Como ganhar fãs usando os cards do YouTube

As anotações sempre foram um jeito de conversar com seu público no YouTube. Só que agora a conversa ficou ainda mais rica: surgiram os cards, um jeito de vender produtos, capturar a audiência para o seu site ou ainda levantar uma grana. Vemo pro SomosMúsica saber o caminho das cartas

 Como ganhar fãs usando os cards do YouTubePor Chris Robley

Cards: a evolução das anotações em vídeos

Você tem usado as anotações do YouTube para melhorar a experiência dos espectadores?

Prepare-se para os “cards” do YouTube — uma nova ferramenta do YouTube que é interativa e friendly para celulares, e que em breve deve tomar o lugar das anotações.

(Mas não precisa se preocupar; o YouTube afirma que não vão tirar as anotações do site até que os “cards” possam fazer tudo o que as anotações faziam — e mais).

Então, o que nós músicos podemos fazer com os cards do YouTube?

  1. Levantar verbas com “crowdfunding” E contribuições diretas de fãs
  1. Vender produtos da sua banda
  1. Bombar seu mailing, colocando um link para seu site
  1. Anunciar datas de turnê ou novos lançamentos (de novo, colocando links que levem para seu site)
  1. Aumentar o número de views em seus vídeos e playlists (porque, quanto mais tempo de visualização você tiver, melhor eles serão avaliados pelo algoritmo do YouTube e mais facilmente eles aparecerão)

Detalhe: não há um “card” de “inscreva-se” ainda, então você vai ter de seguir usando as anotações para conseguir mais inscrições no seu canal de YouTube. Ou então você pode torcer para que as pessoas cliquem na marca-d’água do seu canal, sobre o vídeo!

Aqui vai a descrição que o próprio YouTube fez dos seis tipos de “card” atualmente existentes, e que você pode colocar nos seus vídeos agora mesmo:

Merchandise card (O “card” de produtos e mercadorias) — Parecido com as anotações de produtos, esses “merchandise cards” podem promover os produtos da sua banda direto no vídeo.

(Detalhe: já que o iTunes não roda em Android, os “cards” de mercadoria do iTunes não aparecerão em aparelhos que usem Android)

Fundraising card (O “card” para vaquinhas) — Similar às anotações para angariar fundos, os “fundraising cards” podem fazer um link entre a audiência e projetos que você tenha feito em sites de “fundraising”.

Card de vídeo ou de playlist — Esse card pode linkar seu vídeo a outro vídeo ou playlist do YouTube que possa interessar ao espectador do seu primeiro vídeo.

Card de site associado — Faz o link com um site que você deseje.

Card para apoio de fãs — Esse card permite aos fãs mostrarem o quanto gostam dos seus vídeos, doando dinheiro para você direto da página.

Eu coloquei alguns cards num vídeo meu, para vocês verem como funciona (Eu programei eles para “aparecerem” nos minutos 1:06 e 1:40 — mas note que você consegue ver os dois a qualquer momento do playback):

Coisinhas importantes para saber sobre os cards:

* Eles são bonitos! (Muito mais bonitos que as anotações esquisitonas, que também aparecem no vídeo aí em cima).

* Você pode customizar cada card com uma imagem ou um pedido para o ouvinte fazer algo.

*A marca-d’água do seu canal vai passar a aparecer no canto inferior direito do vídeo, para não competir com os cards.

* Ainda que você possa escolher em que momento os cards vão ser mostrados no vídeo, eles estarão ali, disponíveis para serem abertos e vistos a qualquer momento (o usuário pode passar o cursor sobre o vídeo para fazer o card aparecer, e depois clicar na aba que tem um “i” para abrir o card que quiser). Por isso, é bom não colocar muitos cards num único vídeo, ou ele pode começar a ficar entulhado.

* E daí também tem a questão de os cards serem friendly para celulares. Eles funcionam em smartphones & em computadores desktop, o que é uma coisa enorme para qualquer pessoa que já tenha ficado frustrada com as anotações enquanto estava vendo um vídeo do YouTube no celular.

* Você pode checar como um card está se saindo no YouTube Analytics.

* Como o YouTube continua a desenvolver novos sistemas de cards, eles vão fazer os cards que melhor funcionarem “pularem” antes. Para isso, analisam o comportamento de fãs e o tipo de aparelho que eles estão usando para ver o vídeo. Então o YouTube recomenda que você NÃO APONTE para um card no vídeo (já que eles mudam de lugar, dependendo do aparelho).

Esta última questão nos traz a mais um ponto importante (que já pode até ter sido resolvido, então se você souber da resposta, conta para mim!): se você não tem certeza exata de que card vai aparecer quando para o espectador, e se as anotações vão sair de linha, o que os donos dos vídeos vão fazer com vídeos mais antigos que incluem incentivos a ações no próprio conteúdo do vídeo?

Bom, essa resposta fica para outro dia…

Para já, a questão é: você está pronto para começar a usar os cards?

Como colocar cards do YouTube nos seus vídeos

Se você já usou anotações no passado, o processo para usar cards será bem intuitivo. Para qualquer um que nunca tenha usado nenhum dos dois, eis as instruções do YouTube:

  1. Entre na sua conta do YouTube e visite o Video Manager.
  1. Clique no botão Edit do vídeo em que você quer colocar cards.
  1. Clique em Cards na barra que fica no alto do vídeo, onde haverá um menu que se abrirá e oferecerá a página de edição.

Screen Shot 2015-07-29 at 12.51.13 PM

  1. Clique em Adicionar card.
  1. Clique em Criar para abrir um diálogo de criação para o tipo de card selecionado. Se você nunca usou essa função para vender produtos ou levar o espectador para um site associado, clique em Permitir para aceitar o contrato Terms & Conditions e poder chegar à criação.

Como ganhar fãs usando os cards do YouTube

 

  1. Coloque um URL que seja válido e que possa ser usado no card escolhido. Esse vai ser o endereço de internet que aparecerá para a plateia.
  1. Faça upload de uma imagem ou selecione uma das que o site sugere. Os formatos devem ser .jpg, .gif, ou .png e o arquivo não pode ser maior que 5MB e será cortado para ficar quadrado.
  1. Edite o título e o texto que vai motivar o público a clicar. Esse texto precisa ter 50 caracteres, no caso do título, e 30 no texto que vai motiva a ação. Saiba que não há possibilidade de costumizar cards de vídeo ou playlist e que todos os textos para motivar o público a clicar também serão a prévia que aparece junto com o card.

Como ganhar fãs usando os cards do YouTube

 

  1. Clique em “Criar card” quando você estiver pronto
  1. Se quiser, programe a hora em que o “teaser” do card vai aparecer no vídeo.
  1. Você pode colocar até 5 cards em um só vídeo e editar os cards quando quiser, clicando em ‘edit’, que fica perto do cartão que quiser mudar, na barra de Cards.

Eu prometo que é mais fácil do que esses passos todos fazem parecer. E você, está animado com os cards do YouTube? Você está fulo porque gasta muito tempo elaborando anotações, e elas agora vão ser tiradas de circuito? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

YouTube Guide

1 Comentário

  1. Pingback : Você conhece o “YouTube para Artistas”? - SomosMúsica

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