8 Coisas Para Saber Sobre o Envio de Músicas Para o Spotify Usar nas suas Playlists

Mande o seu som para o Spotify avaliar se quer colocar nas playlists oficiais. A gente ensina como!

 8 Coisas Para Saber Sobre o Envio de Músicas Para o Spotify Usar nas suas Playlists

Existe um jeito de sugerir suas músicas inéditas para o Spotify usar nas playlists dele.

Você não precisa mais sair caçando páginas obscuras na internet, tentando descolar contatos diretos de gente que trabalha no Spotify, nem contar com a ajuda dos búzios para mandar uma música nova sua para a equipe do Spotify avaliar, e ver se tem interesse em usar nas playlists deles.

O Spotify anunciou que vai lançar um processo mais formal e transparente  para quem quer enviar músicas para serem usadas nas suas playlists editoriais — e vai ser algo que você vai poder fazer diretamente por dentro da sua conta no Spotify for Artists,  desde que sua música já tenha sido enviada para o Spotify e seu lançamento esteja com data marcada.

IMPORTANTE: para você CONSEGUIR TER uma conta no Spotify for Artists, sua música já tem de estar no  Spotify. Isso significa que você não vai conseguir mandar a sua primeira música de todas para ser usada em playlists editoriais.

 Colque o seu som no Spotify hoje mesmo!

Suas faixas ainda não lançadas precisam ser entregues para o Spotify antes de você conseguir oferecê-la para a equipe de playlists do Spotify, e você precisa ter terminado o processo de inscrição AO MENOS sete dias antes da data de lançamento da música.

Com a CD Baby, sua música vai ser distribuída para o Spotify, a Apple Music, o iTunes, a Amazon,  a Pandora e mais de 150 outros serviços de música digital.

As 8 coisas mais importantes que você precisa saber antes de mandar sua música para a equipe editorial do Spotify:

1.Você ainda vai precisar de distribuição; esse não é um jeito de entregar sua música diretamente para o Spotify, só um jeito de chamar a atenção da equipe do Spotify para uma faixa que já está no sistema deles. Então, antes de tudo distribua sua música para o Spotify.

 

2.Você só pode mandar uma música inédita por vez, para a equipe do Spotify avaliar se quer usar nas suas playlists. Depois que essa música for lançada, você pode mandar outra

 

3.Enviar uma música inédita para o Spotify avaliar também vai garantir que seus seguidores no Spotify vão receber essa mesma faixa na playlist Release Radar que é atualizada toda sexta-feira –desde que eles já não tenham ouvido a música antes.

 

4.O Spotify quer compilar DADOS para ajudá-lo a achar a música certa para o ouvinte certo — e para as playlists certas. O Spotify afirma que é importante que o músico dê o máximo de informação possível sobre a faixa — gênero musical, mood (clima da música) e os outros dados que vão ajudá-los a decidir onde colocar essa música. Você pode escrever que instrumentos tocam na música, se é um cover ou original, e as culturas a que você e sua música pertencem. Esses dados que você vai passar serão usados junto com os dados que eles já têm sobre você —as outras bandas e artistas que seus fãs curtem, em que outras playlists seu som aparece etc.

 

5.Só dá para mandar música do DESKTOP; esse processo de envio de música não funciona na versão mobile do Spotify for Artists, então nem tente mandar do celular ou do tablet.

 

6.Você precisa mandar o som com AO MENOS sete dias de antecedência da data de lançamento da música, mas quanto mais tempo você der para o Spotify, melhor. Planeje-se!

 

7.Não é permitido enviar músicas que já foram lançadas.

 

8.O processo é GRATUITO, e não existe jeito de pagar para aumentar suas chances

Como mandar uma música para o Spotify avaliar (eis aqui as instruções do Spotify):

  • Faça login na sua conta no Spotify for Artists no seu computador desktop, e descubra quais são suas músicas inéditas nos menus Home ou Profile, que ficam nas abas no alto da página.
  • Clique em GET STARTED (começar), que vai estar ao lado da faixa que você quer enviar para o Spotify avaliar. Ou vá até Profile, clique com o botão direito na música inédita e selecione “Submit a Song” nas opções que vão surgir.
  • Escolha a música que vai enviar.
  • Preencha o máximo de dados que puder sobre a canção. Quanto mais informação a gente tiver, maiores as suas chances!

Você pode ver essa janela acima abrir em pop up da próxima vez que entrar no seu Spotify for Artists.

É bem simples. Se a sua música for ser usada em uma playlist, o Spotify vai avisar por e-mail. Além disso, é bom você checar a aba Playlists que existe no seu perfil do Spotify for Artists de vez em quando, para ver onde sua música está sendo usada.

Eis algumas dúvidas rápidas ainda sem resposta, para terminar:

  • Esse processo vai incentivar os músicos a lançar mais singles?
  • Será que essa novidade vai acabar com o papo de jabá que existe no mercado?
  • Os artistas que estiverem lançando álbuns vão aproveitar essa ferramenta para dizer ao Spotify que música eles preferem trabalhar?
  • Você vai criar o hábito de mandar suas músicas desse jeito?

Dê sua opinião nos comentários aqui embaixo e boa sorte!

 


Ganhe Dinheiro 
Guide

 

7 Comentários

  1. viliprimoseven@gmail.com'
    by Virgílio on outubro 17, 2019  09:06 Responder

    Nunca abrem link no meu Spotify for Artists para eu enviar um lançamento. Então não consigo enviar nada. O que está descrito aí em cima não aparece no meu Spotify for artists. Já desisti. Pena

    • erikap@cdbaby.com'
      by Erika Parr on outubro 22, 2019  12:35 Responder

      Oi Virgílio! Espero que esteja tudo bem contigo. É necessário levar em consideração todos os pontos do artigo. inclusive o tempo de envio da sua canção ao Spotify. Se tiver seguido todos os passos, e não tiver conseguido de primeira, eu te conselho a seguir tentando. Tudo de bom!

  2. karyttah@gmail.com'
    by KARYTTAH Banda on outubro 20, 2019  10:32 Responder

    Respondendo:
    Esse processo vai incentivar os músicos a lançar mais singles?
    - Sim.
    Será que essa novidade vai acabar com o papo de jabá que existe no mercado?
    Não.
    Os artistas que estiverem lançando álbuns vão aproveitar essa ferramenta para dizer ao Spotify que música eles preferem trabalhar?
    Sim.
    Você vai criar o hábito de mandar suas músicas desse jeito?
    Sim.

    • erikap@cdbaby.com'
      by Erika Parr on outubro 22, 2019  12:35 Responder

      Aí sim!! obrigada :)

  3. rejanesantos0805@gmail.com'
    by Rejane Santos on novembro 1, 2019  11:56 Responder

    Quero muito passar minhas músicas para os cantores, me ajudem. Obrigada

    • erikap@cdbaby.com'
      by Erika Parr on novembro 5, 2019  07:55 Responder

      Oi Rejane! Tudo bem? Tenta se misturar com a comunidade artística local. Faça contatos, participe de eventos! É a melhor maneira encontrar alguém para colaborar. Boa sorte!

  4. Pingback : Como escrever um bom texto de pitch para playlists | SomosMúsica

Comente

Seus email não será publicado.