Como fazer vídeos com a arte do seu CD para suas canções no YouTube

Os novinhos hoje usam o YouTube mais do que qualquer outro site para ouvir e descobrir músicas. E você quer os novinhos como fãs, não quer? Então aprenda a fazer clipes de TODAS as suas músicas em uma tarde, no blog SomosMúsica

Screen-shot-2014-07-16-at-12.07.27-PM-1Por Chris Robley

Músicos independentes estão ganhando cada vez mais dinheiro com o uso da sua música no YouTube. A cada três meses, a renda de anúncios no YouTube que o CD Baby paga a seus artistas cresce enormemente.

A plataforma gigante de “streaming” já virou o destino de escolha de fãs jovens de músicas, e a plateia mais velha está indo nessa direção rápido. É por isso que  a sua presença no YouTube pode ser o componente mais importante na sua divulgação.

Mas você não consegue ganhar dinheiro no YouTube se sua música não puder ser achada no YouTube.

Um remédio para isso é encorajar que seus fãs façam “upload” de vídeos próprios no YouTube, usando sua música. Através do programa de monetização no YouTube da CD Baby, o YouTube vai fazer uma identificação sonora da sua música, colocar propagandas nesses vídeos e te pagar a renda que for gerada com isso.

Mas outro jeito simples de conseguir colocar sua música no YouTube é criar vídeos com a arte do CD, para todas suas músicas.

O que é um vídeo de arte de álbum?

Um vídeo de arte de álbum é simplesmente um vídeo no YouTube que consiste do áudio de uma das suas canções associado à imagem da capa do álbum. Se você realmente quiser ser chique, pode usar um slideshow com fotos da banda e pôsteres de shows, mas não precisa se empolgar; se você tem um catálogo de sons antigos grande, a solução será criar esses vídeos, subi-los no seu canal de YouTube e começar a ganhar dinheiro o quanto antes.

Aqui vai um exemplo de vídeo com arte do álbum para uma das minhas canções:

Então, como você cria um videoclipe com a arte do álbum? É superfácil.

[Para usar o Garageband, corra a página mais para baixo e tenha dicas fáceis.]

1. Abra o iMovie ou outro programa de edição de vídeo similar.

2. Crie um novo projeto.

3.Descubra a duração da sua música. Escreva o tempo de duração.

4. Arraste para o programa ou abra nele a imagem de capa do seu disco. (No iMovie você pode escolher fotos nas suas pastas do iPhoto clicando no ícone de câmera).

5. Se estiver usando o iMovie, clique em “clip adjustments” na imagem que está dentro do projeto.

6. Mude a duração para o tempo que durar sua música. (Em alguns programas você terá de calcular esse total em segundos, e não em minutos e segundos; então uma faixa de dois minutos acaba sendo uma faixa de 120 segundos).

7. Use as ferramentas de cortar ou de girar tpara fazer a imagem ficar do jeito que você quer, na hora de aparecer na tela do vídeo.

8. Arraste para o projeto o arquivo de som, ou abra-o. (No iMovie você pode acessar os arquivos de som do iTunes clicando no ícone com notas de oitava). Dependendo do programa, você tem de ser bem cuidadoso e arrastar o arquivo para o início do projeto.

9. Faça ajustes necessaries de áudio à canção usando as funções o programa. (Espero que suas preocupações com volume e equalização já tenham resolvido esses problemas durante a mixagem.)

10. Faça uma prévida do vídeo Veja o vídeo para ter certeza que nenhum trecho “dá pau”.

11. Exporte o vídeo e suba-o no YouTube. (Alguns programas de vídeo te permitem subir diretamente no YouTube.) Se você puder exportá-lo em um h.264 codec, ainda melhor, porque isso toca bem no YouTube.

12. Coloque notas e anotações relevantes no seu vídeo no YouTube. Inclua a URL do seu site ou da página do álbum no CD Baby no comecinho de todas as descrições dos seus vídeos no YouTube, para que ela apareça sem que seja preciso apertar o botão “mostrar mais”.

Ok. São muitos passos, mas eu prometo que é mais fácil fazer na prática do que parece pelos passos. Quando você pegar a manha, será capaz de criar vídeos com arte do CD em minutos. Bom, na verdade pode demorar um pouco mais do que isso se suas músicas durarem 5 minutos ou mais, na hora de exportar o vídeo — mas a montagem vai consumir só uns minutinhos.

Você também pode fazer seus vídeos com arte do CD usando Garageband, já que ele dá a opção de criar podcasts. É basicamente só importar a arte do seu álbum e jogar o mp3; depois exportar a coisa toda como um quicktime .mov.

Se você criar de fato um vídeo com a arte do álbum, queremos muito vê-lo (e ouvi-lo). Deixe o link na seção de comentários, abaixo.

E também tenha a certeza de que está ganhando dinheiro com suas músicas no YouTube; inscreva-se no progama de monetização no YouTube da CD Baby


 

YouTube Guide

2 Comentários

  1. malforea@distintivoblue.com'
    by I.Malforea on novembro 6, 2014  13:46 Responder

    Aqui uma versão "full album" da nossa coletânea "Early Days":

    https://www.youtube.com/watch?v=KAJtbd-vI1g

  2. Pingback : O YouTube e o sempre confuso mundo de Art Tracks (as faixas com a capa do disco) - SomosMúsica

Comente

Seus email não será publicado.