Você gravou sua música; e agora?

Escreveu e gravou a música. Problema resolvido? Nem pela metade: o blog SomosMúsica te ensina, passo a passo, como mostrar o fruto do seu trabalho para todo o mundo

shutterstock_151961636-300x225[Este post foi escrito pelo colaborador Anthony Ceseri.]

Se você é um músico independente, também tem de pensar em si mesmo como um empreendedor. O problema pelo qual poucos empresários passam é que eles querem ser ótimos naquilo que fazem (quer seja música, direção, esquiar na neve, ou qualquer outra coisa) e deixam outra pessoa cuidar da parte de dizer ao mundo o quão bom o artista é.

Infelizmente, isso não funciona.  Essa é uma das principais razões para eu sempre dizer a músicos que eles precisam dominar cinco coisas: 1. composição, 2. Apresentação no palco, 3. gravação, 4. Seus instrumentos e 5. marketing.

Este último é essencial, mas é muito negligenciado. Você precisa aprender marketing para que suas músicas corram o mundo. O livro A Ciência da Propaganda, de Claude C. Hopkins, é um ótimo recurso para entrar no estado de espírito ideal para ser um empreendedor. É uma leitura rápida que te dará informações válidas de marketing.

Muitas vezes, compositores acham que “chegar lá” = ter sorte de alguém “descobrir” sua música no YouTube. E daí, de algum jeito, você fica famoso. Mas isso só acontece 0.00001% das vezes, e quando acontece isso não basta para ser considerado uma estratégia. É só o que nós PENSAMOS ser uma estratégia, porque é uma ótima história. Então, quando acontece, nós ouvimos falar sobre isso.

Não há um jeito de dissecar o processo todo. Dá muito trabalho conquistar uma base de fãs. Você PODE terceirizar algumas coisas, como criar seu site. Mas quando o assunto é fazer seu marketing e da sua música, VOCÊ é o único que vai se importar o suficiente para fazer isso direito. Se você tiver alguma outra pessoa em sua vida que se importa com você QUASE o tanto que você mesmo, e essa pessoa esteja disposta a ajudar, você é sortudo. Na maioria dos casos, você sera o único.

Se você contratar alguém para fazer sua divulgação, eles farão isso sem a paixão que você tem (ainda que eles possam ter mais conhecimento de como promover), mas quando o dinheiro acabar, eles vão parar. É por isso que é tão importante aprender a fazer isso por você mesmo. Porque você é a única pessoa que se importa com sua música o suficiente para promove-la do jeito certo e com frequência.

Se você quer ser um artista com muitos fãs, você terá de aprender a usar redes sociais da maneira certa e montar uma lista de e-mail para manter seus fãs. Também seria bom para você fazer shows ao vivo. MUITOS shows ao vivo. Mas, essencialmente, onde as pessoas que curtem o SEU estilo de música estão indo, e fazer “networking” com eles.

Se o seu som tem uma pegada no estilo Tori Amos, você pode descobrir aonde fãs da Tori Amos estão na internet. Mas, quando encontrá-los, dê valor a eles. Não apenas coloque sua música como Spam. Você tem que descobrir o que pode oferecer a eles para dispertar seu interesse e fazê-los quererem seu som.

Se você tem vontade de escrever para artistas famosos OU escrever canções para filmes ou TV, você vai ter que pôr as mãos à obra e trabalhar muito. Convenções e encontros de compositores são ótimos para isso, porque lá você pode encontrar as pessoas que de verdade podem colocar sua música em algum lugar. Mas, de novo, faça conexão com eles, não tente que eles apenas façam favores a você.

Se você quer escrever para outros artistas, seu dever de casa inclui descobrir para QUEM escrever e COMO escrever no estilo deles. Você também terá de conhecer as pessoas certas para conseguir que sua música chegue às mãos deles.

Se você quer que sua música seja usada em filmes ou na TV, você deve saber que estilo de música escrever para qual programa de TV, assim poderá contribuir com uma música que seja adequada para o programa. Você também terá de começar a fazer networking com supervisores musicais. Você não pode mandar todas as suas músicas para todos os supervisores que aparecerem. Você tem de se esforçar para fazer a música certa chegar à pessoa adequada.

O Taxi Music é um serviço que pode ser um atalho nesse caminho. Eles são os intermediários que levam aos supervisores musicais, às gravadoras etc. Você manda sua música a eles e, se eles acham que ela é adequada para a lista em que você está inscrito, eles mandam o som para o supervisor musical ou para a gravadora, que daí têm a opção de usá-la (ou não). E quando sua música não é mandada para a frente, eles geralmente te darão um bom “feedback” dizendo o PORQUÊ da sua música não ter sido passada para a frente, o que pode te ajudar a melhorar como compositor.

Eles cobram uma taxa anual e uma taxa para cada faixa ouvida, mas vale a pena, se você levar a sério. Eles também fazem uma convenção em Los Angeles todo ano, que é de graça para os seus membros, e muitos profissionais peso-pesado do mercado aparecem por lá, fazendo desse encontro uma possibilidade excelente de conhecer pessoas.

Sei que essas dicas podem não ser as soluções rápidas que você estava procurando, mas infelizmente, soluções rápidas não existem nesse assunto. E, se elas existirem, você tem tantas chances de que elas acontessam quanto tem de ganhar na Mega Sena. Então decida o que quer da sua música e depois vá atrás do seu sonho, com paciência e persistência. Boa sorte!

Para muitas outras informações sobre composições, pegue seu livro digital GRÁTIS, e em inglês, aqui: http://successforyoursongs.com/freeoffer/

 

12 Comentários

  1. alexmontesinocampos@hotmail.com'
    by Alex on outubro 30, 2014  07:35 Responder

    Já que é pra falar de divulgar musica, aproveitando o espaço pra divulgar minha primeira musica de estúdio.
    https://www.youtube.com/watch?v=3s5zoBODQZY

  2. Pingback : Harpia Design e Luteria - Divulgando sua música

  3. mendezdani832@gmail.com'
    by dani mendez on outubro 31, 2014  15:34 Responder

    Dance ao som da minha nova musica de trabalho. http://www.4shared.com/mp3/BETMLnSmba/Doce_Burguesia_DANI_MENDEZ.html?

  4. nelsonjuniorflu@gmail.com'
    by Nelson on novembro 1, 2014  00:00 Responder

    Música que resgata o bom e velho rock nacional dos anos oitenta!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=AXBffg2MFsc

  5. junior.ribeiro.music@hotmail.com'
    by Junior on novembro 14, 2014  00:59 Responder

    Sonzera forte! Banda Rota Leste, arrebentando em Sampa!
    http://palcomp3.com/RotaLeste/eu-vou-estar-ali/

  6. alvessebastian588@gmail.com'
    by sebastian alves on outubro 11, 2016  23:32 Responder

    olá td bem como faço pra ter o meu trabalho divulgado por vcs

    • by Paula Humphries on outubro 25, 2016  16:19 Responder

      Olá Sebastian!

      Não oferecemos serviços de divulgação, mas se busca distribuição para plataformas digitais, basta se cadastrar em nosso site: https://pt.members.cdbaby.com. Este tutorial te mostra os passos necessários para completar a inscrição - http://somosmusica.com.br/saiba-como-funciona-e-como-se-cadastrar-na-cd-baby/.

      Obrigada!

  7. alvessebastian588@gmail.com'
    by sebastian alves on outubro 11, 2016  23:39 Responder

    eu estou deixando aqui a minha musica de trabalho, aguardo retono https://youtu.be/9uTJyDabRbk

  8. Kathleenvictoria9883@gmail.com'
    by Kathleen on janeiro 2, 2017  02:39 Responder

    Eu quero cantar pro mundo inteiro ouvir e dizer Parabéns vc subiu e foi uma das melhores que eu já ouvir palmas pra vc ,vc merese

  9. alinepereira0827@gmail.com'
    by ALINEPEREIRA on setembro 15, 2017  22:18 Responder

    QUERO VENDER MINHAS AUTORIAS
    O MEU BARCO NAO SE AFUNDOU
    NAVAGUEI EM GRANDES MARES OCEANOS
    E AS ONDAS ME LEVARAM
    EM CADA CANTO DO MUNDO
    TEMPESTADE VIERAM
    ME DECAIR
    SENTIR SOLITARIA
    DOR E DECPCOES
    NAO TINHA AGUA PARA MATAR MINHA SEDE
    POIS AGUA DO MAR E SALGADA
    FOME NADA TINHA O QUE COMER
    POIS ESTAVA NO ALTO MAR
    NAO TINHA COMO VOLTAR ATRAS
    O VENTO A TEMPESTADE
    ERA FORTE
    SEM FORCAS
    NAO CONSEGUIA REMAR MEU
    BARCO
    SOZINHO NAO CONSEGUIRIA
    A TEMPESTADE ERA FORTE
    CLAMEI CLAMEI POR DEUS
    E O SENHOR ME SOCORREU
    O MEU BARCO NAO SE AFUNDOU
    DEUS ME SOCORREU
    O BARCO E NOSSAS DIFICULDADES
    AS APROVACOES DE DEUS
    SOZINHO NAO CONSEGUIRA VENCER
    CLAME POR DEUS E DEIXE O SENHOR GUIA TEU BARCO
    COMO GUIOU O MEU

  10. alinepereira0827@gmail.com'
    by ALINEPEREIRA on setembro 15, 2017  22:23 Responder

    o amor
    amor e semeador
    que brota
    e dar frutos
    aos coracoes
    as veias e as raizes
    que bombeiam
    bombeiam
    e da vida ao coracao
    O AMOR E DEUS

Comente

Seus email não será publicado.