Como aumentar as vendas e criar hype com pré-vendas no iTunes e na Amazon

Faça da sua música um evento pelo qual os fãs fazem fila: a gente dá uns toques de como usar o sistema de pré-vendas do iTunes e da Amazon.

Como aumentar as vendas e criar hype com pré-vendas no iTunes e na Amazon

Por Chris Robley

Comece “vendendo” suas músicas novas antes da data de lançamento oficial.

Uma pré-venda no iTunes ou na Amazon permite que seus fãs encomendem sua música de uma semana a seis meses antes do lançamento oficial dela. Quando chegar a data do lançamento, seus clientes da pré-venda receberão automaticamente o download e ouvir seu novo álbum.

Todas as pré-vendas serão computadas como vendas do dia do lançamento, então, quanto mais você conseguir fazer pré-vendas, mais alto será seu número de vendas, o que vai aumentar suas chances de entrar nas paradas de sucesso. É exatamente assim que artistas da CD Baby como Tyke T e Shannon Curtis conseguiram entrar nas paradas, os dois lançando sua música de forma independente.

Então sim, uma pré-venda é um ótimo jeito de criar um hype quanto ao seu lançamento, e te dá tempo para chamar a atenção antes do lançamento da música. E levando em conta que tanto iTunes quanto Amazon são o horário nobre do varejo musical, essas semanas ou meses adicionais que você terá lá causam um grande impacto.

Mas uma pré-venda exige um pouco de tempo a mais, e de planejamento. Continue lendo se você quiser saber como aproveitar ao máximo o lançamento do seu próximo álbum.

Dê aos seus fãs a oportunidade de comprar JÁ.

Não desperdice um post em redes sociais dizendo “tem música nova vindo aí” se não tiver uma maneira dos seus fãs FAZEREM algo a respeito (te dar dinheiro).

Com uma pré-venda, você não precisa ficar falando para os seus fãs que vai lançar algo sem oferecer uma solução de compra. Agora — no mês antes do lançamento — sempre que você for falar das suas músicas novas em redes sociais, no seu site, na sua newsletter ou num show, você pode falar para os seus fãs AGORA MESMO onde eles vão comprar.

Detalhes da pré-venda no iTunes

Artistas  que têm álbuns com 11 músicas ou mais podem escolher uma delas para ser um presente instantâneo (“instant gratification”) no iTunes. O  iTunes vai disponibilizar essa faixa para ser ouvida em preview antes do lançamento, e para compra no dia em que começarem as vendas do álbum. A faixa de gratificação instantânea estará disponível para vendas como uma parte da pré-venda do álbum, o que significa que qualquer cliente do iTunes pode comprar a faixa por si só, ou ganhá-la automaticamente quando fizer download de um álbum durante a pré-venda.

Na pré-venda do iTunes (que só é para álbuns) pode funcionar de uma semana a seis meses antes da data do lançamento oficial: a data de lançamento de verdade, que você vai colocar na sua conta na CD Baby. Para poder se cadastrar para a pré-venda, sua data de lançamento oficial deve ser pelo menos 7 dias depois de você ter se inscrito na CD Baby.

Entretanto, a gente recomenda que você se dê pelo menos 30 dias de antecedência para dar conta do tempo de processamento, de inspeção, de entrega, etc. Demora pelo menos cinco dias úteis para que um álbum seja entregue ao iTunes e passe a aparecer na pré-venda. Você vai precisar finalizar o álbum e aprovar a entrega dele antes que ele comece a aparecer.

Detalhes da pré-venda da Amazon

Qualquer música que é entregue à Amazon antes de sua data de lançamento vai aparecer à venda 1-2 semanas depois de você aprovar a entrega. Se essa data for antes da sua data de lançamento oficial, a  Amazon vai colocá-la em pré-venda, mas como “indisponível” para comprar cada música individualmente. O cliente vai comprar a música, mas ela não estará disponível para download até a data específica de lançamento. Quando sua data de lançamento chegar, todas as pré-vendas serão finalizadas e os clientes da Amazon poderão fazer  download da sua música.

Diferentemente do que acontece com o iTunes, não há “música de gratificação instantânea” para se oferecer com cada pré-venda feita na Amazon. Entretanto, a Amazon é um enorme varejista de música e a pré-venda digital deles permite que os artistas capture em muitos clientes nas semanas antes do lançamento.

Planejando-se para a sua pré-venda

Como você já leu aqui, tanto o iTunes quanto a Amazon (e a CD Baby) precisam ser avisados com antecedência se você quiser fazer uma pré-venda. E o que isso significa para você?

1. Não TENHA PRESSA!

A não ser que sua música seja um cover de “Que tiro foi esse?”. Mas, falando sério, não faça o cadastro na CD Baby correndo, esperando que as músicas vão estar disponíveis nas lojas online dois minutos depois de você terminar a masterização delas.

Sim, a gente CONSEGUE fazer que sua música fique disponível no mundo todo super rápido. Mas, depois de gastar tanto tempo e energia fazendo sua música, você também deveria tratar o lançamento com carinho. E isso significa que você deve marcar um lançamento para uma data que permita você aproveitar a pré-venda e fazer divulgação com calma.

2. Escolha uma data realista.

Para conseguir montar uma pré-venda direito, o iTunes precisa de uma data de lançamento ao menos cinco dias úteis depois de a CD Baby entregar sua música. Isso significa que você precisa inscrever sua música com a gente ao menos 7 dias antes da pré-venda começar.

Mas, de novo, não precisa correr. Eu recomendo que você dê uma janela maior de tempo para a gente possa inspecionar seu som (checar suas informações de edição/composição e seus metadados), para o processo de entrega, para te dar uma chance de conferir de novo a grafia do seu nome, o áudio, a arte da capa e para dar à sua equipe um prazo para pensar em como fazer o marketing da pré-venda.

Se for possível, inscreva sua música para distribuição ao menos 30 dias antes da data de lançamento para aproveitar a pré-venda ao máximo.

3. Escolha a faixa que será o presente instantâneo.

Qual é a melhor música para deixar os clientes da pré-compra baixarem agora? Pode não ser seu single que vai virar um hit, mas talvez devesse ser ele.

Escolha essa música com alguma antecedência para não ter de sair correndo

4. Não se esqueça dos feriados.

As plataformas de download digital também emendam feriado. Se você quer que sua música esteja à venda, digamos, para o Natal, você precisa colocar esses dias na conta.

Se você quer lançar sua música oficialmente no meio de dezembro, e começar a pré-venda no final de novembro, isso significa que você vai ter que se preparar para entregar o som bem no comecinho de novembro, porque o pessoal do iTunes (que está sediado nos EUA) geralmente tira uns dias de folga perto do feriado americano de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças).

5. Divulgue seu lançamento assim que a pré-venda começar.

No primeiro dia da pré-venda, faça uma batida completa: posts para redes sociais, os e-mails avisando, os anúncios de redes sociais (se você tiver orçamento para isso) etc.

De novo, é assim que você vai conseguir ter um pico de venda nos primeiros dias, e pode até pensar em dizer para os seus fãs que, se eles comprarem sua música na pré-venda, talvez você pinte em alguma lista dos mais vendidos.

O intuito de uma pré-venda é aumentar a janela de tempo do seu lançamento, te dando mais força

Para começar a vender seu álbum novo em pré-venda no iTunes e na Amazon, inscreva-se na CD Baby agora mesmo!

Se você tiver mais dúvidas sobre pré-vendas, confira a central de ajuda da CD Baby.

Você já teve sucesso com uma pré-venda? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.


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