A roda de ideias de música, do Ellis Paul

De onde vêm as boas ideias? De qualquer lugar! E a gente prova isso com a Roda das Boas Ideias de Música, criada por um compositor muito bom chamado Ellis Paul. Vem rodar!

Como usar a Idea Generator Wheel, ou roda de ideias para compositores.

Por  Ellis Paul

A FONTE de ideias de músicas está – literalmente – em todo canto.

A roda de ideias para músicas tem dicas de onde encontrar essas idéias, mas não é só: também vem com toques de ONDE e QUANDO escrever as músicas (horário do dia ou estado de espírito), e encontrar coisas que vão despertar o humor certo para escrever. Nasça com o sol e escreva de manhãzinha! Faça um corujão e componha à noite! Acorde sua alma com um drink! Permita-se o tempo e o espaço necessários para ser criativo.

Se você escrever sobre coisas que são importantes para você, as pessoas vão se importar com suas músicas…então escreva sobre as coisas que ama e mude o mundo, canção por canção!

[Se você quer imprimir sua  Idea Generator Wheel, ou regra criadora de idéias, para pendurar na parede, venha AQUI.]

Aqui embaixo a gente traduziu o texto da Song Idea Generator Wheel, ou roda geradora de idéias, na íntegra…

Escreva Sobre o que Você Conhece

Escreva sobre as coisas que você ama, sobre as coisas que odeia, sobre o que está errado. Tenha um diário sempre com você. Escreva sobre seus relacionamentos, seus amigos, sua família, seus amantes. A ligação afetiva com esses assuntos vai transformar suas músicas em algo cheio de emoção e acreditável. Escreva o que acontece durante seus dias, para depois fazer músicas com isso. Foi sua vida que te transformou em artista.

Livros, Arte, Cinema

Escritores são leitores. Encontre frases de livros de ficção, de poesia ou de não ficção que te inspire a ter suas próprias ideias. Leve seu diário para o cinema e escreva as falas que te inspiram. Vá ver arte: O’Keefe, Rockwell, Van Gogh, Wyeth. Escreva sobre eles. Use a Internet para encontrar escritos inspiradores. Ouça boa música!

Pessoas

Escolha uma figura histórica que você ame: o que fazia dela ou dele uma pessoa única? Foi a origem desse ícone que o levou a ser conhecido? Quais eram as dores e as delícias das vidas deles? Que obstáculos bloquearam seu caminho? Escreva a história deles. Lembre-se de mostrá-los em ação. Deixe que as ações do personagem expliquem quem ele era para o leitor ou o ouvinte. Escreva junto de um amigo!

Seus instrumentos musical

Improvise! Toque até encontrar acordes e rifes que parecem estar sentindo algo. Qual é seu humor? Romântico? Pensativo? Bravo? Associe esse humor a uma pessoa da sua vida. Mude de instrumento. Mude a afinação do seu instrumento. Toque em ré em vez de mi. A mudança é uma estrada que leva a novas ideiais.Toque com poucos acordes. Você só precisa de três acordes e de verdade!

Aleatório

Escreva sobre uma coisa que você roubaria. Sobre seu primeiro beijo. Sua maior vitória. Sua mais profunda derrota. A cidade em que cresceu. As manchetes do jornal de hoje. Uma coisa que não seja humana: um violino, um gato, um trem. Escreve sobre uma viagem pela estrada. Como você vai ser aos cem anos? Um herói, um pecador, um santo. Escreva sobre o que está errado e como concertar. (Woody Guthrie)

VOCÊ

Você é um conduíte! Imagine que todas as suas músicas já existam, e você só precisa encontrá-las. Sai do caminho das músicas, e deixe que elas encontrem suas pessoas, sua vida e fluam. Mantenha suas críticas pesadas fora do caminho das músicas, quando estiver escrevendo a primeira versão. Quanto mais você escrever, maior o fluxo de ideias. Escreva essa primeira versão da música em 72 horas ou menos!


Ellis Paul

Ellis Paul é trovador, compositor premidado, contador de histórias e ilustrador. Ele foi descrito como o compositor mais representativo de Boston. Tem mais de 20 álbuns gravados em estúdio e uma tatuagem com o rosto de Woody Guthrie no braço. Você consegue acompanhar sua agenda de shows, marcar aulas de mentoria e mais no site dele.


Guia do edição musical

 

1 Comentário

  1. Pingback : A roda de ideias de música, do Ellis Paul – Agnaldo Rangel

Comente

Seus email não será publicado.