Como ganhar dinheiro com sua música no Facebook

O Facebook agora paga músicos e compositores pelo uso do seu som, e a CD Baby fechou uma parceria com eles para monetizar sua música em toda essa rede social. Confira aqui como você pode tirar proveito disso!

Como ganhar dinheiro com sua música no FacebookMonetização de música no Facebook para artistas independentes: O que você precisa saber!

A CD Baby fechou uma parceria com o Facebook para monetizar sua música em toda essa rede social, que ainda é dominante, além do Instagram e do Oculus. Se você é um artista independente, gravadora ou compositor, a CD Baby pode cuidar de você, para que você ganhe todo o dinheiro a que tem direito pelo uso das suas músicas nessas três plataformas.

Do que eu preciso para lucrar com a  minha música no Facebook?

A cada vez que você for distribuir uma nova música com a CD Baby, você terá de escolher, durante o processo de inscrição da sua música, se topa ou não participar da Monetização de Facebook.

Para músicas e álbuns que você já lançou, e que optou por participar do programa de Monetização do YouTube da CD Baby, essas mesmas músicas passarão a estar no programa de Monetização do Facebook automaticamente, conforme os termos listados em nosso Adendo de Sincronização.

Se você NÃO quiser participar da Monetização do Facebook, terá até o dia 31/05/2018 para desativar esse serviço AQUI. (IMPORTANTE: você vai ter que optar por não fazer parte do programa a cada projeto que lançar.)

Os clientes da CD Baby já recolhem direitos de suas músicas no YouTube e a gente espera que o Facebook também gere uma renda significativa para esses artistas.

Com a quantidade imensa de músicas sendo usadas no Facebook, e com a introdução de um sistema que evita problemas de direitos autorais, essa mudança vai ser enorme para o mercado fonográfico — e não é uma vitória apenas para os grandes; os músicos e compositores independentes também vão sair ganhando.

Se você é um artista da CD Baby, é fácil começar a recolher o dinheiro que sua música gera no Facebook

O Facebook vai fazer o primeiro pagamento aos donos dos direitos autorais nos próximos meses e, como dissemos acima, muitos dos clientes da CD Baby não terão de mexer um dedo para começar a recolher seu lucro.

A CD Baby pode te ajudar a ganhar dinheiro com música no Facebook de dois jeitos

Dependendo de o que você fez na música, há duas fontes de renda que o Facebook oferece a artistas e a compositores. Para ter certeza que sua música pode ser usada no Facebook e que você está recolhendo todos os direito autorais a que tem direito, use as seguintes ferramentas:

Há dois tipos de direitos autorais envolvidos no uso da sua música no Facebook

A gravação sonora

Um direito autoral deve ser repassado ao dono da gravação sonora original para que essa gravação possa ser usada pelo Facebook.

Aproveite a Monetização no Facebook que está incluída nos planos de distribuição Standard e Pro da CD Baby.

A composição

Quando uma gravação sonora é licenciada para ser usada no Facebook, a composição por trás dela também ganha um direito autoral. Esse dinheiro é de direito dos editores/compositores.

Se os seus direitos de edição já são administrados pela CD Baby Pro Publishing, a gente vai recolhê-los para você. Se você não estiver na CD Baby Pro Publishing, faça um upgrade agora mesmo!

Como cliente Pro, você também contará com nosso auxílio para recolher direitos autorais de edição que são quase impossíveis de serem recolhidos por artistas independentes, como os direitos de:

  • Atividade de “streaming” no mundo todo
  • Downloads internacionais
  • Reproduções no YouTube
  • E mais

De novo, com o plano CD Baby Pro Publishing você estará pronto para recolher os direitos autorais tanto da gravação sonora, tanto no Facebook quanto no YouTube, Spotify, e mais plataformas.


YouTube Guide

3 Comentários

  1. ronaldocmusicas@gmail.com'
    by Ronaldo Cordeiro on Fevereiro 5, 2018  13:03 Responder

    Bom dia!fico feliz por todas essas novidades e agradeço, sou compositor tenho em torno de 400 louvores e outras composições, tenho alguns modelos de louvor no youtube e facronaldocordeirolouveres e grupo mas os recursos são pouco.
    desde já agradeço.

    Ronaldo Cordeiro.

    • by Paula Humphries on Fevereiro 22, 2018  17:55 Responder

      Obrigada você, Ronaldo, por acompanhar nossos posts. Abraços :)

Comente

Seus email não será publicado.