Como dividir suas fotos de Instagram em mosaicos e ganhar suspense

Uma imagem vale mais do que mil palavras. E várias imagens? A gente te ensina a criar mosaicos no Instagram, um jeito de passar sua mensagem com mais impacto e mais beleza. No SomosMúsica…

Como dividir suas fotos de Instagram em mosaicos e ganhar suspensePor Chris Robley

Divida suas imagens em mosaicos no Instagram para ganhar mais fôlego na hora de compartilhar a capa do seu CD, pôsteres de show, anúncios de festivais e lançamentos de videoclipes.

Daqui a algumas semanas, eu vou lançar um single, e eu quero conseguir que o maior número de pessoas dê  “pré-ouvir” na música no Spotify, para que ela entre na lista de músicas que eles vão ouvir, e toque assim que for lançada.

Um jeito óbvio de divulgar um single ou álbum antes do seu lançamento é compartilhar a imagem de capa. Mas, em vez de apenas postar a imagem de uma vez em cada rede social, com um link para a onde possam colocar sua música em “pré-ouvir” no Spotify,  eu decidi dividir a foto de capa em azuleijos menores que podiam ser postados um por um no Instagram e, por causa do jeito previsível que o Instagram mostra as fotos na página principal do seu perfil, elas se juntariam no fim de uma semana, formando a imagem da capa como se fossem peças de um quebra-cabeça.

Isso me deu várias oportunidades de avisar às pessoas que minha música vinha vindo, e elas podiam colocar em pré-ouvir, enquanto eu compartilhava aos poucos a capa do álbum e, espero, tenha deixado meu público curioso o suficiente para querer ouvir o som.

Você pode dividir uma foto em azulejos para compartilhar:

  • A capa de um álbum ou um single
  • O pôster da festa de lançamento de uma música
  • As datas de uma turnê
  • Uma imagem interessante de um videoclipe que vá lançar
  • Ou quase qualquer outra coisa que valha a imagem

Eu vi a banda Wilco usar essa estratégia no Instagram para anunciar as datas da sua turnê de festivais Solid Sound Festivals uns anos atrás

Para dividir suas imagens, use uma dessas ferramentas:

  • Pic Splitter Esse app é super simples, e existe para dispositivos iOS: permite dividir uma imagem maior em mosaicos.
  • 9square for Instagram Esse app para dispositivos Android permite que você corte suas fotos e as coloque direto no Instagram.
  • ImageSplitter Esse é um site grátis em que você pode fazer upload de uma foto, escolher o tipo de mosaico que quer e fazer download de um arquivo comprimido (zip) com os pedaços do mosaico. Note que: os arquivos de imagem criados pelo site não estarão sempre numerados na ordem em que devem ser subidos no Instagram, então confira o passo número 10 abaixo.

Dez dicas para dividir suas imagens de divulgação:

1. Essa tática funciona melhor no Instagram

Como eu disse acima, o Instagram tem um jeito padrão e previsível de mostrar suas fotos na página principal do seu perfil. Então o Instagram  parece o lugar óbvio para experimentar essa técnica de dividir uma foto e remontá-la depois, pedaço por pedaço. Você poderia tentar fazer a mesma coisa no Facebook ou no Twitter, mas não sairia de uma maneira natural e, além disso, eu acho legal quando um artista de quem gosto tem uma tática exclusiva para uma rede social.

2. As imagens divididas têm de estar em sequência, então seja paciente!

Isso só vai funcionar se você postar as imagens em sequência, e na sequência correta. Se você estiver planejando fazer isso durante uma semana, mas tiver vontade de postar uma outra foto irada no meio da semana (de um esquilo voador ou de você mandando ver num burrito), bom, você terá acabado de cortar o fluxo de fotos, e elas não vão mais formar uma imagem grande.

3. Se sua imagem final for quadrada, divida-a em nove azulejos menores.

De novo, esse é o formato mais natural para caber na tela do Instagram. Então monte uma grade de 3×3 (para ter um total de 9 imagens).

4. Comece com a imagem na maior resolução que tiver…

… porque você está prestes a dividir pedacinhos muito menores dessa imagem original.  Pode acontecer de ela ficar pixelada ou um pouco borrada, mas tente evitar isso começando com a imagem na resolução mais alta que tiver à mão.

5. Os azulejos têm de ser postados do canto inferior direito para o canto superior esquerdo.

Se você quer construir a imagem final corretamente, tem de postar os azulejos, ou cada pedacinho, na ordem correta. Presumindo que você tenha dividido sua imagem numa grade de 3×3, você teria de subir as fotos do Instagram nessa ordem:

  1. Canto inferior direito
  2. Foto do meio da linha inferior
  3. Canto inferior esquerdo
  4. Foto da direita da fileira do meio
  5. Foto do meio de todas
  6. Foto da esquerda da fileira do meio
  7. Foto da direita da fileira de cima
  8. Foto do meio da fileira superior
  9. Foto da esquerda da fileira de cima

6. Contextualize na legenda, sempre.

Se os seus seguidores estiverem só passando pelo seu feed de fotos, um azulejo sozinho pode parecer uma coisa esquisita, ainda mais se uma palavra estiver cortada nele. Está tudo bem, desde que você use a legenda para explicar que a imagem é daquele jeito DE PROPÓSITO. É importante contextualizar cada foto porque não pode esperar que todos os seguidores do Instagram tenham percebido o que está acontecendo ali.

7. Você pode precisar usar duas calls-to-action (instruções do que fazer).

Se alguém estiver só dando uma olhada no seu feed de fotos, essa pessoa vai precisar saber que pode ir para a sua página principal do Instagram para ver como o mosaico de peças ficará. Essa é a instrução número 1. Depois, se você for usar cada post como instrução para uma ação (pré-ouvir no Spotify, venda de ingressos de shows, aumentar os views dos seus vídeos, fazer sorteio de brindes etc.), você vai precisar transformar esse segundo pedido na legenda da foto também — e pense em usar a biografia do seu perfil de Instagram  para colocar a segunda call-to-action, com o endereço do site em que o seguidor vai poder fazer o que você pede.

8. Não se esqueça das hashtags.

Nunca se esqueça. Hashtags fazem com que você entre em contato com comunidades muito além dos seus seguidores do Instagram.

9. Compartilhe a novidade do que está fazendo no Instagram — mas sem compartilhar as fotos — em outras redes sociais.

Se você quiser, pode fazer avisos no Facebook e no Twitter para lembra a galera que você está construindo uma história no Instagram.

10. Confira de novo a ordem dos seus azulejos.

Os pedaços da imagem podem estar na memória do celular, ou numa pasta no seu computador. De qualquer jeito, armazene eles de uma maneira que fique fácil de ter acesso e postá-los na ordem certa, como eu já frisei no passo 5, acima. Se você puder, compare os azulejos à imagem original e reconstrua a ordem deles na sua mente antes de COMEÇAR A POSTAR.

Bom, isso deve ser mais informações do que você jamais pensou que precisaria para fazer mosaicos com suas fotos no Instagram, então tá aí!  Se ainda assim você tiver uma dúvida, é só perguntar aqui embaixo.


Comente

Seus email não será publicado.