso de estar em alguma delas? Conte para todo mundo e permita que as pessoas te sigam no Spotify!
  2. Incentive seus fãs a compartilharem essas playlists que têm sua música, ou criar uma playlist eles mesmos, usando uma música sua no meio.
  3. Continue lançando músicas novas e criando playlists para chamar de suas. Toda vez que você tiver uma música ou playlist nova, será a oportunidade de você sair contado por aí da sua música & pedindo que as pessoas te sigam no Spotify.

Eis aqui uma listinha com apenas alguns dos tipos de playlists que você pode criar:

  • Os maiores hits
  • Setlists de shows
  • Com temas ou por humor
  • Sobre a cena musical da sua cidade
  • Músicas que tenham um instrumento em especial
  • Bastidores (você pode distribuir faixas com comentários de cada música usando um nome artístico diferente, tipo “Chris Robley Fala Sobre Umas Coisas”, que contam as histórias por trás de cada música, e depois criar uma playlist que intercalem esses comentários com os áudios das próprias músicas)
  • O que você anda ouvindo no ônibus da turnê

(Lembre-se de colocar uma música sua em playlists que só teriam outros artistas!)

Venha AQUI para ler dicas práticas de como fazer as melhores playlists.

E, pra terminar…

  1. Incentive os seguidores do seu perfil pessoal a também te seguir no Spotify.

Tá bom,  esse foi meu plano de ação para ganhar mais seguidores no Spotify. Tem dicas ou truques para acrescentar? Conte para a gente nos comentários.

E não se esqueça da fazer download do nosso guia GRÁTIS: “Como colocar suas músicas em Playlists do Spotify.”


Guia do Spotify

1 Comentário

  1. Pingback : 3 coisas que você está fazendo errado no Spotify - SomosMúsica

Comente

Seus email não será publicado.