25 jeitos de otimizar seu canal de YouTube

O SomosMúsica fez uma lista completa com as 25 coisas que você precisa fazer para ter um canal de YouTube sensacional.

25 jeitos de otimizar seu canal de YouTube

O canal de YouTube da Walk Off the Earth.

Uma lista de compras (e de ações de graça) para todo músico com um canal de YouTube

O que todos os YouTubers de sucesso têm em comum? Eles criam vídeos incríveis.

Este é o primeiro passo, pelo menos..

Além disso, você provavelmente já percebeu como criadores de vídeos que são inteligentes estão usando o YouTube e suas ferramentas para explorar ao máximo o poder desses vídeos e de seus assinantes.

O seu canal está otimizado? Aqui vai um checklist simples que você pode usar para ter certeza de que você está fazendo tudo o que pode para aumentar o número de visualizações, criar uma audiência leal, e ganhar mais dinheiro com o YouTube.

Um jeito rápido de começar

  1. Escolha um nome para o seu canal — O nome do canal é diferente da URL dele, ou seja, esse nome PODE ser editado. Mas é melhor escolher um nome e ficar preso a ele para ter um branding consistente. Escolha algo curto e marcante (como o nome da sua banda ou o seu próprio nome) e que dê às pessoas alguma dica do que elas vão ver no seu canal. Entre em https://www.youtube.com/account e clique em editar no Google+.
  2. Escolha o ícone do seu canal — Faça o upload de uma foto em formato quadrado, em alta resolução (800×800) que gere reconhecimento e que fique ótima quando mostrada em baixa resolução (então tome cuidado com texto). Essa imagem vai ser o ícone do seu canal por todo o YouTube. Se ele estiver linkado com o seu G+, você pode usar uma foto que você já tinha na sua conta de G+. Você pode acessar isso tudo na página de sua conta do YouTube.
  3. Faça o upload de uma arte para o canal —A arte do canal é o banner/foto de capa que aparece no topo de todo o seu conteúdo. Faça o upload de uma imagem grande (2560×1440) com os elementos visuais mais importantes localizados no centro, na área de 1546×423 (para que eles continuem aparecendo em tablets e celulares). Veja a imagem abaixo para dimensões de vários displays diferentes.

Screen-Shot-2015-04-24-at-10.18.16-AM-1

Garanta que essa imagem tenha personalidade e reflita o seu estilo. Confira algumas dicas do YouTube aqui.

  1. Escreva uma descrição do seu canal — Mova o cursor do seu mouse até o canto superior esquerdo da sua foto de capa e clique em “editar links”. Destaque o conteúdo mais importante que você criou, use palavras-chave relevantes, e insira a sua agenda de shows na descrição.
  2. Adicione o seu site e links de redes sociais na aba Sobre — Os ícones correspondentes vão ser mostrados como arte do seu canal. Inclua links para o seu site oficial, loja ou página de produto, contas de redes sociais, assinatura em newsletter ou páginas de campanhas promocionais.
  3. Defina os “Canais Relacionados” — No lado direito do seu canal, você vai ver os “Canais Relacionados”. Adicione qualquer canal similar ou relacionado ao seu, incluindo canais de outras pessoas criativas com quem você já trabalhou, sua gravadora, etc.
  4. Habilite a “browser view” e discussões— Na página principal do seu canal de YouTube passe o seu cursor no canto direito da tela até um ícone de um lápis aparecer. Clique em “editar navegação no canal” e disponibilize as duas opções.
  5. Selecione ou faça o upload de um trailer do canal — Quando o passo acima tiver sido feito, selecione um trailer para o seu canal. Um trailer é um vídeo pequeno que vai tocar sozinho sempre que um não-assinante visitar seu canal, ele é uma oportunidade para viciar eles!

Seu trailer deve ser informativo e seguir o clima do seu canal (ah, e ele precisa ser curtinho). Você também deve pedir aos visitantes para assinarem o canal. O trailer vai mostrar automaticamente ao final do vídeo um botão para eles assinarem seu canal de um jeito fácil.

  1. Crie seções para organizar o seu canal — Seções são um jeito ótimo de organizar os seus vídeos (por tema, estilo, série, gênero, etc.) e dar aos seus visitantes um jeito fácil de explorar sua página inicial. Seções são compostas por vídeos, playlists ou canais, e podem incluir seus próprios vídeos ou vídeos criados por outros usuários.

Para a maioria dos visitantes, só a sua primeira seção vai ser vista sem a necessidade de descer mais a página – então, garanta que os seus vídeos mais importantes estão incluídos nessa seção no topo da sua página. Como as seções podem conter vídeos de outros usuários, você tem uma chance bacana de promover outros artistas e curar uma experiência interessante para a sua audiência. Para adicionar uma seção clique no botão “Adicionar uma Seção” na parte inferior da home page do seu canal.

  1. Customize a URL do seu canal — YouTube.com/MeuNome é bem mais fácil de lembrar do que YouTube.com/GigglyWiggly123CuzItWasMyEmailAddressBackIn2007, certo? para informações em como customizar sua URL clique AQUI.

Seu canal precisa ter pelo menos 30 dias de vida, ter mais de 500 assinantes, ter uma arte de canal, e um ícone de canal para essa opção ficar disponível.

Otimizando o seu canal de YouTube com funções avançadas

  1. Verifique seu canal de YouTube — Vá em http://www.youtube.com/account_features. Se o status da sua conta ainda não foi verificado, clique em “Verificar”.
  2. Selecione sua categoria de vídeos padrão — Vá para http://www.youtube.com/account_defaults e mude a categoria para aquela que reflete melhor o seu tipo de canal, como por exemplo “música”. Você pode sempre mudar e escolher manualmente uma categoria para cada vídeo que você fizer o upload.
  3. Crie um rodapé padrão para a descrição dos seus vídeos — Adicione links para o seu website e contas de redes sociais como um rodapé padrão nas descrições de seus vídeos. Isso vai te poupar muitas horas de digitação. Vá para http://www.youtube.com/account_defaults e defina o seu rodapé. Mais uma vez, você sempre pode mudar isso manualmente quando fizer o upload de um vídeo.
  4. Adicione tags que se aplicam a maioria dos seus vídeos — Tags ajudam as pessoas a encontrar seus vídeos facilmente quando elas estão pesquisando no YouTube. Fazer o tagging de maneira correta pode ajudar você a ganhar mais dinheiro com os seus vídeos. Algumas tags sugeridas devem incluir seu nome artístico, qualquer digitação incorreta dele que seja comum, e palavras-chave comuns associadas com o seu gênero. As tags com mais de uma palavra devem estar entre aspas, e não se deve usar vírgulas. Evite tags muito genéricas ou tags que não são relevantes para o seu vídeo. Crie as suas tags padrões aqui http://www.youtube.com/account_defaults.
  5. Aumente seu número de fãs com o Channel Ad, tabém conhecido como o Fan Finder — Com o Fan Finder, o YouTube vai mostrar o seu canal como uma propaganda para as pessoas sem te cobrar nada por isso – dando a chance de fãs de outros canais descobrirem seus vídeos!

Para começar a usar o Channel Ad, vá para https://www.youtube.com/featured_content. Clique no botão que diz “selecione seu Channel Ad” e escolha um vídeo para ser exibido como o seu Fan Finder. Para mais dicas, visite http://www.youtube.com/yt/fanfinder/

  1. Exiba um video ou playlist com Featured Content (conhecido antes como “InVideo programming”) — Esta ferramenta te deixa destacar o seu conteúdo mais relevante como uma Anotação que aparece quando as pessoas assistirem ao seu vídeo. Para selecionar o conteúdo para o InVideo programming, vá para https://www.youtube.com/featured_content.
  2. Adicione sua logo como uma marca d’água — Esta é uma outra oportunidade incrível de branding. Sua logo irá aparecer no canto inferior direito do seu vídeo como um elemento clicável que leva os usuários de volta a sua página principal do canal. Para fazer o upload da sua logo, vá para https://www.youtube.com/branding. A imagem deve ser um PNG e GIF de no máximo 1MB e ter preferencialmente um plano de fundo transparente.
  3. Adicione palavras-chave para o seu canal – Várias dessas palavras-chave vão ser similares às utilizadas nos seus vídeos. Tudo bem. Use palavras que definam do melhor jeito possível o tipo de conteúdo que você está colocando no seu canal. Para adicionar palavras-chave no seu canal, vá para https://www.youtube.com/advanced_settings.
  4. Conte para o YouTube sobre seus outros sites — Qual seu site oficial? Você pode ajudar o YouTube a melhorar a qualidade de suas buscas informando sua URL oficial no https://www.youtube.com/advanced_settings.

Aviso: ter alguma familiaridade com as ferramentas de Webmaster do Google ajuda bastante. Se você é novo nisso tudo, associar seu site ao seu YouTube pode ser um pouco frustrante. Mas vale a pena. Então continue tentando, ou encontre alguém que possa te ajudar.

  1. Habilite as recomendações de canais— Isso vai permitir que o YouTube recomende seu canal para novos fãs, para habilitar essa opção vá para https://www.youtube.com/advanced_settings.
  2. Inclua seu ID do Google Analytics — Se você já usa o Analytics, você pode mergulhar mais fundo nos números ao informar seu ID para o YouTube https://www.youtube.com/advanced_settings.
  3. Permita publicidade em seus vídeos— Vá para https://www.youtube.com/advanced_settings e cheque todas as caixas em branco para permitir propagandas.
  4. Defina suas preferências de compartilhamento — Compartilhe, compartilhe, compartilhe! Vá para https://www.youtube.com/account_sharing.
  5. Cheque suas opções de privacidade — Vá para https://www.youtube.com/account_privacy.
  6. Crie uma thumbnail incrível para os seus vídeos – O thumbnail é uma foto do vídeo que vai representá-lo no YouTube. Para atrair mais visualizações, o thumbnail tem que ser extremamente interessante. Você pode (e deve) fazer o upload de uma imagem customizada para ter a certeza de que o thumbnail seja o melhor possível. Para fazer o upload do seu thumbnail customizado, clique no botão “editar” para o vídeo correspondente no gerenciador de vídeos.

Seu thumbnail deve:

* Ter uma resolução de 1280×720 (com uma largura mínima de 640 pixels).

* Ser um arquivo em .JPG, .GIF, .BMP, ou .PNG.

* Ter menos de 2MB.

* Tente usar uma imagem no formato 16:9

Para mais informações, acesse: https://support.google.com/youtube/answer/72431?hl=pt.

—-

Certo, agora que o seu canal está todo perfeito é hora de você produzir vídeos incríveis. Deixe os links dos seus melhores vídeos aqui nos comentários.

Ah, e não esqueça que você pode ganhar dinheiro com os seus vídeos de YouTube usando a CD Baby.

YouTube Guide

20 Comentários

  1. carlos.dlucka@gmail.com'
    by Carlos D'Lucka on junho 11, 2015  01:47 Responder

    aqui vai alguns links de nossos vídeos !

    https://www.youtube.com/watch?v=bYq1LYG_etI
    https://www.youtube.com/watch?v=-FZNeS2nCq8
    https://www.youtube.com/watch?v=RZxVnCWGcSk

  2. mourasamuel@hotmail.com'
    by Samuel on junho 11, 2015  03:08 Responder

    https://www.youtube.com/watch?v=GY70uKcqV_M

  3. bob.rios@hotmail.com'
    by BOB RIOS on junho 11, 2015  14:03 Responder

    Olá, sou Bob Rios, cantor da cena independente de SP.
    No meu canal do youtube eu adotei as dicas do Somos Musica e convido vocês pra ver como ficou.
    Assistam o clipe da minha música BOM DIA e se puderem se inscrevam no canal. Valeu pessoal!
    https://www.youtube.com/watch?v=3jep_JQjvA8

  4. MultiFela@gmail.com'
    by Fagner on outubro 10, 2016  13:46 Responder

    Fala Felas
    Vou aplicar o meu Canal
    Faço versões de musicas de desenhos nostálgicos confiram o meu canal
    https://www.youtube.com/channel/UC-TblEug_3FFwWBH9Y1c-KQ

  5. blogsneakpeek@gmail.com'
    by Laura Melo on maio 3, 2017  19:27 Responder

    NOOOOSSSAA! Que guia maravilhosooo! Fui seguindo cada tópico, fiquei muuito feliz pela ajuda! Agradeço de verdade!
    https://www.youtube.com/sneakpeekblog

    • by Paula Humphries on maio 5, 2017  18:23 Responder

      Legal Laura! Que bom que te ajudou! :)

  6. mauro_evandro@hotmail.com'
    by Mauro Santos on junho 18, 2017  20:29 Responder

    muito boas essas dicas ,vou usa-las no meu canal . Parabéns pela matéria.ganhou mais um leitor no blog.

    • by Paula Humphries on junho 26, 2017  15:19 Responder

      Que bom que curtiu a matéria! Obrigada por acompanhar nosso blog, Mauro!

    • by Paula Humphries on novembro 6, 2017  17:46 Responder

      Obrigada por ler nossas dicas, João! Sucesso

  7. leonan.mtx@gmail.com'
    by Leonan Morello on outubro 29, 2017  17:17 Responder

    Excente! Faço vídeos de games de todas as gerações, são vídeos com edição, montagens engraçadas, comparações, unboxings.
    https://www.youtube.com/watch?v=22cx1RfdrAk
    https://www.youtube.com/watch?v=TTzH38I_qx4
    https://www.youtube.com/watch?v=OtSleavgepo
    https://www.youtube.com/watch?v=3bCH8j6v-0c
    Valeu a todos!

  8. ciapassostec@gmail.com'
    by Rodrigo on dezembro 3, 2017  16:00 Responder

    Com base nessas dicas melhorei ainda mais meu canal parabens!
    Conhecam meu Canal Pessoal
    Obrigado
    https://www.youtube.com/c/OlhaqueF%C3%A1cil?sub_confirmation=1

  9. contadolettooliveira@gmail.com'
    by Letto Oliveira on janeiro 23, 2018  03:10 Responder

    Muito obrigado por cada dica, gostei muito !!
    https://www.youtube.com/watch?v=XCJ-KaWvQw4
    https://www.youtube.com/watch?v=9x806v1B2WI
    https://www.youtube.com/watch?v=--Mw27qRWos
    https://www.youtube.com/watch?v=9vFXHgipyU4

    • by Paula Humphries on janeiro 26, 2018  19:30 Responder

      Valeu a visita e o comentário, Letto!

  10. thypst@gmail.com'
    by THIAGO PINHEIRO DOS SANTOS on abril 30, 2018  16:57 Responder

    Pessoal, dá uma força ai!

    https://www.youtube.com/watch?v=OXj7UlMeg8Q

    Valeu!

  11. kuelhor@gmail.com'
    by Roberto Kuelho on julho 1, 2018  19:24 Responder

    Clipe CORPO LEVE fala de positividade e tem balanço contagiante: https://www.youtube.com/watch?v=Hs_09AZx9-M

  12. kuelhor@gmail.com'
    by Roberto Kuelho on julho 1, 2018  19:26 Responder

    Reggae love é o estilo de "Nem precisa ser amor". Se apaixone:
    https://www.youtube.com/watch?v=ifkoeTt3bbY

  13. ribeiropedro2008@gmail.com'
    by PedroA_R on novembro 28, 2018  10:31 Responder

    https://www.youtube.com/channel/UCckB0aghkOiF1EbtpXa1wqw se inscreve lá ! pls

Comente

Seus email não será publicado.