Você está recebendo todo o dinheiro de ‘streaming’ interativo a que tem direito?

O Rdio e afuns mataram o lucro do músico, certo? Que nada! Esses serviços de “streaming” também podem gerar uma bela grana, se você conhecer os seus direitos. Vem saber quais eles são no SomosMúsica

publishing2-1Por Chris Robley

Enquanto o “streaming” de música continua a ganhar popularidade, está ficando cada vez mais importante para os artistas entenderem como eles podem ganhar dinheiro com esse método de entrega de música.

Quando o assunto é serviço interativo de “streaming” — aquele tipo em que você pode escolher que música vai ouvir (em vez de serviços de “streaming” não-interativos, como o Pandora) — há quatro jeitos de ganhar dinheiro.

Quando sua música é tocada no Spotify, Beats Music, Rdio ou qualquer outra plataforma de ‘streaming’, você tem direito a:

1. O bom e velho pagamento por ter sido tocado—

Esse dinheiro, que às vezes é chamado de “royalty de uso” ou “royalty do artista” ou “taxa mestre de licenciamento”. O que isso significa, em liguagem de dia de semana, é que você recebe uma taxa cada vez que um ouvinte ouvir em “streaming” seu som, via Spotify, Beats, etc. Se sua música for distribuida pelo CD Baby, esses pagamentos vão aparecer no painel da sua conta.

2. Royalties de performance —

Se você está inscrito tanto como compositor quanto como publicador da música, em uma organização de direitos autorais, como a ECAD brasileira ou a ASCAP e a BMI, nos EUA, então você tem direito a receber esses royalties por “streams” interativos.

Para saber mais sobre royalties de performance, clique AQUI.

3. Royalties mecânicos —

Serviços como o Spotify e o Rdio devem pagar um royalty mecânico cada vez que uma música escrita por você for tocada neles. Infelizmente, royalties mecânicos não são pagos para compositores independentes — mas para agências como HFA (nos EUA). Se você é muito ouvido no Spotify, esses royalties estão se somando E não sendo coletados — a não ser que você tenha um publicador afiliado famoso, como Harry Fox, ou um administrador de publicação trabalhando para você.

4. “Royalties de Performance” para a gravação master —

A publicação de música tradicional está preocupada com a composição em si — NÃO com qualquer gravação em especial dessa música. Assim, os royalties de publicação tradicionais só vão para os compositores e para os publicadores. Mas e quanto às pessoas que são donas da gravação que está sendo tocada em “streaming”? E as pessoas que tocaram nessa faixa?

É aí que entra o SoundExchange. Eles recolhem um tipo de royalty de performance que não é de publicação, em nome das pessoas que ajudaram a criar uma gravação em especial – inclusive quem tocou na banda, o artista, as gravadoras etc.

Alguns serviços de “streaming” pagam esse tipo de royalty de performance para o SoundExchange, em nome de tocadas “não interativas”. Por exemplo, o Spotify paga ao SoundExchange quando sua música é tocada na Spotify Radio (no lugar dos seus serviçis “on demand” ou em tocadas interativas).

Para recolher esse royalty, registre-se no SoundExchange hoje mesmo.

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