Como fazer e cuidar de uma página de artista no Facebook

O Facebook é a maior rede social do momento. Por isso, é fundamental que a sua página de artista esteja bem-cuidada e atualizada, com posts feitos de maneira correta. Assim, você vai conseguir alcançar um maior número de fãs e obter os retornos desejados.

como-fazer-e-cuidar-de-uma-pagina-de-artista-no-facebook
Confira as dicas que elaboramos para você cuidar de sua página de artista no Facebook:

Faça uma página
O primeiro passo é transformar o perfil em fan page. É contra as leis do Facebook ter um perfil de artista. Transformando-o em página, a credibilidade entre os fãs também aumenta. Além disso, uma página não precisa começar do zero. É possível migrar o perfil para uma fan page e continuar com o mesmo número de fãs/amigos. Você encontra mais informações aqui.Só é preciso tomar cuidado, já que depois de realizado o processo, não é possível voltar atrás.

Links
É importante colocar o link da loja digital onde as músicas estão à venda na descrição, no campo “sobre”. Assim, a primeira coisa que os fãs visualizam e podem clicar quando entram na página é o link mais importante.

Imagem de capa
Atualizar a imagem de capa com frequência é bem importante, pois é o que mais chama a atenção do fã, quando ele acessa a página. O mais indicado, neste caso, é utilizar fotos em alta resolução e, de preferência, no formato PNG. O tamanho da imagem padrão é 851 x 351 pixels e 150 DPI.

Fotos de show
Além de postar fotos de shows, também é interessante postar fotos da plateia e de quem foi ao evento. Assim, as pessoas podem se marcar nas fotos e a página acaba alcançando mais usuários no Facebook, aumentando a visibilidade do artista e, consequentemente, a quantidade de fãs na página.

Eventos
Criar eventos na página, através da tab “Eventos”, ajuda a organizar e divulgar a agenda de shows. Através deles, os fãs também podem convidar amigos para as apresentações, proporcionando ainda mais visibilidade para o artista e seus shows.

Vender música
Ao fazer upload de singles e álbuns no CD Baby.com, o artista pode, em alguns minutos, configurar sua loja diretamente dentro do Facebook e vender suas músicas também por lá.
Saiba como fazer isso aqui: http://bit.ly/1bJgDFX

Anúncios
Não é segredo para ninguém: o Facebook cobra por anúncios, e eles dão muito retorno para o dono da página. É possível segmentá-los para os locais em que o artista atua e mais faz shows, bem como para o público de artistas ou grupos semelhantes. Também é aconselhável selecionar amigos de fãs para o anúncio impactar, pois é muito mais fácil uma pessoa curtir uma página quando já tiver um amigo curtindo. Variar entre anúncios que divulguem um post específico (especialmente quando trata-se de ações ou shows) e que levem direto para a página é importante.

Conteúdos exclusivos
Os fãs gostam de ver fotos e vídeos de backstage de shows, ensaios e estúdio. Além de ser um conteúdo interessante, aproxima artista e fã.

Fotos funcionam melhor que links
Sempre que for divulgar link de músicas, notícias ou vídeos, é fundamental postar uma foto também. Fotos dão um retorno melhor nas postagens. Só não pode esquecer de dar os créditos para o fotógrafo.

Promoções
Sempre que for possível, é interessante fazer sorteios de ingressos para shows, camisetas e outros produtos. Uma ótima dica são os download cards do CD Baby, que funcionam muito bem em ações promocionais. Saiba como fazer: http://bit.ly/12vyU4B

Equilíbrio nas postagens
Quando você estiver divulgando um show, o artista não deve postar diversas vezes o mesmo flyer. Não é interessante forçar a divulgação, pois corre-se o risco de poder fãs e diminuir o edgerank do Facebook. O mais indicado é criar maneiras diferentes de divulgar a ação, como criando teasers e vídeos convidando o pessoal, além de divulgar fotos da última vez em que tocou no local ou na cidade onde será o show. Usar a criatividade é fundametal, pois o importante é a interação e, não, a quantidade de postagens.

Cada post é único
Esta é para completar a dica anterior. Cada postagem deve ser feita com um objetivo específico, buscando sempre fotos diferentes e materiais exclusivos para cada ação. A ideia é fazer de conta que cada postagem é um outdoor, que ficará exposto na página. Usar os recursos do Facebook para destacar imagens ou fixar um post no topo da página ajudam a dar visibilidade às postagens.

 

Ganhe Dinheiro Guide

9 Comentários

  1. pilarbatista@bol.com.br'
    by vanderlei Batista on julho 31, 2013  23:31 Responder

    Gostei mas como faço e,não tenho que pagar nada pra armazenar no site?e a musica se for vendida eu pago mas se nao nao né?

    • by Cd Baby on agosto 1, 2013  11:56 Responder

      Olá, Vanderlei.
      Saiba mais sobre nossos serviços acessando o link: https://somosmusica.com.br/voce-sabe-o-que-e-o-cd-baby/

      Ali você encontra todas as informações necessárias sobre valores, pagamentos e passo-a-passo.

      Abraço!

  2. diegodofank@hotmail.com'
    by diego styfller on novembro 28, 2013  16:22 Responder

    http://www.youtube.com/watch?v=4o-XFzG-eF0 essa é nova musica quer vai fazer sucesso logo logo com fé em deus meu numero é 019995374784

    • mmdesign92@gmail.com'
      by mmm on outubro 10, 2016  15:09 Responder

      feliz 2007, miguxo!!!

  3. casper.branner@gmail.com'
    by comofazer facebook on Fevereiro 4, 2015  03:20 Responder

    Ótimas dicas Tracey, já me cadastrei para receber os emails do Somosmusica!
    Minha imagem de capa ficou bem melhor agora no tamanho exato

  4. hickham2@gmail.com'
    by Mauricio on Maio 8, 2015  14:15 Responder

    Acho que uma dica também é o pessoal ficar esperto agora que o Facebook cortou o alcance orgânico das publicações. Talvez focar no perfil pessoal, no caso e ser música e ter vários seguidores no perfil pode ser uma opção melhor que criar uma fanpage.
    Tem várias fanpage de músicos independentes, que compraram vários fãs com Facebook Ads, e não alcançam nem 5% da audiência que tem na página.

    Uma das coisas que ainda tem resultado na minha fanpage são os vídeos, que realmente parece que o Facebook entre mais.

  5. wes11.corinthians@hotmail.com'
    by Wesley Rodrigues on dezembro 24, 2016  20:29 Responder

    Sei que é chato compartilhar esse tipo de comentário, mas essa é uma forma de divulgar um Fã Clube que tenho sobre uma banda, ela se chama Little Dragon e não tem muita visibilidade aqui no Brasil, mas eu amo esta banda e queria encontrar mais fãs, a pagina esta aqui: https://pt-br.facebook.com/littledragonbrasil/

  6. renanimagem@gmail.com'
    by Renan barbosa on Março 1, 2018  01:59 Responder

    oLÁ!
    Obrigado pelo conteudo!
    ENntrei numa onda que to tentando dropar".. ainda está - online . caso estiver manda um sinal de fumaça ae!
    Grato!

Comente

Seus email não será publicado.