Cinco dicas de canto para sua voz soar melhor

Na hora de mandar aquela nota forte, você coloca seu queixo para cima e aperta o diafragma? Ihhhhh… Não é o que Cari Cole, uma das melhores treinadoras vocais do mundo, te aconselharia. Vem aprender os cinco segredos dela para cantar melhor já no Blog SomosMúsica

Singer-300x200A treinadora de voz veterana Cari Cole dá cinco dicas de canto para sua voz soar melhor

Este post apareceu originalmente em  “Standing in the Spotlight”, do blog da Cari Cole.
Como sou uma das melhores treinadoras de voz dos EUA, sempre ouço a pergunta, “Quais são suas principais dicas para cantores?”

Bom, eu poderia fazer uma longa lista, e falar aqui por horas. Eu sou mais nerd que um nerd quando o assunto é vocal, e acumulei um monte de truques na minha manga durante os 20 anos que venho treinando cantores… Mas amo um desafio – então fingi que só tinha cinco minutos para contar a vocês minhas principais dicas, e espremi meu cérebro até conseguir bolar um Top 5.

Primeiro: uma das coisas que estou sempre ensinando aos meus clientes é que  a voz é um instrumento dento do seu corpo, e você tem de aprender a usá-lo da melhor maneira possível. É uma coisa muito “física” quando você vai ver de perto.

Ter uma voz forte e para ter consistência vocal, é preciso saber e fazer algumas coisas, e há alguns métodos bem simples que você pode usar agora mesmo para extrair um ótimo som do seu instrumento.

E a verdade é que a maioria dos cantores, mesmo os profissionais, não fazem essas coisas, a não ser que sejam treinados. Eu vou dar essas  dicas de canto a você como se estivesse dando uma aula de voz, aqui e agora.

Então, vá para a frente de um espelho, porque eu vou te pedir que olhe sua mandíbula e a posição da sua cabeça para controlar o movimento enquanto canta.
As Top 5 Dicas de Canto da Cari

1. O “conserto instantâneo”

Esse é um truque rápido que vai fazer sua voz soar melhor imediatamente, então eu o chamo de “conserto instantâneo”. Difa  A-E-I-O-U (e olhe o movimento da sua mandíbula no espelho). Sua mandíbula fechou em alguma das vogais?

É provável que tenha fechado nas letras “E” e “U” –e mais provavelmente nas outras também, se não em todas elas.

Pegue seu dedo indicador e médio e abaixe sua mandíbula uns quatro centímetros– ou, melhor ainda, use a tampa de plástico de uma garrafa de refrigerante ou uma rolha para deixar a boca aberta. Agora fale todas as vogais de novo. E repita mais uma vez (estamos tentando mudar a memória do seu músculo, então quanto mais vezes fizer, melhor).

Agora cante as vogais em um tom. A-E-I-O-U. Sua meta é deixa a mandíbula aberta (com a boca alta, e não ampla) sem fechá-la para todas as vogais. Repita quantas vezes puder. Agra cante a frase de uma das suas músicas – e certifique-se que sua boca se abre na mesma dimensão em todas as vogais. Você tem que treinar isso bastante antes de ficar natural – mas, quanto mais fizer isso, mais rápido fará parte da sua memória muscular.

Você pode ser um dos sortudos que nota a melhora do som já na hora (ficará mais alto e mais potente, com menos reverberação). Se você ainda não sentiu, vai sentir.  Só é preciso um pouco de treino. Você pode estar tensionando sem querer seu pescoço, sua mandíbula ou os músculos da sua garganta – tente relaxá-los e repita de novo.  Da próxima vez que for se apresentar, abra mais sua boca nas vogais, essa é uma das minhas dicas que fazem sua voz melhorar na hora!

2. “Pese” nas notas altas

Quando você for cantar em escala, pense em como um elevador funciona: um peso bem pesado é ligado a uma polia e, quando  esse peso desce, o elevador sobe para os andares superiores. Então o andar mais alto é alcançado quando o peso está no chão. De maneira análoga, você deve usar mais peso (força) nas notas mais altas.

3. Mais poder sem distorção
Quem não quer mais potência sem distorção? Esta é uma daquelas dicas de canto que é fácil de fazer– mais fácil do que as acima.

Tudo o que você precisa fazer é deixar seu queixo levemente abaixado e seus músculos peitorais levemente flexionados (às vezes muito flexionados) quando quer cantar com mais potência. A maioria dos cantores pendem para a frente ou levantam o queixo na hora de dar aquela nota poderosa. Enquanto essa técnica pode funcionar por um tempinho, ela causa problemas vocais. Inclinar seu queixo para baixo não só te faz cantar mais forte e economizar sua voz,  mas também SOA melhor!

Fique na frente do bom e velho espelho. Cante uma escala de “A” , de cima a baixo em uma frase (1-2-3-4-3-2-1). Coloque seu queixo um pouquinho para dentro (mire ele para o chão), É coisa de dois centímetros ou três. Não deixe sua cabeça ir para cima quando for fazendo notas mais altas – mantenha a cabeça firme no lugar. Vá até o ponto mais alto da escala com a sua voz,  mantendo a posição. Note como o queixo quer ir para cima quando você vai para notas mais altas. Mantenha ele plantado. Isso vai te dar mais potência e volume, além de diminuir a distorção. Treine até que vire uma coisa natural!

4. Vibrato
Uma diquinha para seu vibrato funcionar. Fique em frente ao espelho, aperte o peitoral com as duas mãos,  e levante o peitoral para uma posição mais alta do que o normal. Inspire fundo e solte a respiração, mas sem deixar o peito cair. Cante uma nota e mantenha o peito alto pelo máximo de tempo que conseguir. Comece a apertar o peitoral no meio da nota (pressione com força e faça força com o peito contra sua mão). Relaxe a parte de trás do pescoço e mantenha a boca bem aberta quando cantar “ahhh.” Imagine o ar rodopiando na sua boca enquanto mantém o queixo ligeiramente para baixo e o peito para cima.  Lembre-se que usar muito vibrato não é muito bom para canções contemporâneas (pop, rock e R&B). Ao mesmo tempo, não ter nenhum vibrato é ruim. Então, tente acabar as frases com um tom sem vibração, e coloque só um pouco de vibrato. A moral da história é: faça o que funcionar para você.

5. HearFones®
Um bom tom vocal não é conseguido só cantando alto,  é conseguido cantando em volume médio. Um tom bom aparece quando as cordas vocais estão bem fechadas, mas não se encostam.

Liberar muito ar cria um tom “suspirante” e liberar pouco ar dá um som anasalado. A não ser que você queira suspirante ou anasalado como sons de estilo, é melhor se equilibrar entre esses dois tons. HearFones®, um aparelho que faz você ouvir sua voz com mais precisão, te permite se escutar com precisão e achar o lugar entre esses tons.

Ganhe Dinheiro Guide

66 Comentários

  1. david.benicio@hotmail.com'
    by David Benicio on junho 17, 2014  23:19 Responder

    Olá pessoal ,muito boas suas dicas, eu acho que voces deveriam colocar mais informações, para que ,as pessoas que realizassem alguma gravação ,poderiam apresentar um trabalho com uma melhor qualidade ,tanto técnica como musical. e assim obter um melhor resultado de vendagem. e revelar seu talento.

    David Bencio

  2. globocar1985@hotmail.com'
    by adilson noslida on Fevereiro 18, 2015  00:51 Responder

    ola amigos gostei muito das informações, dou aula de canto para tenores e preciso de mais informações para o agudo, muito grato.

  3. francielerokstar@hotmail.com'
    by franciele on Março 5, 2015  03:04 Responder

    Amei agora vou louvar +lindo pra Deus...

  4. demovine@gmail.com'
    by jayce on Março 16, 2015  22:49 Responder

    muito boa suas dicas , tentarei aperfeiçoar minha voz de acordo com suas dicas. obrigada !

  5. oliveirafrancisxobruno@gmail.com'
    by Francisco on Março 20, 2015  22:01 Responder

    Muito boas as dicas... Pena que não funcionaram comigo...

    A técnica do vibrato mesmo...
    Vishy, piorou foi. Tudo

    • by Marcos Chomen on Abril 6, 2015  14:57 Responder

      No nosso blog temos vários posts dando dicas de como promover sua música. Obrigado!

    • lucasantonio_7@hotmail.com'
      by LUCAS ANTONIO DE ARAUJO PEREIRA on julho 23, 2016  16:17 Responder

      Escreva certo, o público vai adorar.

    • jooyce_lima@hotmail.com'
      by Joyce Lima on Março 22, 2018  12:32 Responder

      Seja você mesmo! :)

  6. vi.ni40@hotmail.com'
    by Vinícius on Abril 17, 2015  01:33 Responder

    Obrigado pelas dicas, ajudaram muito. Fica com Deus e Jesus.
    E ainda vão ouvir falar de Vinícius Souza, Deus quiser.

  7. caetanomissiodesouza35@gmail.com'
    by Caetano on Abril 27, 2015  16:42 Responder

    Oi pessoal onde eu posso conseguir um HearFone, por um preço bom??

    • by Marcos Chomen on Abril 30, 2015  15:22 Responder

      Caetano, no Brasil os preços são mais caros como você sabe. É difícil indicar, o melhor é você procurar na Web um serviço confiável. Abs!

  8. gabriellecastelo18@gmail.com'
    by gabrielle on Maio 11, 2015  02:58 Responder

    Olha... Muito boas as dicas, ha um trmpao venho tentando cantar, já me deram dicas pra tipo usar o somdoviolao e tentar imitar o som como um afinador, as vezes acho q da certo mas sempre q eu canta eu sinto q n ta bom, que ta horrível, mas acabei de ler essas dicas, e gostei muito e vou tentar colocar em pratica, minhas voz é um pouco grave, entao, e as músicas q eu gosto são cantadas num tom não MT aconchegante pra mim, e eu consigo cantar em dó... Mas mesmo assim ... Mas espero q isso me ajude mesmo pq quero me sentir bem cantando, e poder sentir que Deus ta se agradando.

  9. marinajoi33@gmail.com'
    by Marina Joice on julho 28, 2015  20:42 Responder

    Adorei as 5 dicas obrigada! Parabéns, vou começar a praticar!

  10. antoniaazevedo241@yahoo.com.br'
    by Carlos on agosto 1, 2015  00:58 Responder

    Gostei bastante dessas dicas, será que tem alguma ferramenta na internet que ajude a melhorar a nossa voz? É verdade que o gengibre ajuda a melhorar a voz mesmo?

    • by Marcos Chomen on agosto 3, 2015  19:54 Responder

      Carlos, o ideal é você procurar um professor de canto. Já o gengibre não sei, se fosse verdade todo mundo no Japão seria bom cantor hehe Abs!

      • Gustavonery13@hotmail.com'
        by Vinicius on julho 7, 2016  02:05 Responder

        É por isso que karaokês fazem sucesso por lá

        • adilson.agmm@gmail.com'
          by adilson magalhaes on julho 22, 2016  18:13 Responder

          Olá !prazer adilson eu achei muito especial e muito bem explicativa essa dica pois sou cantor em voz tenor em coral e aparentimente o qui vocês estão ensinando e o procedimento correto pois pra cantar uma musica tem qui esta preparado e para isso e aplicável todas essas têcnicas e procedimento .abraço fique com Deus

    • fast_nfg@ig.com.br'
      by Pilares do Canto on Fevereiro 13, 2018  20:25 Responder

      Carlos , posso indicar um curso online ótimo que irá ajudar você . Os Pilares do Canto.Valeu

  11. alessandro_0t@hotmail.com'
    by alessandro tt on setembro 24, 2015  00:18 Responder

    Tenho uma duvida...
    Quando treino bastante e uso esse truque de abaixar o queixo,algumas notas altas (principalmnte "i") saem com um chiado, como um fio de voz profundo e com bastante peso,e bem confortaveis,mas só consigo isso as vezes,e com mt,mt treino.oq posso fazer pra firmar essa voz sem tanto esforço
    Obs: nunca forço a garganta.

  12. Stefanne.delmonda@hotmail.com'
    by Stefanne on outubro 15, 2015  17:01 Responder

    Gostei muito ,mas queria sua ajuda por que vai ter um culto na minha igreja aí botaram eu pra cantar a maioria das músicas , acho que não canto muito bem beijos ates mas aguado respostas...

  13. tobanze@gmail.com'
    by António Banze on outubro 19, 2015  20:58 Responder

    Eu amei a explicação. Gostava de saber mais sobre a gestão do ar na hora de espirrar e também de como fazer vibrato. Aqui não percebi bem o exercício (aquela teoria toda)
    Gostava também de perceber como colocar a voz quando vou cantar bem baixinho. Aqui me parece bem difícil

  14. cantorgymatelles@hotmail.com'
    by Gilmar Telles on outubro 28, 2015  04:25 Responder

    obrigado pelas dicas,percebi na hora a diferença,minha voz ficou mais potente ainda,atraves das suas dicas,que Deus te abençoe,obrigado mais uma ves.

  15. railsonaraosamuenho@gmail.com'
    by Railson on novembro 23, 2015  18:23 Responder

    Muito obgdo pela dica adorei,vou praticar então para ter um linda voz para encantar muita gente.

  16. leticia_gat2011@gmail.com'
    by Thaylane on novembro 29, 2015  16:20 Responder

    Meu sonho é ser cantora dez do 7 ano agora tenho 10 ano e agora tou precurando de tudo pro meu sonho e eu nunca vou dezistir disso eu vou tentar de tudo para conseguir esse sonho !!

  17. luciane.9619@gmail.com'
    by LUCIANE on novembro 30, 2015  19:31 Responder

    Estou no começo .. tenho muito que apreender !!
    vou me esforçar baaastaaaante pra louvar bem liindo pra DEUS !! (por enquanto sou apenas uma adoradora)

  18. pedro_15_18@hotmail.com'
    by Pedro Bonfim on dezembro 10, 2015  04:35 Responder

    Eu seguro as notas muito bem !! Mais dizer que não canto muito bem !! Na minha cidade não tem aulas de canto espero que isso possa me ajudar!!

  19. vitor.matheus.2001@hotmail.com'
    by vitor machado on dezembro 17, 2015  00:41 Responder

    cara, gostei muito das dicas, mas minha voz tem um vibrato natural, e o unico jeito de eu fazer ela soar "lisa", é fazendo aquela brincadeira q a gente faz quando "canta opera". sera que tem algum modo de eu fazer que minha voz soe sem o vibrato e q eu nao precise fazer essa "opera" para ela soar lisa?

    • by Marcos Chomen on Janeiro 4, 2016  12:29 Responder

      Vitor, o ideal é você procurar um professor de canto para avaliar sua voz e sugerir o melhor caminho. Obrigado e sucesso!

      • joaocustodiojr@gmail.com'
        by joao custodio junior on novembro 9, 2016  13:56 Responder

        bom dia Marcos, preciso fazer um curso para treinar a voz iniciação em sao paulo podem me indicar um professor

        • by Marcos Chomen on novembro 23, 2016  12:49 Responder

          Olá João, o ideal é voce ir a uma boa escola com professores renomados. O EMT é uma boa escola em São Paulo e fica perto do metro. http://www.territoriodamusica.com/emt/ Obrigado!

  20. zantoni.eb@gmail.com'
    by Zantoni on dezembro 29, 2015  23:48 Responder

    Gostei muito das dicas e vou pratica-las. Obrigado!
    Sou compositor, gravei varias canções, divulgadas no blog: zantoni taxista escritor

  21. juliaomendes13@hotmail.com'
    by Julião Mendes on Janeiro 12, 2016  18:17 Responder

    obrigado, realmente gostei das dicas , façam isso mais vezes

  22. elih.silva96@gmail.com'
    by Elizandra Brandilione on Janeiro 12, 2016  21:59 Responder

    Olá ,meu sonho é ser cantora qual é o primeiro passo que devo tomar ? por favor me ajudem

    • by Marcos Chomen on Janeiro 26, 2016  15:06 Responder

      Oi Elizandra, o primeiro passo é procurar uma escola de canto até para entender seu potencial e que caminho seguir. Estuda música (escolha um instrumento) também é muito importante.

  23. kelianeksa@gmail.com'
    by Keliane Soares Araújo on Fevereiro 3, 2016  14:58 Responder

    Nossa, parabéns pelas dicas!!!

  24. brauliodaferrari@hotmail.com'
    by Braulio Mereciev on Fevereiro 26, 2016  23:46 Responder

    Ola eu quero saber qual é o segredo da qualidade musical em termos de voz e instrumentos.

    • by Marcos Chomen on Março 7, 2016  15:24 Responder

      Oi Braulio, não entendi direito sua pergunta. O segredo é ter uma voz bem treinada e bons instrumentos aliados ao estudo. Para a gravação procurar técnicos de som com experiência e bons equipamentos.

  25. maymvs@hotmail.com'
    by Mayara Marley on Março 11, 2016  13:41 Responder

    Olá!
    HEEEEELP PRECISO MELHORAR
    Um professor certa vez me disse que minha voz é contralto 2, mais na verdade que minha voz não se classifica de tão ruim que é rsrs. Canto na igreja, mais não me sinto satisfeita com minha voz, acho ela muito baixa, não consigo alcançar quase nota nenhuma, há tantas musicas que gostaria de cantar mais nao canto pelo fato de nao conseguir acompanhar o tom da musica.
    As dicas são boas mais nao sei se entendi direito, poderia ter ilustraçoes tambem!
    Vou me dedicar nesses exercicios e espero poder melhorar e compartilhar essa evolução com vocês.

    • myllagatinha10@yahoo.com'
      by Mayara on junho 7, 2016  13:50 Responder

      Mayara,parece q além do nome temos um probleminha em comum rsrs. tbm canto na igreja,mas tenho a voz baixa e quase n encontro músicas q combinem com ela. Vc poderia me dizer o nome das músicas q vc canta????????? Pfvorzinho rsrs .

  26. Josedonacimentos88@gmail.com'
    by Jose de Sousa on Maio 4, 2016  14:20 Responder

    Muito bom.

  27. myllagatinha10@yahoo.com'
    by Mayara on junho 7, 2016  13:56 Responder

    Tbm tenho a voz baixa, e preciso mt de músicas q combinem com ela. Canto apenas na igreja,se alguém souber me avisa!

  28. geisileferreira@hotmail.com'
    by Geisile Ferreira on julho 9, 2016  22:01 Responder

    O MEU SONHO É SER CANTORA QUERO MUITO DESENVOLVER O MEU TALENTO E APRENDER MAIS COM VCS QUE SABEM DE TUDO SOBRE MUSICAS

  29. transciclo16@gmail.com'
    by Florisvaldo on julho 24, 2016  19:29 Responder

    tope essas dicas .o maior segredo agora e so praticar. nao tem outro.

  30. KAPPAMA@HOTMAIL.COM.BR'
    by KAPPAMA@HOTMAIL.COM.BR on agosto 30, 2016  11:51 Responder

    PRECISO DE AJUDA PARA MELHORAR, AS VOZES MUSICAL,E COMO POSSO USAR AS NOTAS,MS.

  31. mviniicio@gmail.com'
    by Marcos Vinício on Janeiro 10, 2017  03:48 Responder

    Parabéns pelo artigo, ótimas dicas, acredito que alcançar as notas mais altas e agudas seja a maior dificuldade das pessoas, mas nada que um pouco de aula de canto mais a prática não resolva, qualquer pessoa pode aprender a cantar bem e afinado, basta aprender da maneira correta.

    Obrigado gostei muito são dicas valiosas.

  32. cursocomomontarumagrafica@gmail.com'
    by FABIANO on Janeiro 19, 2017  23:35 Responder

    Muito Boa as Dicas adoro Cantar

  33. chicoemidio.soares54@gmail.com'
    by francisco Emidio Soares on Janeiro 22, 2017  18:31 Responder

    Existe algum chá específico que possa melhorar a voz? -Tomar gelado faz mal?

    • by Paula Humphries on Janeiro 27, 2017  19:39 Responder

      Olá Francisco! Segue a resposta da Lorna, a autora do artigo!
      "Não existe um chá específico para melhorar a voz. De fato, a maioria dos estudos no assunto de cuidados da voz concluíram que o ideal é evitar bebidas muito geladas (como chá gelado) ou muito quentes. A temperatura extrema dos líquidos acaba agredindo os sensíveis tecidos da laringe e logo depois o corpo produz pigarro como uma forma de lubrificar e proteger-se, o que acaba prejudicando a emissão. O melhor conselho é beber muita água à temperatura ambiente durante as 24 horas anteriores à apresentação. Em breve, vou postar uma matéria especificamente sobre cuidados para a voz. Fique ligado!" :)

      Lorna Earnshaw

  34. edval_marcos@hotmail.com'
    by edval on Fevereiro 15, 2017  13:33 Responder

    Edval 15 de fevereiro de 2017 -10:28. parabens adorei as dicas , acho que vou melhorar bastante ,quando eu for louvar.

  35. contato@constanteevolucao.com.br'
    by Ricardo S. on Abril 13, 2017  13:32 Responder

    Ótimas dicas! Agora é praticar e colher os resultados

  36. gusddiasribero@gmail.com'
    by luis gustavo on dezembro 11, 2017  00:32 Responder

    ERRADO nunca se deve colocar forca quando for fazer agudos pois forca esta ligado a grave quando fazemos agudos nossas pregas vocais sao esticadas pelo nosso musculo cricrotireodeo se esticarmos ele fazendo forca e como se puxase-mos de um lado e do outro causando uma lesao grave na mesma hora o motivo para os cantores pareserem co.o agudos fortes e de estarem usando RESSONANCIA ou no caso de varios gritando que nao usa o cricrotireodio e sim o o musculo ta tireoantenoedio e que tambem esta errado cantar tem que ter levesa e comforto e nunca levanta ou ABAIXAR o pescoco para cantar notas agudas pois tencionamos a laringe e as pregas vocais e travamos os musculos e cantar nao e coisa de top five mas sim coisa de anos meses para estudar eu sei de tudo isso e muito mais e pra saber so disso ja estudo musica ha um ano e dois meses e ainda nao sei de praticamente nada entam a minha dica e estude pela enternete e um professor de canto e fassa exames mensais no otorrinolaringologista e fonoaudiologo fiquem com deus e boa sorte

  37. gusddiasribero@gmail.com'
    by luis gustavo on dezembro 11, 2017  18:38 Responder

    e mais uma coisa nos respiramos pelo DIAFRAGMA E NUNCA pelo peito e pra fazer vibrato é muinto simples basta respirar e sentindo o abdomen ou barriga como e conhecido e respirar e ele inchar como um balao e entam bem baixo e leve num tom confortavel cante A e entam faca o vibrado bem de vagar e facio cante A baixo e depois alto baixo alto baixo alto e va indo mais rapido faca isso todo dia e vai ver que seu vibrato vai sem ao menos voce pensar

  38. crislan_ferreira18@hotmail.com'
    by cooffeeboy on dezembro 19, 2017  13:42 Responder

    Muita boas as dicas, pra quem está começando igual a mim.
    bem explicadas, nada de surreal.
    Todavia, nada supera um bom professor e dedicação nos estudos, mas essas dicas valeram muito!
    Parabéns. Abraço.

    • by Paula Humphries on dezembro 19, 2017  18:40 Responder

      Ficamos felizes de saber que esse artigo te serviu de alguma ajuda! Obrigada por conferir nosso blog. :D

  39. yarafelino345@gmail.com'
    by Yara on Janeiro 20, 2018  16:08 Responder

    tope essas dicas .o maior segredo agora e so praticar. nao tem outro

    • by Paula Humphries on Janeiro 26, 2018  19:37 Responder

      Verdade, Yara! Agradecemos pela visita e o comentário! :)

  40. robert252@ymail.com'
    by Robert on Abril 13, 2018  19:30 Responder

    Excelentes dicas.
    Gostei da dica 2, Pese nas notas altas. O exemplo do peso do elevador deixa bem fácil de entender. Parabéns pelo conteúdo!
    #somostodosmusica

    • by Paula Humphries on Abril 24, 2018  14:59 Responder

      Obrigada pelo comentário, Robert! Adoramos a hashtag! Abs :)

Comente

Seus email não será publicado.