Como Construir uma Equipe para Apoiar sua Carreira Musical

Você não é a Mariah Carey, mas pode precisar de uma equipe de 16 pessoas se quiser ser bem-sucedido. Ótimos músicos chegam ao sucesso, mas amparados sempre por uma equipe. Saiba de que ajuda você precisa no Blog CD Baby

shutterstock_93958540-1Os 16 membros de um time musical de sucesso

[Este post é um capítulo do guia “Get More Fans: The DIY Guide to the New Music Business”, de Jesse Cannon e Todd Thomas.]

Falar em equipe pode te lembrar os papos chatos de empresas, bem no estilo do seriado “Os Aspones” ou das tirinhas do “Dilbert”. Mas fique tranquilo que, quando eu falo de equipes, estou só me referindo a um bando de gente que trabalha junto — como uma equipe esportiva. Eu prometo que não há lógica de firma aqui, nem exercícios como se deixar cair para trás e esperar o colega de trabalho te segurar..Todos nós sabemos que isso seria impossível de ler.

Quer você queira ter todo mundo trabalhando para você diretamente ou contratar as pessoas a partir de uma agência, você precisa de  uma boa equipe. Há muitos empregos ligados ao trabalho do músico de sucesso.  Todo mundo deve estar em sintonia e fazendo um bom trabalho para que você tenha sucesso, então você quer encontrar companheiros de equipe que sejam animados e talentosos como você.  Lembre-se que você e seus músicos podem fazer esses trabalhos por si sós, mesmo sendo famosos. E não importa se os cargos serão distribuídos pelas pessoas da banda ou se você vai terceirizar cada um deles, essas vagas precisam existir.

Você quer encontrar pessoas apaixonadas, auto-motivadas e competentes para preencher cada uma das vagas.  Talvez seu baixista faça design gráfico como hobby e possa cuidar bem da parte de imagens da sua banda. Seu baterista pode estar a fim de ser o gerente do grupo, pensando que um dia poderá fazer isso como carreira ou só esperando alguém com mais experiência chegar para tomar seu lugar. Não há jeito “certo” de preencher essas vagas, mas no fim você precisa de gente esperta e focada no futuro da sua banda. Os elos mais fracos da corrente sempre arrebentam e trazem seu grupo para baixo.  Um time forte motiva todo mundo a ir além e melhorar o trabalho. Recrutar pessoas cheias de talento é essencial para alcançar todo o potencial do seu som e dar aos seus fãs o que falar.

Membros da Equipe

Abaixo vai uma lista de funções de equipe que você precisará. Não há nenhuma regra que dite que cada um desses papeis tenha de ser preenchido por uma pessoa. Na verdade, no começo, você pode ter de fazer todas elas por si mesmo. Conforme você for crescendo essas tarefas vão ficar grandes demais e você vai precisar delegar para alguém. Conforme você for angariando fãs, vale ter profissionais que se saiam bem e consigam acompanhar esse crescimento. Neste livro eu vou explicar como achar as pessoas certas para cada função.

1. Músicos  –  Até você ter fãs e dinheiro para pagar profissionais para fazer os trabalhos, terá de fazê-los você mesmo. Os músicos da sua banda são parte crucial e terão de te ajudar a tapar esses buracos até que você tenha estrutura. É assim que você fará as coisas funcionarem no começo, gastando pouco. Vale ressaltar que se um dos músicos não for muito animado com a função dele, isso pode contaminar a equipe e afetar o trabalho de todos. Então você deve tentar motivar a equipe e tentar manter o navio andando para a frente, com todos entusiasmados. Ou seus parceiros podem achar outros músicos mais animados para trabalhar.

2. Empresário –  Quando pinta uma oportunidade de negócio, não importa de onde ela venha, é obrigação do seu empresário tentar aproveitá-la o máximo o possível. Seu empresário é o que conecta a equipe. Ele é o polo para onde você tem de se espelhar para ver se todos estão em harmonia e animados.

Seu empresário também é responsável pela parte financeira da sua banda, por coordenar a agenda e todo mundo estar no lugar certo na hora certa e pela infra-estrutura de trabalho. É obrigação do seu empresário cuidar para que, se alguém faltar, o trabalho dessa pessoa seja feito por outra. No próximo capítulo discutiremos as atribuições de um empresário com mais calma. Seu empresário é de longe a pessoa mais importante na equipe, sem contar os companheiros de música.

3. Agente de shows – Um dos funcionários mais difíceis de encontrar é um bom agente, que tenha competência. Por causa disso, muitos músicos são obrigados a agir como seus próprios agentes. Seu agente irá marcar suas turnês, tomar conta dos pagamentos dela e tentar te encaixar em shows de outras bandas maiores. Enquanto é difícil encontrar um bom agente, seu papel é crucial para um músico cujo forte são os shows ao vivo para ganhar fãs.

4. Advogado – Quando estiver ganhando dinheiro e abraçando novas oportunidades, você precisará de um advogado para analisar os contratos. Geralmente, você vai querer lidar com só um advogado para todos os assuntos. Muitas vezes, bandas contratam um advogado e o pagam uma porcentagem do dinheiro que vem com os contratos que ele analisa. Um advogado também negociará sua música para licenciamento e outros usos.

5. Selo ou gravadoral – Se você escolher assinar contrato com uma gravadora eles tomarão conta de vários aspectos da sua carreira. Ihoje em dia, não são mais mil e uma utilidades como costumavam ser. A maior parte das gravadoras vai te fornecer um publicitário, distribuição, algum dinheiro para marketing e –se você tiver sorte– promoção em rádios e em vídeo.A maior parte dos contratos vai te ajudar a abrir novas portas, com ajuda da gravadora. Alguns selos vão muito além dessas funções, já outras são menos proeminentes. Cada gravadora faz suas próprias regras, e há poucos pontos universais nos contratos, o que dificulta ainda mais saber se você está conseguindo um negocião ou não.

Enquanto assinar um contrato com gravadora pode parecer na sua cabeça a solução de um problemão, hoje em dia é só mais uma peça do quebra-cabeças. Se bem utilizado, vai ajudar sua carreira a progredir e muito. Mas, se você não se aproveitar de ter estrutura ao lado, não vai te ajudar muito e você será mais um daqueles artistas que assinaram um contrato e não deram em nada.

6. Distribuição –  Se você não assinar com uma gravadora, vai precisar de uma distribuidora para colocar sua música por aí Distribuidores colcoam sua música à venda em lojas físicas e virtuais. Muitos distribuidores tentam emplacar artistas promissorem em bons lugares de venda. Criar um relacionamento positivo com eles pode ajudar muito.

7. Publicidades – Fazer a publicidade de um artista é um trabalho que consome tempo, exige know how de marketing e boas conexões. Escrever um sem-número de e-mails e mandá-los para lugares que podem falar sobre você é um trabalho sem fim. Ter alguém talentoso e com contatos que possam abrir portas fazendo isso é uma ótima coisa para sua carreira.

8. Promoção em Rádio –  Promover sua música no rádio ainda é um grande jeito de entrar para o grupo dos conhecidos. Fazer isso sozinho pode ser difícil, a não ser que você queira focar em rádios locais e on-line. Mas artistas independentes podem fazer isso bem, ainda mais agora que rádios on-line ganham espaço das de verdade.

9. Promoção em vídeos – Promover seus vídeos pode ser um grande passo na hora de conseguir mais audiência. Enquanto divulgar para canais de TV por si só é quase impossível, você consegue dar conta de divulgar on-line–de longe o jeito mais poderoso e forte de divulgação hoje em dia.

10. Design Gráfico – Músicos usam designers para diferentes propósitos no correr de suas carreiras, então é bom você contratar uma pessoa que consegue lidar com os diferentes tipos de design de que você precisará. Sites,propagandas, adesivos produtos da sua banda e CDs. Tudo isso precisa de trabalho de design gráfico. Isso pode ficar bem caro, então ter um bom relacionamento com um ótimo designer ou aprender a fazer você mesmo pode ser útil.

11. Desenvolvimento de Web –  Às vezes seu designer gráfico também pode projetar seu site. Mas independente disso, você vai precisar de alguém para lidar com a programação de rede. As tarefas dele também podem compreender fazer aplicativos promocionais para fazer marketing da sua música ou te fazer um ótimo site.

12. Editora –  Sua editora de músicas pode te ajudar muito em novos negócios, como licenciamentos, contratos e fazer seu dinheiro chegar a você.

13. Fornecedor de produtos –  Se você vai vender produtos da sua banda, precisará de alguém para fazê-los e mandá-los para quem os comprar pelo site.

14. Engenheiro de estúdio e produtor –  Enquanto vários músicos mudam esses profissionais de disco para disco, ter um profissional para te ajudar a gravar versões alternativas de músicas, conteúdo musical e onde o usar é útil. Saber fazer você mesmo algumas dessas funções é extremamente útil.

15. Cinegrafista – Se você vai postar no YouTube vídeos de música, de bastidor ou qualquer outro tipo de conteúdo, alguém terá de filmar e editar isso.

16. Equipe de turnê – Se você está em turnê com uma banda, você vai precisar de uma equipe que te ajude na estrada. De gerente de turnê a quem cuida de mercadorias à venda, técnico de guitarras e de bateria,  cara do som, iluminador e  incontáveis outros profissionais, a depender do tamanho da sua equipe.

Para mais informações sobre esses profissionais e como eles ajudam músicos independentes, cofira o  Get More Fans: The DIY Guide to the New Music Business , guia para músicos independentes começando nos negócios, escrito por Jesse Cannon e Todd Thomas.

Como você construiu uma equipe para ajudar na sua carreira?  Que papeis você ainda desempenha sozinho? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

42 Comentários

  1. waltergalaxias@gmail.com'
    by waltergalaxias@gmail.com on março 5, 2014  11:37 Responder

    Eu tenho 14 músicas gravadas e não sei como vende las no mercado do CD BABY.
    È uma nova linguagem com se agente estivesse falando com á natureza.
    Preciso de uma orientação.

    • by Tracey Gill on março 5, 2014  17:08 Responder

      Olá! Para começar acesse www.cdbaby.net, crie uma conta de artista e cadastre suas músicas. O pessoal do atendimento ao cliente poderá lhe assistir melhor em relação a suas dúvidas. Por favor, envie um email para cdbaby@cdbaby.com e informe o nome de usuário da sua conta para que possamos melhor ajuda-lo. Obrigada!

  2. skapto@skapto.com.br'
    by Carlos on março 5, 2014  20:48 Responder

    Gostaria de saber por qual motivo vocês não trabalham com a Beatport. Parece uma empresa tão bacana...

    • by Tracey Gill on março 5, 2014  21:01 Responder

      Porque eles só querem música eletrônica :/

  3. henriquealfredo@gmail.com'
    by Henrique Alfredo on maio 27, 2015  16:41 Responder

    Adorei esse artigo, um dos melhores que eu já vi! Esse site com certeza é o melhor. Estou me preparando para meu lançamento no mercado musical brasileiro, mas não sei por onde começar... Estou triste, com vontade de desistir, só que 95% de mim quer continuar. Só penso nisso, só pesquiso isso, mas é realmente algo difícil, ainda mais pra mim que moro em cidade pequena. Mas mesmo assim, parabéns!

  4. henriquealfredo@gmail.com'
    by Henrique Alfredoo on maio 27, 2015  16:50 Responder

    Adorei esse artigo, um dos melhores que eu já vi! Esse site com certeza é o melhor. Estou me preparando para meu lançamento no mercado musical brasileiro, mas não sei por onde começar... Estou triste, com vontade de desistir, só que 95% de mim quer continuar. Só penso nisso, só pesquiso isso, mas é realmente algo difícil, ainda mais pra mim que moro em cidade pequena. Mas mesmo assim, parabéns!!!

  5. carloscarty@gmail.com'
    by carlos carty on julho 29, 2015  18:42 Responder

    Parabéns pelo post, será que existe algum banco de agentes/vendedores de show no Brasil? porque é tão difícil de acha-los?

    • by Marcos Chomen on agosto 3, 2015  19:53 Responder

      Algumas tentativas de sites que tinham artistas, agentes/vendendores, produtores etc... não deram certo infelizmente. Esperamos que indústria fique mais madura e aceite pagar por esse serviço (que é o ocorre fora do Brasil e funciona). Obrigado!

  6. alexandre-abc@hotmail.com'
    by Alexandre Lima on novembro 28, 2015  18:44 Responder

    Olá, gostaría de lançar uma música profissional com clipe e tudo mais se for possível como vocês fazem?

    • by Marcos Chomen on dezembro 7, 2015  16:41 Responder

      Alexandre,
      Nós somos um distribuidor digital. Voce tem que procurar uma produtora. Abs!

      • ivanaholanda1@hotmail.com'
        by ivana on julho 21, 2016  21:34 Responder

        Boa tarde
        Como vcs fazem essa distribuição ?minha filha e cantora

        • by Marcos Chomen on agosto 1, 2016  17:54 Responder

          Oi Ivana. Veja aqui https://somosmusica.com.br/saiba-como-funciona-e-como-se-cadastrar-na-cd-baby/
          Obrigado!

  7. contatosloucosporjesus@yahoo.com.br'
    by Elias Marcos on fevereiro 24, 2016  15:17 Responder

    Quero disponibilizar gratuitamente, as canções do nosso primeiro album musical como forma de tornar a banda conhecida e também para que a banda adquira credibilidade no mercado musical, pois ninguém nos conhece. Qual a melhor forma e quais os principais sites que eu poderia disponibilizar nosso trabalho?

    • by Marcos Chomen on fevereiro 25, 2016  20:15 Responder

      Elias, o ideal é você distribuir a álbum digitalmente para todas as plataformas. Isso vai aumentar suas chances de sua música ser descoberta além de posicionar profissionalmente o seu álbum que vai estar disponivel no Apple Music, Spotify, Deezer, Napster, Google Music, etc.... Isso traz credibilidade. Você pode colocar gratuitamente o download de uma faixa em seu site de artista e claro que no Youtube (todo o album, faixa por faixa). Muita gente ouve música no Youtube (como voce sabe) e gratuitamente, porém ao distribuir conosco geramos o Content ID e voce vai receber por essas execuções. Você deve divulgar em suas midias sociais para todas as plataformas. Espero ter ajudado! Para distribuir veja esse post https://somosmusica.com.br/saiba-como-funciona-e-como-se-cadastrar-na-cd-baby/

  8. jujubasa3@gmail.com.br'
    by juliana on fevereiro 26, 2016  14:25 Responder

    gostaria muito em saber como faço para administrar uma banda. e principalmente ensaio em grupo gostaria também saber como vender minha própria musica, qual é o começo para iniciar uma banda de verdade tem que estudar para o começo de tudo e como faço para abrir meu próprio négocio com a musica

  9. lauroreisoficial@gmail.com'
    by Lauro Reis on março 15, 2016  20:29 Responder

    ola aos dirigentes colaboradores da formação,eu Lauro Reis venho em um trabalho ardo com um dvd e dois cds em carreira solo da musica sertaneja já com trabalhos de radio e tv são paulo e minas,no ultimo trabalho com algumas participação de alguns nome já consagrado,não consigo um empresario,não encontro um agenciador ,temos uma produção de mil cds independente ,ha publicação no yotub ,no facb,sou compositor ,o primeiro cd é regravação o segundo cd só de autoria parece que estou com os olhos vedado não encontro uma saída eu não queria desistir ,mas parece é dar murro em ponta de faca ,por favor se puder acender um ponto de luz ficarei grato abs

    • by Marcos Chomen on março 23, 2016  19:34 Responder

      Lauro, a indústria mudou e não é só voce que passa por essa dificuldade. Estamos todos aprendendo a sobreviver na nova indústria e procurando novos caminhos. O primeiro passo é alinhar as expectativas. Onde voce quer chegar? E quem voce quer ser? Um grande astro ou artista que tem seus fãs e vive deles e conquista mais a cada dia e paga suas contas e consegue viver se seu trabalho? É uma questão muito importante pois temos vários artistas desconhecidos que vivem de sua música e não são super astros que aparecem na Globo, mas vivem felizes, pagando suas contas e fazendo seu trabalho. Eu acho que a partir dessa resposta voce deve procurar o caminho, as pessoas corretas para o seu objetivo. É uma opinião alinhada com os novos tempos. Obrigado!

  10. clifmaia@hotmail.com.br'
    by Lucas on abril 11, 2016  16:01 Responder

    Olá, adorei a matéria. Tenho uma banda de reggae com seis integrantes, e além de nos aperfeiçoar na musica em si, todos os membros tem vontade de fazer algum curso tecnico que auxilie a banda. Poderia me ajudar em relação as areas que seriam de grande proveito pra minha banda, tipo, marketing, eletrônica, produção musical etc, pois estamos meio perdidos em relação a que tipo de profissionais uma banda precisa além dos músicos claro, pra poder fazer grandes shows e ter melhor qualidade no nosso som.

    • by Marcos Chomen on abril 18, 2016  14:36 Responder

      Lucas, voce está em que cidade?

  11. electroboybouss@gmail.com'
    by Electro boy Bouss on abril 17, 2016  01:53 Responder

    eu sou moçambicano mais preciso de uma editora brasileira sera que vocês podem me ajudar ?



    já tenho muitas músicas já canto profissionalmente e uma das minhas músicas esta fazer sucesso ai em Brazil pode confirmar isso pesquisando " Electro boy - hoje há festa no meu Biva "

    já recebi vários email, ligações, mensagens no Facebook brasileiro a pedir minha atuação num dos seus show eles pensaram que eu fosse brasileiro ou dum outro país mais morando lá.


    Meus contactos:
    whatsapp: +258848405497
    Facebook: Electro-boy Bouss
    Twitter: @electroboybouss
    instagram: @electroboybouss

  12. cantormiqueiasnascimento@gmail.com'
    by MIQUEIAS NASCIMENTO on junho 9, 2016  19:24 Responder

    Sou Cantor Miquéias Nascimento e gostaria que me ligassem

    031 986803258

    quero saber como trabalham

  13. freirehelder42@gmail.com'
    by Hélder Freire on junho 13, 2016  20:00 Responder

    Eu gostava de conseguir um empresario so pra ver se eu tenho chance em ser cantor, nem que seja só pra conversar por mail, : freirehelder42@gmail.com

  14. exata.servicos@outlook.com'
    by Itallo André on julho 17, 2016  21:27 Responder

    olá... eu sou musico desde criança e hoje em dia percebo o quanto a musica pode me ajudar profissionalmente... então ano passado comecei a trabalhar com uma dupla como empresario deles. hoje tenho uma pretensão de expandir minha marca e oferecer suporte na parte digital de músicos, cuidando da crianção de artes, divulgações via Facebook e mídias digitais.
    qual a dica para que eu possa ter sucesso nessa caminhada? em que exatamente preciso focar pra que eu não seja apenas mais um no mercado? obrigado!

    • by Paula Humphries on agosto 17, 2016  21:08 Responder

      Olá Itallo,

      Recomendo que dê uma olhadinha nesses guias que oferecemos gratuitamente aos nossos artistas para que possam melhor administrar a divulgação de suas carreiras. https://pt.members.cdbaby.com/musician-guides.aspx
      Esses guias contém muitas dicas boas que podem ser válidas para você e aplicadas na carreira da sua dupla seus artistas. Em breve estaremos publicando um novo guia bem legal que inclui conselhos voltados para artistas que vivem nessa era de música digital. Fique de olho em nossos emails e nesse link que te passei. Não temos uma data marcada, mas no final do mês essa nova apostila vai estar disponível.

      Sucesso!

  15. isadora.bottin-6@hotmail.com'
    by Alano Mar on agosto 2, 2016  00:46 Responder

    Como posso me tornar um empresario de banda? Que profissão... Me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    • nscmntandy@gmail.com'
      by Andy Nscmnt on abril 29, 2017  07:42 Responder

      Entre em contato comigo pelo Whats
      041 19 9 8151 0845

  16. Jesikadanielly@gmail.com'
    by Jesiak danielly lopes dos santos on novembro 29, 2016  15:38 Responder

    Oi meu nome e jesika quero gava minha musica. Quer um pessoa muito bao para mim

  17. osvaldosolar@bol.com.br'
    by Osvaldo de Araujo on fevereiro 19, 2017  20:47 Responder

    Boa tarde!
    Quero entrar no ramo de empresariar e custear artista,qual a dica de onde começar???
    Grato

    • by Paula Humphries on março 6, 2017  18:17 Responder

      Oi Osvaldo! Tudo depende da sua experiência e do conhecimento que já tem sobre esse mercado. Talvez você possa começar a visitar casas de shows para conhecer artistas e bandas que possam estar em busca de representação artística. Boa sorte!

    • nscmntandy@gmail.com'
      by Andy Nscmnt on abril 29, 2017  07:43 Responder

      Chama no Whats
      041 19 9 8151 0845

    • nscmntandy@gmail.com'
      by Andy Nscmnt on abril 29, 2017  07:45 Responder

      Chama no Whats
      041 19 9 8151 0845

    • le-gta22@hotmail.com'
      by Leonella Martins on março 26, 2019  19:18 Responder

      Olá meu nome é Leonella Martins e sou cantora de música sertaneja, gravei meu 1° trabalho agora que são 2 músicas, ficou muito top...mas preciso de apoio, alguém que possa me ajudar e crescer juntos!
      Se vc puder me ajudar ou se conhecer algum empresário, entra em ctto por favor (12) 982534107 Whatsapp

      • erikap@cdbaby.com'
        by Erika Parr on março 28, 2019  08:37 Responder

        Oi Leonella! Infelizmente não temos um contato de um empresario para você. Mas te desejamos muita sorte e se quiser distribuir sua musica, considere a Cd Baby! :)

  18. j.izael@hotmail.com'
    by JOÃO DA MADRUGA on março 14, 2017  15:01 Responder

    Sou compositor, cantor, produtor e arranjador das minhas musicas. Divulgo na ReverbNation, Facebook, Twiter etc. estou precisando de empresário. Tenho meu escritório para fechamento de contrato departamento jurídico e nota fiscal. Gosto de fazer a minha apresentação com play back som eletrônico para diminuir despesas. Preço a combinar.
    Att. J. da Madruga

  19. nscmntandy@gmail.com'
    by Andy Nscmnt on abril 29, 2017  07:41 Responder

    Entre em contato comigo pelo Whats
    041 19 9 8151 0845

    • maryflaviaabreu@outlook.com'
      by mary on maio 30, 2017  01:39 Responder

      Eu sou cantora, e queria saber a opinião de vcs e queria montar um grupo.

      • maryflaviaabreu@outlook.com'
        by mary on maio 30, 2017  01:41 Responder

        meu canal do youtub https://www.youtube.com/channel/UCrozmHlY0p6Ixmyk52baiuw

  20. nickmonterrano@outlook.com'
    by Nick Monterrano on setembro 20, 2017  13:59 Responder

    Sou cantora e compositora Drag, quero muito um produtor pois tenho certeza que iremos crescer juntos, tenho uma musica exclusiva que só de canta-la sei que fará muito sucesso, mas isso só acontecerá se cair em mãos certas, preciso muito de um produtor, fotógrafos, dançarinos e etc... Pra podermos fazer um trabalho legal.
    Ai terei a certeza que a minha musica sera o hit do carnaval <3.
    whatsapp : 11 962687979
    Email: Nickmonterrano@outlook.com

    Rumo ao Sucesso

  21. silvahenrique215@gmail.com'
    by Henrique on janeiro 24, 2018  19:44 Responder

    Gostaria de saber como faço para participar de uma equipe para acompanhar algum cantor !

    • by Paula Humphries on janeiro 26, 2018  19:43 Responder

      Tente buscar agentes ou artistas locais que atuam em sua região para começar essa conversa com pessoas do ramo, Henrique. Participe de festivais de música e outros eventos relacionados para começar a estabelecer relacionamentos na indústria. Boa sorte! :)

    • sibilahpa@gmail.com'
      by Sibilah on junho 20, 2018  17:54 Responder

      Olá, Henrique! Tudo bem?
      Se ler este post, entre em contato com a Renata Coutinho.
      E-mail: sibilahpa@gmail.com

  22. luizpublicidade@outlook.com.br'
    by Luiz on maio 9, 2019  09:33 Responder

    Toco piano, canto, sei algumas coisas (na teoria e prática) sobre produção musical, estudei publicidade e propaganda e entendo bastante de marketing, então muitas coisas eu conseguiria fazer sozinho. O problema é que não sei bem o que fazer com isso, não sei qual o tipo de profissional poderia me orientar sobre o que fazer, quem procurar e como usar isso.

Comente

Seus email não será publicado.