Você NUNCA estará velho demais para ter sucesso musical

O Caetano, o Chico, a Bethânia, o Erasmo Carlos. Eles morreram ou ainda matam de amor com seu som? Pois todos estão perto de 70 anos de idade: saiba no blog SomosMúsica o que pessoas na melhor idade podem fazer para ter sucesso musical

shutterstock_103648034Por Chris Robley

Por que sua música não deve te segurar de entrar no mercado musical independente

A juventude sempre foi um componente da música pop: Sinatra, Elvis, Beatles, Madonna, Britney Spears, One Direction, Lorde — todos eles começaram bem antes de alcançar os temidos TRINTA. E alguns deles ainda eram adolescentes!

Mas se a juventude é um pré-requisito para sucesso na música pop, bom, nós vimos muitas exceções que apareceram nos últimos anos.

Compositores celebrados como Leonard Cohen, Lucinda Williams e Mary Gauthier não fizeram muito sucesso até chegar aos seus 30 ou 40 anos. Wayne Coyne do Flaming Lips, James Murphy do LCD Soundsystem, Sharon Jones, Peaches, Thelonius Monk… a lista vai bem adiante. Muitos artistas não encontraram sua voz ideal, ou gravaram suas melhores músicas, ou construíram uma legião de seguidores até chegar ao September of their years, ou o setembro de seus anos, para usar uma frase de Sinatra.

 

E hoje em dia, com o poder de gravação caseiramarketing na internetprodução acessível de vídeos e distribuição global de músicas na ponta de seus dedos, você tem tanta chance de ganhar dinheiro com 55 anos quanto teria com 15.

Agora, virar um “rock star?” “Mundialmente famoso?” Um camafeu da música do país? Honestamente, aí é outra história. Mas, se você realmente quer um desses, eu vou te lembrar que só faz uma década e meia que entramos no século 21. Olhe ao seu redor. Você notou que NÃO HÁ tantos roqueiros estrelas NOVOS ultimamente?

Em vez disso, há uma grande “classe media” musical formada por artistas independentes que perpassa todos os gêneros musicais, e esses caras estão se sustentando com sua música, seja por ingressos de shows, royaltiesvenda de música‘streams’renda de anúncios do YouTubemercadorias das suas bandas e mais.

Quer você esteja nesse grupo de músicos, trabalhando para chegar lá ou fazendo música só como hobbie, no mercado musical de hoje VOCÊ o que significa “ter sucesso”. Você define vitória.

Faça a música que você amar. Encontre as pessoas que amam seu som. Sua audiência está por aí — então você tem de colocar a cara pelo mundo, independente de quantas velas estiverem em cima do seu bolo de aniversário.

—–

Se coisas boas estão acontecendo na sua vida musical, queremos ouvir sobre isso. É só  comentar abaixo, por gentileza.

Ganhe Dinheiro Guide

3 Comentários

  1. jajadavivaldi@hotmail.com'
    by Luiz Carlos Giardino on dezembro 11, 2014  12:47 Responder

    aos 77 anos de idade e começando a compor musica popular aos 68 anos um periodo de 9 anos consegui levar pra avenida no carnaval de S.B.Campo como co autor 7 sambas enredo e no ano passado como compositor recebi o premio de COMPOSITOR REVELAÇÂO na EXPOSAMBA 2013 evento que competem os melhores compositores do pais 0o que me honra muito pela conquista . Faço isso como passa tempo pois sou aposentado e preencho meu dia compondo por prazer. Minha unica magoa é a indiferença dos responsáveis pela nossa cultura pois esse meu exemplo poderia ser segiuiido por muitos outros artistas e nunca consegui seguer mostrar uma unica composição a quem de direito lamentavelmente . Em 2007 participei da escolha do samba enredo na gloriosa escola de samba Gaviões d Fiel e fui selecionado até a escolha final tendo uma aceitação muito grande pelos jurados , perdi mais ganhei estimulo pra continuar com um samba em homenagem ao Padre Anchieta tema daquele carnaval. Espero ter contribui com vocês em prol de uma mentalidade mais sadia quando no trato da 3° idade obrigado....jajá......

  2. wanderlyrocha@hotmail.com'
    by Wanderli Rocha on dezembro 29, 2014  00:35 Responder

    Tenho 54 anos, continuo compondo, tocando e cantando, o que já faço há 35 anos, mesmo no "anonimato", consigo manter a cultura de meu país em um bom nível, com o publico que conquistei ao longo dos anos.Para o próximo ano, em 2015 pretendo investir mais tempo e dinheiro nas mídias disponíveis para mais pessoas tenham conhecimento de meu trabalho. Parabenizo o trabalho de SOMOS MÚSICA, que funciona muito bem como um canal de informação e divulgação de nosso trabalho. Vamos divulgar cada vez mais a boa música do Brasil. Até breve!

  3. duiliowebb@gmail.com'
    by Duilio Webb on fevereiro 19, 2015  22:19 Responder

    E eu me auto-sabotando por que estou com 39 anos. Quero nem saber, vou fazer meu som e tocar por ai! Nunca é tarde para ser feliz.

Comente

Seus email não será publicado.