Como estrear seu videoclipe no YouTube com a ferramenta Premiere

Estenda o tapete vermelho para cada um dos seus assinantes no YouTube: a nova ferramenta que permite agendar e divulgar a grande estreia dos seus vídeos.

Estenda o tapete vermelho para cada um dos seus assinantes no YouTube: a nova ferramenta que permite agendar e divulgar a grande estreia dos seus vídeos

Por Chris Robley

O YouTube lançou uma ferramenta de “premiere”, para todos os seus espectadores poderem assistir a um vídeo novo juntinhos, quando ele for lançado.

Umas semanas atrás, o Facebook anunciou que a ferramenta de agendar a estreia de um vídeo estava disponível para todos.

O YouTube correu atrás rapidinho, e adicionou uma opção de “premiere”, que por enquanto está restrita a alguns criadores de conteúdo.

Em breve, quando você for subir um vídeo no YouTube, terá a opção de marcar uma estreia, ou uma “premiere”, como eles chamam

O YouTube diz:

Fazer uma premier do seu vídeo é uma nova ferramenta que permite fazer upload de um vídeo e marcar sua estréia, criando expectativa para sua estreia, com uma página que você pode compartilhar.

Como fazer a estreia de um vídeo no YouTube

Primeiro, você só consegue fazer essas coisas em um Desktop. Um computador ou laptop. Seus espectadores, entretanto, vão conseguir assistir seus vídeos e comentar em qualquer plataforma: iOS, Android, celular, computador etc.

  1. Clique em “upload” para subir um vídeo no  YouTube
  2. Escolha “Scheduled”, ou “Agendado” no menu
  3. Faça o upload do vídeo
  4. Enquanto o vídeo estiver subindo, clique no botão “premiere” e escolha a data em que você quer que o vídeo seja publicado
  5. Coloque o nome do vídeo, a descrição e o thumbnail, aquela imagem estática que vai aparecer para representar o vídeo
  6. Depois que o vídeo tiver sido processo, aperte o botão “premiere”

Isso vai criar uma página com um link compartilhável para ver o vídeo na hora da estreia, e é nessa mesma página que o vídeo vai estrear. Essa página é pública, então você pode compartilhá-la, começar um papo e divulgar sua estreia!

Como divulgar a premiere de um vídeo no YouTube

O YouTube aconselha a:

  • Conversar com os espectadores na página que vai exibir seu vídeo pela primeira vez, antes durante e depois a estreia
  • Crie expectativa distribuindo o link da página de estreia do seu vídeo em redes sociais, e-mail etc.
  • Peça que seus espectadores criem um lembrete para o dia!
  • Peça aos assinantes do seu canal que cliquem no “sininho”

 O que acontece numa premiere?

Um aviso de “tune in”, ou “confira”, vai ser enviada para qualquer espectador que assinou o seu canal uns 30 minutos antes do começo da estreia. E daí vai começar uma contagem regressiva. Quando a contagem-regressiva terminar, começa o seu vídeo.

Você tem que estar ali durante a sua estreia, e entrar na conversa! Seus comentários vão ficar destacados no alto da janela de mensagens, já que você é o criador e dono do vídeo.

Depois que a premiere acabar, esse vídeo vai entrar para o arquivo, como qualquer outro vídeo e poderá ser usado em playlists, mostrado na página do seu canal, e mais.

E você, como vai usar as premieres do YouTube? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.


Comente

Seus email não será publicado.