Você não precisa de releases digitais para ter uma página de imprensa completa no seu site

Imaginamos que você não tenha um pé de dinheiro em casa e, por isso, contratar um serviço de releases de imprensa digital possa pesar no bolso. Pois não precisa! O SomosMúsica te ensina a fazer um site para imprensa bom e barato. Siga a seta

Por Chris RobleyVocê não precisa de releases digitais para ter uma página de imprensa completa no seu site

Zach Dundas

Eu queria muito que as bandas tivessem sites com todas as informações necessárias –músicas, fotos, agenda, CONTATOS –em vez de espalhar esses dados pelo Bandcamp e em qualquer outro canto

Ryan White

@zachdundas Sim. Sim. E um pouquinho mais de sim

Robert Ham

@oregonianmusic @zachdundas +10000000000000000000

Jornalistas que cobrem música tuítam sobre o porque de você precisar de um site.

Faça uma página para a imprensa com tudo o que a mídia precisa

Um amigo meu me mandou um e-mail, faz umas duas semanas, pedindo conselhos sobre EPKs (electronic press kits, ou press releases eletrônicos, em português). Ele ficou se perguntando sobre que serviço de EPK ele poderia usar, e se eles valiam o investimento.

Aqui vai o que penso: a não ser que você esteja se candidatando a participar de festivais ou de feiras de negócios que exijam de você o uso de serviços como o Sonicbids (e minha própria experiência mostra que você muitas vezes consegue pegar um atalho nesse caminho “oficial”), o seu SITE é a única coisa de que você vai precisar, se fizer as coisas direito.

Tudo o que um promotor de eventos precisar para marcar com a sua banda deve estar disponível no site (links para mídias sociais, biografia, datas de turnês, vídeos de apresentação ao vivo, player de música e as informações para entrar em contato contigo).

Tudo de que a imprensa precisa pode ser concentrado em uma só página do seu site.

Então, por que pagar uma taxa separada (e ter de gerenciar uma outra conta) para ter essas informações dispostas em um site de EPK, especialmente se você costuma marcar seus shows em baladas, bares, na casa das pessoas ou em cafés, onde você consegue entrar em contato direto com as casas de show?

Em vez disso, ponha tudo que um produtor ou um jornalista possa precisar de você no seu site.

Se você quiser melhorar ainda as coisas um pouquinho, crie uma página de imprensa bem completa. Pense nela como um lugar onde alguém do mercado de mídia pode encontrar tudo o que possa precisar para escrever sobre você, entrar em contato, te contratar etc.

Então, o que eu tenho de colocar na página de imprensa?

  1. Fotos em alta resolução que possam ser baixadas

Eu sei que “alta resolução” pode significar muita coisa, então o melhor é colocá-las no maior tamanho que você conseguir. Permita que os jornais e revistas as cortem e deem o tamanho que desejarem.

Você vai querer ter uma boa foto horizontal e outra vertical.

E, para ganhar ainda mais pontos, por que não disponibilizar uma versão em preto&branco e outra colorida?.

  1. A biografia da sua banda e um press release

Aqui é outro momento em que eu sugeriria dar opções: ofereça versão mais curta e mais longa da sua biografia e do press release, mais uma versão em primeira pessoa e outra em terceira pessoa de cada texto. Ah, e por contingência de espaço, ofereça também uma definição do seu som em uma frase.

Para ganhar mais pontos, você pode disponibilizar esses textos tanto em extensão .doc quanto .pdf.

  1. Citações da imprensa

O que a galera já falou da sua música? Não seus amigos ou sua mãe. Eu falo de blogueiros, jornalistas, promoters, empresários, artistas famosos etc. Reúna essas coisas e coloque o máximo de boas menções que recebeu no alto da sua página de imprensa. Isso vai passar a mensagem que outras pessoas do mercado fonográfico levam seu som a sério.

  1. Um music player

As pessoas precisam ouvir sua música, certo? É bem simples embutir um music player ou embedar um tocador de música da CD Baby, do SoundCloud ou do Bandcamp no seu site.

Para ganhar pontos extras, coloque links fáceis para acessar sua música em: CD Baby, Bandcamp, SoundCloud, Spotify, Apple Music e Amazon — porque você nunca sabe qual plataforma esse blogueiro em especial vai preferir (e eles podem querer “embedar” suas músicas no site deles).

  1. Vídeos

Essa pode não ser necessária, se você também tiver uma página de vídeos no seu site uma página só para vídeos, ou uma aba lateral com várias opções deles para tocar, mas se você pensa que algum vídeo pode ser especialmente útil para a imprensa, ou faz questão que as pessoas o vejam, é só colocá-lo numa janela de execução no fim da sua página

Para ganhar mais pontos, disponibilize as URLs tanto de YouTube quanto de Vimeo.

  1. Suas informações de contato

Coloque aqui os nomes e e-mails das pessoas que possam ajudar quem tiver: perguntas vagas, pedidos para a imprensa, dúvidas de agendamento, como licenciar sua música e etc. Se todas essas pessoas forem a mesma pessoa (você), é simples: coloque o seu nome e seu email!

  1. Links para redes sociais

Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Snapchat,… e todos os outros lugares em que você estiver presente. Faça uma lista deles e coloque links para as pessoas te adicionarem lá com um só click.

  1. A cereja do sundae

Algo mais que poderia ser útil para a imprensa? Uma seção de perguntas e respostas com a banda, que pudesse esclarecer mais sua personalidade, seu processo criativo e sua história? Links para entrevistas antigas?

Considerando que esta página não faz parte da experiência dos seus fãs dentro da página, você pode escolher não colocar um link para ela na parte de cima da página (e só mandar o link diretamente para a imprensa). Mas eis uma oportunidade de facilitar para que as pessoas a achem. Se você colocar o link no alto da página, só lembre de contar para os fãs que a página é para a imprensa, e não para eles.

Cuidou já de tudo? Ótimo. Você não vai perder uma oportuinidade só porque está faltando informação!

Você tem dicas de como facilitar a vida dos caçadores de talento e da imprensa? Conte para a gente na seçao de comentários, aqui embaixo

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