6 jeitos interessantes e novos de um músico conseguir criar um nome para si mesmo

No caminho da fama, a música é só uma das coisas que importam (por mais que seja a mais importante). A gente lista outros 6 jeitos de chamar a atenção, e o sucesso, para perto. Vem cá ler!

6 jeitos interessantes e novos de um músico conseguir criar um nome para si mesmoSer um bom músico não é uma coisa fácil de se alcançar.  É preciso dar duro, ensaiar muito e ter paciência. E, mesmo que você chegue no nível de ser um “músico profissional” isso não é garantia de sucesso. Há inúmeros músicos bons por aí, mas nem todo mundo consegue criar um nome para si mesmo.

O mercado da música está hipersaturado de artistas e de bandas de todos os estilos musicais, e a maioria das músicas desses artistas pode ser encontrada  online. Isso significa que é muito difícil atrair a atenção de empresários, produtores e gravadoras, e fazer eles se interessarem pela sua música — não importa quão boa ela seja.

Nesse enorme grupo de artistas e de músicas das quais se pode escolher, fica difícil se destacar e ser notado. É por isso que a gente decidiu te dar alguns conselhos de como conseguir esse destaque, e por que é importante conhecer o aspecto dos negócios da música para ser um músico bem-sucedido.

1. Faça shows criativos

6 jeitos interessantes e novos de um músico conseguir criar um nome para si mesmo

Um jeito de atrair atenção e fazer seu nome rolar por aí é ter um show memorável a cada vez que for se apresentar. É importante que seu som ao vivo seja bom e que durante a apresentação você mostre todas suas habilidades musicais, também é uma boa ideia colocar no seu show um pouco de elementos cênicos, e divertir o público ainda mais.

Você é músico, mas também é uma atração de entretenimento e, se for capaz de animar as pessoas, elas vão se divertir muito mais no seu show e lembrar dele. Para começar, é bom ter elementos visuais que vão representar você e sua marca de alguma forma.

Por outro lado, é essencial que seu palco tenha espaço livre para você se mover e mostrar para o público quem é que manda ali. Você precisa mostrar confiança de algum jeito, e provar para o público que não é tímido É só desse jeito que a plateia vai te respeitar.

[PS do editor: ou você pode encontrar um jeito de usar sua timidez a seu favor no palco, como fazia a  Cat Power no começo da carreira, ou Elliott Smith.]

Conquiste a platéia, converse com eles, peça que eles te ajudem em algumas músicas batendo palmas, pulando ou cantando junto. Crie um número com o pessoal da banda e façam todos juntos algo que vá causar uma impressão legal. Entretanto, não deixe esses elementos cênicos diminuam a qualidade da sua música. A coisa mais importante que você precisa fazer no palco é tocar bem

2. Faça um Blog de coração

Muitos músicos conseguiram chamar a atenção com um blog. Se você achar que tem algo a contar sobre sua música, sua vida artística, conhecimento a compartilhar, fofocar sobre instrumentos, shows, bandas ou qualquer outro assunto ligado a música, pense em criar um blog. É claro que você também vai ter de dar um tapa na sua capacidade de escrever para virar um blogueiro.

A primeira coisa que você precisa lembrar é de não ficar falando o tempo todo sobre sua banda ou sua música, ou as pessoas vão te achar um marqueteiro insuportável. Em vez disso, você deveria abordar tópicos interessantes e, com eles, conquistar um grande público e firmar sua marca como artista.

Não fique pirando muito e faça textos simples e curtos. Fale sobre os assuntos como você falaria com um amigo na “vida real” e mostre sua verdade. Escreva seu blog com leveza. Imagine que está mandando uma carta para um amigo.

Você também pode colocar elementos da sua vida pessoal, tipo como é seu dia a dia. É assim que você vai estabelecer uma conexão ainda maior com as pessoas e fazer eles se interessarem pelas histórias que você tem para contar. Depois de você ter conquistado um público, pode começar a colocar links ou textinhos sobre suas novas músicas no fim de cada post, como quem nada quer, e assim ganhar ouvintes

3. Faça parcerias com outros músicos

6 jeitos interessantes e novos de um músico conseguir criar um nome para si mesmo

Não fazer parte de uma banda e ser um artista solo vai te obrigar a fazer “networking” com outros músicos, e tentar conquistar o máximo de contatos úteis que conseguir. Se você quer que o público te conheça por seu trabalho, primeiro vai ter que ganhar espaço na comunidade da música.

Conheça e estabeleça contato com o maior número de pessoas o possível e tente fazer colaborações. Isso não só pode te ajudar a ser notado (caso seus parceiros já tenham um nome estabelecido), como também te dá a oportunidade de fazer algo diferente e evoluir musicalmente. Quem sabe, você pode até ter idéias para novas músicas

Se uma pessoa gosta muito de um artista, é bem provável que ela vá atrás de outros artistas com quem ele trabalhar. É assim que funciona o mercado de música. As pessoas querem encontrar músicas similares às que elas curtem e fazer colaborações pode ser o melhor jeito de conseguir isso.

Entre em contato com outros músicos, mesmo que você não os conheça, mande o seu trabalho para eles e espere para ver se eles vão responder. Não vai ser fácil, mas quando alguém gostar de o que você faz, você terá a oportunidade de fazer novos contatos ou até de colaborar com um artista que vai fazer sua carreira decolar.

4. Disco de vinil é importante para os loucos por som

6 jeitos interessantes e novos de um músico conseguir criar um nome para si mesmo

Por mais que todo mundo hoje em dia ouça música digital, há bastante gente que aprecia o som de discos de vinil e que amam ouvir música num registro analógico. Não importa o que você esteja pensando, o vinil não morreu, e há uma comunidade crescente de pessoas que preferem ouvir vinil.

Se você está tentando fazer música sem perder a integridade da qualidade, toca seus próprios instrumentos e escreve suas canções, os entusiastas de disco de vinil podem ser o público ideal para você. São pessoas que geralmente amam produção, respeitam uma boa composição e querem ouvir música boa.

Há cada vez mais gente voltando ao vinil, por entender que esse tipo de registro oferece uma qualidade melhor. Pense nisso, porque vender vinil pode dar uma grana.

5. Crie uma presença visual forte

6 jeitos interessantes e novos de um músico conseguir criar um nome para si mesmoAparência também é importante para músicos. Primeiro, porque seu look pode fazer você se destacar, e isso é muito importante. Por outro lado, a sua aparência e a cara de toda sua banda (se você tiver uma) precisa ter um visual adequado ao seu estilo de som e proposta.

Você também precisa ter certeza que todo o material de divulgação da sua banda, inclusive fotos, logomarcas e flyers tenham elementos visuais interessantes que possam atrair a atenção de pessoas e que mostrem que vale a pena ir ouvir você. Seu site, álbuns ou elementos visuais no palco podem atrair a atenção de ouvintes em potencial, que podem curtir sua música, mais do que só curtir sua aparência.

Isso pode ajudar as pessoas a darem um primeiro passo, fazerem download da sua música, ir ouvir seu show num festival ou simplesmente correr atrás de saber mais sobre você. Para muitas pessoas, elementos visuais são a primeira coisa a se notar num artista, e dar a eles uma chance no mar de artistas que está por aí.

6. Conte sua história

6 jeitos interessantes e novos de um músico conseguir criar um nome para si mesmoComo eu disse antes, seu talento para cantar ou tocar guitarra pode ser incrível, mas ninguém vai se importar se não houver uma boa história por trás. Por exemplo, o Bon Jovi começou a tocar aos 13 anos, quando foi fazer aula de violão com o vizinho. Como o Bon Jovi chegou completamente despreparado, ouviu do professor: “você é uma perda de tempo para mim”, e foi dispensado.

Bon Jovi aprendeu uma lição com isso e começou a se preparar sempre depois dessa. É importante que você se represente como músico e conte uma história com seu som, e que também conte sua verdade quando estiver conversando com o público, com empresários, com fãs e com a imprensa.

Para muita gente, esse é o ponto de entrada para o sucesso.  Quando ouvem uma boa história, vão prestar mais atenção a aquele artista e estar preparado para ouvir sua música. É bom que você misture sua história com seu show, e conquiste assim a atenção das pessoas.

Por mais que os amantes de música digam que “som é só o que importa”, as pessoas prestam muita atenção para as coisas que eu listei acima, então você também deveria prestar atenção. Entretanto, essa lista serve apenas para chamar atenção. É sua boa música que vai transformar essas pessoas em fãs, então seu esforço deve estar focado em fazer boas músicas e construir um show memorável


PT-SOMOS-HANA-
DigDistro

 

2 Comentários

  1. emersonfortes@yahoo.com.br'
    by Emerson Fortes on julho 18, 2018  20:59 Responder

    Boa. Mesmo que o principal seja a obra, é bacana ter um contato com os fãs. Porém, é lamentável que o redes sociais estejam bloqueando 99,9% do alcance orgânico. Fica bem difícil interagir com os seguidores dessa forma.

  2. 7rd5ht7x9@hotmail.com'
    by Tangela on julho 26, 2018  18:01 Responder

    Cheers pal. I do apaptciree the writing.

Comente

Seus email não será publicado.