Você deveria estar numa turnê: por que bandas têm de gastar um bom dinheiro para tocar em casas meio vazias em cidades pequenas por todo o país

Ok, talvez você consiga ganhar seguidores para sua banda no Facebook. Agora, você consegue aprender no Facebook como lidar com o loucão de Manaus que sobe no palco e tenta te abraçar enquanto você toca? Tem coisas que só se aprende em turnê, e é por isso que vamos te incentivar a cair na estrada. Vem pro blog SomosMúsica

band-touring-300x226Perder dinheiro fazendo turnê é melhor do que economizar ficando em casa

[Este posto foi escrito por Michael Corcoran, do MusicSubmit. O texto apareceu originalmente no   blog deles]

Algum tempo atrás, o blog SomosMúsica postou “Turnês tradicionais ainda fazem sentido para o artista independente”, do nosso blogueiro convidado Jason Schellhardt.

Esse post afirma que marcar turnês nacionais não faz mais sentido para artistas independentes mais jovens. O sr. Schellhardt sugere que, desde que surgiu a internet, as turnês não são mais o jeito mais importante para construir um fã-clube;  você pode ganhar mais fãs pela internet e por redes sociais. Se você fizer turnês, ele escreve, tem de ir aonde seus fãs estão depois de usar “dados geo-específicos” coletados em redes sociais e que mostram onde estão as pessoas que entram nas suas páginas. Ele termina com o aviso “todas as bandas são diferentes, e o que funciona para uma pode não funcionar para a outra”.

Seguindo esse artigo, uma banda nova pode achar que não existe razão para cair na estrada e gastar um monte de dinheiro para tocar em casas de show e bares meio vazios de cidades pequenas, desde que ninguém mais ganha fãs dessa maneira. A maior parte desse cenário é verdadeiro, mas ele ignora a razão mais importante para novas bandas saírem em turnê, para começo de conversa: para sentir na pele o que é fazer uma turnê, se apresentar e ser uma banda de verdade. Bandas não deveriam entrar em turnê com a cabeça focada em ganhar fãs, mas sim para desenvolver as habilidades necessárias que você não vai ganhar só dando dedadas no seu iPhone e postando coisas para ganhar mais Seguidores e Likes.

Para novas bandas, aqui vão os reais ganhos de se fazer turnê, desconsiderando o fã-clube que você vai (ou não) ganhar na estrada:

 

Você Vai se Acostumar ao Ritmo de Fazer Turnê.

Aqui está a grande questão. Quando você faz turnê, dificilmente passa pela mesma cidade várias vezes no mesmo ano. Ia demorar quase 10 anos para uma banda conseguir uma legião de seguidores, a não ser que você mande muito bem nas primeiras vezes. Fazer turnê é caro; você vai à falência tentando ganhar fãs assim.

O motivo de verdade para fazer pequenas turnês por casas noturnas é para absorver a experiência de trafegar por aí numa e fazer shows sempre. Conta aqui a experiência de  dirigir o carro, descarregá-lo, ficar esperando por um tempão, ficar entediado, comer, montar o palco, fazer teste de som, ficar entediado de novo, se apresentar, empacotar as coisas, dirigir mais um pouco, dormir e repetir tudo isso. A turnê é o melhor teste de laboratório para mostrar se sua banda vai conseguir ficar junta o tempo suficiente. A maior parte das bandas termina porque os integrantes não conseguem passar o tempo inteiro juntos. Sua banda precisa também ter habilidades como dormir, comer, passar tempo juntos e não enlouquecer por estar com os companheiros 24 horas por dia, sete dias por semana. Essas habilidades só são ganhas com a prática, e não com estudo.

Tocar ao vivo é um ótimo treino.

É verdade. Tocar ao vivo várias vezes por semana em diferentes casas de show é uma parte enorme da evolução do seu som. Pense nisso.  Você podia tocar na casa de shows local 5 vezes em 5 meses, e conseguir um total de tempo de palco de 3.75 horas. Ou você pode conseguir o mesmo tempo de palco tocando 5 shows em uma semana. Com apenas duas semanas de estrada, você tocou mais do que em um ano ficando em casa. Sim, você se aprimora na estrada. Você fica confortável como banda, você ganha gingando e melhora sua presença de palco. E os fãs nunca percebem quando você erra, de qualquer maneira, então não fique obcecado com o quão “amarrado” seu som está antes da turnê.

Qualquer coisa pode acontecer 

Na estrada você vai, sem dúvida, trombar com outras bandas, fazer amigos e conseguir informações úteis sobre o mercado que não conseguiria na internet. Quem é o melhor promoter da cidade, que gerente de banda está procurando por um show de abertura, como tocar naquele festival etc. Além do mais, as gravadoras e os profissionais do mercado da música sempre procuram bandas que já sejam veteranos da batalha da estrada, e não porque eles sejam romancistas. Longe disso. Se você for sortudo o suficiente para assinar com uma gravadora, as pessoas desse selo precisam da segurança que sua banda consegue lidar com o stress da estrada sem romper. Porque, adivinha só, é exatamente isso que você vai fazer pelos próximos 36 meses da sua vida. Se é isso que você quer, melhor começar a se acostumar desde já e ver se você nasceu para essa vida.

Sim, é provável que você chegue em casa depois da sua primeira turnê falido e exausto. Não esquente. Você provavelmente gastou o mesmo tanto para ir para Porto Seguro na formatura e você está velho demais para ir para Porto Seguro hoje em dia. Além do mais, você se diverte enquanto ganha essa experiência válida. E quando sua vez chegar – abrir para uma grande banda, tocar em um festival –você não quer ser forçado a admitir que é a primeira vez que está na estrada. Você não vai conseguir simular isso para as bandas mais experientes, e vai perder o respeito delas.

Se você nunca fez uma turnê, faça uma turnê neste verão. Se você quer se dar bem como banda, isso é um rito de passagem.

Biografia do autorMichael Corcoran é o CEO do MusicSUBMIT.com, uma firma de promoção pela internet e de relações públicas para músicos. A empresa envia músicas de novos artistas a radios, blogs, podcasts e revistas, e é especializada em fazer divulgação para bandas em turnê. Michael começou sua carreira no MusicSUBMIT em 2005 como diretor de marketing, antes de virar CEO, em 2008.

Ganhe Dinheiro Guide

 

1 Comentário

  1. joaopedro602010@hotmail.com'
    by joao on dezembro 27, 2014  11:20 Responder

    E como é que se entra numa turné?

Comente

Seus email não será publicado.