Como escrever um e-mail de apresentação perfeito (e por que isso é importante)

A primeira impressão por e-mail é a que fica… Ou a que faz os outros vazarem e nunca mais voltarem. Uma lista com as 5 coisas que o primeiro e-mail que você vai mandar para um fã tem de ter.

Como escrever um e-mail de apresentação perfeito (e por que isso é importante)

Por Cheryl B. Engelhardt

Fazendo marketing da sua música por e-mail: Como se faz uma boa mensagem de boas-vindas?

Um e-mail de boas-vindas é a mensagem que você escreve e programa para ser mandada automaticamente para os fãs que assinarem seu mailing. E esse e-mail é um DOS MAIS IMPORTANTES e dos que mais são abertos. A taxa de leitura de uma mensagem de lista de e-mails fica entre 15% e 25%, enquanto o percentual de pessoas que abrem um e-mail de boas-vindas está na casa dos 80%! E a razão para isso é simples: as pessoas querem saber no que elas se inscreveram, se vão receber links para músicas, uma lista de tarefas, um vídeo de bastidores ou só um e-mail escrito por você.

Essa é uma baaaaaaitaaaa oportunidade de aproveitar ao máximo seu e-mail de boas-vindas. Então o que ele precisa ter?

Alguns erros comuns que eu vejo em e-mails de boas-vindas:

  • Ele tem um link para o leitor fazer download de algo, e nada mais.
  • O e-mail conta A HISTÓRIA INTEIRA DA VIDA DO MÚSICO.
  • A formatação é ruim, então a mistura de cores e de fontes diferentes confunde o leitor.
  • O e-mail é enviado para várias de uma vez, em vez de um por um.

Todos esses erros impedem que você nutra seu relacionamento com os fãs, ao invés de construí-lo. O que, no fim, é o objetivo de ter um maling.

Então vamos, passo a passo, montar o e-mail de boas-vindas perfeito.

5 coisas que você deve incluir em um e-mail de boas-vindas

Elogio.

Eles acabaram de fazer o que você queria que fizessem. É hora de você agradecer. Reconheça que o seu leitor fez uma coisa muito legal, e elogie ele por isso. Lembre-o do sentimento bom que é fazer algo legal.

As pessoas gostam de ser elogiadas. E gostam de se sentirem heróis. Vai por mim.

O que fazer agora.

O leitor pode precisar de direcionamento sobre o que fazer para receber o prêmio que você havia prometido. Dê as instruções claramente. Se for um arquivo em formato zip para ele fazer download, para onde esse arquivo vai depois que for baixado? O que vai acontecer se ele clicar no link “Download”?

Dê instruções claras, deixe as pessoas se sentirem confortáveis e você já estará no caminho certo para um relacionamento abençoado.

Peça que eles façam algo.

Esse algo pode ser: clicar no seu site, compartilhar o link para entrar no seu mailing nas redes sociais deles, ou qualquer outra coisa. Quando você pedir que o seu leitor faça algo, e ele de fato fizer essa coisa, você estará se colocando no papel de autoridade confiável. E isso aumenta o laço que você criou com o seu fã.

E, depois das pessoas criarem laços com você, primeiro abrindo um e-mail e depois clicando em algo que está nele, você começou um treinamento: para ele ficar conectado com você por muito tempo.

O que esperar de você.

Você vai continuar mandando e-mails.

IMPORTANTE: se você segmentou a sua lista para que pessoas de países europeus recebam um e-mail de boas-vindas distinto, é aqui que você precisa pedir a permissão deles para continuar mandando e-mails, para se adequar às regras da GDPR. Quer saber mais sobre isso? Leia AQUI.

Você quer seus assinantes saibam que vão continuar recebendo bons conteúdos, como as histórias das suas músicas, perfis dos músicos da banda, a oportunidade de palpitar no processo criativo etc.

Conte isso para eles, assim eles vão ficar esperando os e-mails e conte que também de vez em quando vai pedir que eles comprem CDs, ingressos para shows ou que entrem na sua página do Patreon. Quando esse e-mail CHEGAR mesmo, ele não será uma interrupção, mas será algo esperado. (De novo, se você estiver perdido em como criar e compartilhar esse conteúdo, há um curso para isso, o Rock Your Email List,  em que a gente te ajuda.)

Um título irresistível.

Você quer que o título faça a pessoa abrir o e-mail. Se eles acabaram de se inscrever em um mailing porque queriam ganhar algo, deixe claro que é com aquele e-mail que eles ganham essa coisa.

Não seja pomposo ou fofo no título, ou as pessoas podem deixar de abrir. E, se as pessoas não abrirem, não vão chegar até o link com seu brinde. E não vão conhecer melhor a sua música. Tudo isso depende do título.

Não faça textão!

Por fim, seu e-mail deve ser curto e bom. Não escreva páginas e páginas antes de colocar o link com o download prometido. Você tem de escrever com a sua própria voz, e escreva como se estivesse falando com UMA PESSOA. (muitos músicos me mandam mensagens como se estivessem falando com uma plateia— “Obrigado a todos pelo apoio e por se inscrever no meu mailing. Vocês, meus fãs, são o motivo de eu querer fazer arte e…” blá, blá, blá.) Leia em voz alta. Se parecer que você está falando com um amigo, provavelmente vai funcionar com seus fãs

E é por SUA CAUSA que as pessoas entraram nesse mailing. Seu e-mail de boas-vindas é o lugar perfeito para você dar o próximo passo no relacionamento com seus fãs.

Se você quer ver o e-mail de boas-vindas que a Cheryl anda usando, ele está no maravilhoso site Rock Your Email List,  que te ensina todo o caminho das pedras dos e-mails, do começo ao fim. Ou você pelo menos pode fazer download do livro de graça dela inthekey.co/masteringemail.


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