Como Fazer Marketing da sua Música Módulo 1: Como Chamar a Atenção da Imprensa

Quer ser manchete de jornal? Então comece a trabalhar por isso: o Blog SomosMúsica te dá cinco dicas essenciais para chegar junto à imprensa e conseguir que blogs, sites, revistas e jornais falem do seu som.

Por Chris Robley

Sendo relações públicas de si mesmo

Por que é importante que sua música seja noticiada pela imprensa? Simples: atenção positiva da mídia (e às vezes até atenção negativa da mídia) pode te ajudar a aumentar exponencialmente o alcance do seu som. Você pode colocar na frente de uma audiência que não conseguiria de outro jeito coisas como: a história da sua banda, a arte do seu álbum ou uma foto.

Como chegar na imprensa musical

Então, quem estaria disposto a pensar em você como pauta, tocar sua música ou escrever uma resenha sobre ela?

* Jornais locais ou semanários da região

* Revistas de arte ou de música dos entornos

* Programas de jornalismo da TV local

* Rádios cumunitárias, de faculdades ou online

* Podcasts

* Blogs de música

* E muitos outros

Como você pode entrar em contato com a mídia?

Na realidade, é mais simples do que você pode pensar .Há cinco regras básicas para fazer relações públicas de um artista independente:

1. Entre em contato com a pessoa certa

Garanta que você saiba o nome certo e o endereço exato de e-mail ou de endereço para os diretores de programas relevantes, anfitriões de podcasts, editores de música etc.

2. Mantenha suas sugestões de pauta curtas e doces

Como se diz por aí, “não entedie o público: chegue de uma vez no refrão!” Já passe a mensagem  nas primeiras frases, de quem você é e por que as pessoas podem se interessar por sua música. Siga a isso um parágrafo que dê informações que apoiem sua teses, links para a sua música e informações complementares (release para imprensa online),e depois já de despeça.

3. Seja educado, nunca insistente

Se você abordar alguém da maneira errada, eles não vão te ajudar. É senso-comum. Se eles responderem com um “não, obrigado”, fique calmo e tente não levar para o lado pessoal. Pode ser que essas pessoas tenham muita coisa para se preocupar agora.

4. Faça ‘follow up’

Se você não tiver resposta das pessoas para quem mandou depois de uma semana, pode ir em frente e mandar outro e-mail perguntando se eles tiveram a chance de ouvir sua música. Você conhece o ditado que bebê que não chora não mama!

5. Responda

Se alguém te responder com perguntas para uma entrevista, um pedido de outro MP3 ou fotos, ou quiser que você apareça no ar, responda essas pessoas JÁ com um gracioso “é claro que sim!” — e depois vá quebrar tudo!

—–

O que funcionou para você? Você já conseguiu chamar a atenção da imprensa fazendo sua própria relação pública? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

Para mais dicas de como fazer o marketing da sua música, baixe nosso guia GRÁTIS:

6 Comentários

  1. junio18@hotmail.com.br'
    by junio alves on fevereiro 12, 2016  00:32 Responder

    tenho 4 musicas compostas por mim mais nao gravei nenhuma ainda por favor eu tenho condiçoes de conseguir um apoio mesmo nao tendo condiçoes para isto?

    • by Marcos Chomen on fevereiro 23, 2016  19:32 Responder

      Junio, voce tem que procurar parceiros que acreditem no seu trabalho. Obrigado!

  2. team@thekrakenmusic.com'
    by The Kraken on fevereiro 25, 2016  16:43 Responder

    Olá
    Sou brasileira, 22 anos, sou uma nova cantora internacional independente, mas já com algumas parcerias, inclusive minha segunda musica com uma gravadora na Italia, no ritmo Pop está sendo considerada um Hit por uma coletânea da Universal Music como hit do verão europeu de 2016..
    Descobri agora o blog porque quero fazer a publicidade da minha carreira no brasil e inclusive dessa musica, mas aqui eu ainda não sei como proceder...
    Obrigada
    The Kraken

    • by Marcos Chomen on fevereiro 25, 2016  20:17 Responder

      Oi The Kraken (não sei seu nome hehe). Nosso blog é para dar dicas a artistas e não fazer publicidade de artistas. Espero que nossas dicas ajudem, para o que quer tem que procurar uma agência, produtora, etc... ou usar nossas dicas de DIY. Obrigado!

    • oficialrdg021@gmail.com'
      by Rdg on janeiro 15, 2018  19:07 Responder

      Olá The Kraken, eu sou produtor de música eletrônica e estou trabalhando num álbum com 10 músicas. Estou buscando uma cantora pra fechar parceria. Caso se interesse, meu e-mail para contato é oficialrdg021@gmail.com

  3. tomportocontato@yahoo.com.br'
    by Tom Porto on setembro 19, 2016  15:15 Responder

    Salve galera,parabéns pelas dicas são bastante uteis. é mais ou menos o que eu já faço também, tem dado super certo
    ja cheguei a gravar um video clip em londres gastando muito pouco,fiz entrevistas em varias radio do Brasil.

Comente

Seus email não será publicado.