Vá além: como levar sua carreira para um novo patamar

Se você quer mudanças na sua carreira, você precisa mudar! O David Kusek passou no SomosMúsica para ensinar como alavancar a sua carreira.

42-25500776-300x226[Este artigo foi escrito por Dave Kusek, fundador da New Artist Model, uma escola de negócios online sobre música para músicos independentes, performers, artistas com gravadoras, produtores, empresários e escritores. Ele também é o fundador da Berklee Online, co-autor do livro The Future of Music, e membro do time que trouxe o midi para o mercado.]

Todo músico já chegou a ele em algum momento – o patamar de que não conseguimos sair. Depois de atingir certo sucesso você se sente preso, não sabe como avançar para o próximo nível. Não é de todo ruim – você construiu uma boa base de fãs, está vendendo singles e álbuns, seus shows são um sucesso, mas você ainda se sente estagnado.

Com sorte, 2015 é hora de sair dessa caixa e avançar. Neste artigo vamos falar de 3 jeitos de fazer sua carreira seguir em frente.

1. Tente algo novo

Você viu o sucesso. Você sabe como o sistema funciona, mas se você não tentar algo novo – seja um novo instrumento, uma nova estratégia de mídias sociais, ou uma nova visão para os seus vídeos – você nunca vai saber quão mais longe você pode chegar. No mercado de hoje, não existe um modelo que sirva para todos. Uma estratégia que não funcionou para alguém pode ser perfeita para você. Você nunca vai saber se não tentar.

Nem tudo que você tentar vai funcionar. Na verdade, várias coisas vão dar errado, mas hora ou outra você vai acabar encontrando uma ideia muito boa que vai alavancar sua carreira. Jack Conte disse algo em uma entrevista que acabou me marcando muito. “Se você caminhar junto do status quo, ou seja, do que já está aí, você provavelmente não vai falhar tanto. Mas isso também significa que você não estará fazendo nada interessante.” Não tenha medo de tentar coisas novas e experimentar. No final você vai chegar mais longe do que se ficar batendo a cabeça na mesma parede.

2. Descubra o que seus fãs estão buscando

Nesse momento da sua carreira você provavelmente conquistou um bom número de seguidores nas redes sociais e em listas de email. Use isso a seu favor! Não tente novas ideias cegamente, pergunte antes a seus fãs o que eles querem. Mande pesquisas para mapear o interesse em novos produtos ou ideias. Testar uma nova estratégia pode ser assustador, mas dessa forma você reduz os riscos. Não só isso, ao ajudar você com essa nova direção, seus fãs vão se sentir parte essencial da sua carreira e com uma conexão muito mais forte com você e seu trabalho.

Fazer mudanças cegamente é a última coisa que você quer. Você quer números concretos antes de tentar algo novo, ou analisando os número de seus testes – ou melhor ainda – fazendo os dois. Um dos problemas de perguntar para as pessoas o que elas querem é que muitas vezes elas não sabem a resposta. Steve Jobs disse que “as pessoas não sabem o que elas querem até você dar isso a elas” e eu acredito que isso é verdade. Sempre meça os resultados do seu esforço para ver o que está funcionando e o que não está. Sem isso você não pode esperar se adaptar e melhorar.

3. Não tenha medo de dar uma guinada

Como um músico, você provavelmente tem um objetivo ou uma ideia de onde você quer estar no futuro. Porém, às vezes nossas metas e a realidade não são compatíveis. O fato é, se você esquecer a realidade e focar-se 100% no seu objetivo você irá perder oportunidades. Estas oportunidades podem não levar você à sua meta, mas elas podem ajudar a levar a sua carreira musical para frente e em uma nova direção.

Shannon Curtis pensou que sua carreira iria ser a de uma artista solo – ela ia escrever um álbum, promover ele, sair em um tour e talvez conseguir um contrato bacana depois disso. Porém, depois de fazer alguns shows em casa ela encontrou uma nova direção. Ela viu os resultados surpreendentes e deu uma guinada de 180 graus na sua carreira, e vem se saindo muito bem. Agora ela só faz shows em casa e criou uma estratégia que faz eles muito mais rentáveis e bacanas que shows tradicionais. Se ela se focasse apenas em seu objetivo final ela teria perdido essa oportunidade que mudou a sua vida.

Claro que o desenvolvimento de uma carreira é um processo que está sempre em movimento. No New Artist Model temos cursos que te ensinam como transformar sua música em um negócio de sucesso – um negócio que você controla! Você vai criar um plano de ações personalizado que irá te ajudar a conquistar uma carreira no mundo da música, e você vai poder fazer isso tudo com os recursos que tem disponíveis agora.

Comente

Seus email não será publicado.