Uma lista de casas de show alternativas, e por que você deveria tocar nelas

O Justin Bieber começou tocando em shopping. O Chico Buarque, em boates. Então por que você quer começar num palco gigante? O SomosMúsica te mostra que há mais de 20 lugares diferentes para fazer shows, além das batidas casas de show. Vem ver.

Uma lista de casas de show alternativas, e por que você deveria tocar nelasPor Chris Robley

Porque você não tem de ficar refém de casas de show conhecidas

Se você mora numa cidade pequena com poucas (ou nenhuma) casa de show, ou numa região em que a maior parte das pessoas não é adepta do seu estilo musical, então você provavelmente já sabe da importância de se apresentar em lugares alternativos.

Mas até bandas em cidades com uma cena musical vasta podem se valer de tocar numa casa de show alternativa de vez em quando. Quando você explora as possibilidade fora do circuito comercial local, de baladas e casas de show, você tem a chance de:

* tocar para uma plateia nova (e às vezes “embutida” nesse lugar)

* criar um evento especial e uma atmosfera que é centralizada na sua música

* controlar o orçamento, preço do ingresso, logística e promoção do show

* ganhar dinheiro com apresentação ao vivo

* fazer experimentos sobre como apresentar sua música

* tocar músicas que não entram no seu set rotineiro

* vender mais mercadorias da sua banda e aumentar o seu mailing

Está cansado de tocar nos mesmos lugares? Aqui vai uma lista de casas de show alternativas em que você pode se apresentar

Aqui embaixo está uma lista de lugares alternativos em que eu toquei, seja como artista solo ou com minha banda, e também alguns lugares em que eu vi amigos tocarem:

  1. Cinemas — Há tantas opções: no palco de um cinema histórico, entre dois filmes de um festival ou no lobby enquanto as pessoas compram os ingressos. É só lavar a manteiga da pipoca da mão antes de começar a tocar.
  2. Shoppings— Cê sabe, assim como o Justin Bieber começou. E, o melhor de tudo, eles devem até ter um piano!
  3. Boliches, ringues de patinação etc. — Você consegue tocar umas músicas românticas, não consegue?
  4. Asilos — Você pode ganhar muito $$$, ainda mais se conseguir tocar músicas natalinas ou aquelas velharias inesquecíveis.
  5. Eventos da cidade — Tipo inauguração de árvore de natal, entrega da chave da cidade etc.
  6. Igrejas — Alugue a igreja para criar seu próprio evento ou toque umas músicas durante a missa mesmo.
  7. Na calçada — Se você conseguir o lugar adequado, dá para ganhar uma boa grana tocando na rua.
  8. Rádio — As com estúdio, ainda mais se tiverem uma plateia ao vivo, são um ótimo jeito de popularizar sua música (e grave umas imagens para o YouTube, também).
  9. Passeios de barco ou cruzeiros — É só esperar seu show terminar para entrar na festa.
  10. Shows no parque —Por mais que você tenha de levar seu próprio amplificador, shows com clima familiar podem ser bem divertidos.
  11. Restaurantes — Contanto que você não se importe com ser “música de fundo”, shows em restaurantes são ótimos para conseguir achar novos fãs e ganhar dinheiro. Ou esperar que o horário do jantar termine e aumentar o som.
  12. Lojas — Especialmente livrarias ou lojas de gibis, brechós ou lojas de roupas. Um ótimo jeito de criar um evento que leve seus fãs à loja e promova os dois.
  13. Tenda no estacionamento — Faça uma parceria com um empresário e toque no estacionamento da loja dele. É bom para os dois!
  14. Num café — Nada de novidade aqui. Se funcionou para o Bob Dylan, pode funcionar para você.
  15. Galerias de arte — Esses eventos geralmente têm presença bem grande. É só se certificar de que sua música não vai ofuscar a arte do evento.
  16. Festas caseiras — Quebre tudo no quintal de alguém, na garagem ou na sala de estar. É uma atitude muito punk.
  17. Eventos privados — Esse eventos, na casa de alguém e só para convidados, são diferentes das festas caseiras porque a música é o centro das atenções, e as pessoas geralmente pagam ingresso.
  18. Em depósitos — Tem amigos morando numa ex-fábrica abandonada ou num depósito? Casa de shows!
  19. Festas de firmas — “Vender-se” ao capitalismo nunca foi tão bom quanto ganhar R$ 2.000 para tocar por meia hora na festa de uma firrma.
  20. Em quartos de hotel— É certo que a maioria dos hoteis não vai curtir um show em um dos seus quartos, mas, por exemplo, todo ano acontece a Folk Alliance Conference, em que os 3 andares de cima de um hotel são todos formatados para ter pequenos shows… todos rolando no mesmo lugar e na mesma hora! Se você precisar de mais espaço, alugue o centro de convenções do hotel.
  21. Lojas de discos — A maioria das lojas de grandes redes já não existem, mas as menores e mais locais seguem firmes e bacanas, sempre topando um bom showzinho.
  22. Loja de guitarras — É difícil sentir algo mais legal do que tocar em uma sala cheia de guitarras, com o corpo de madeira de todas ecoando as notas do seu próprio instrumento.
  23. Show virtual— Use um serviço de streaming e faça um show de casa.
  24. Afters — Faça um evento após o show de outra banda, uma peça de teatro… um QUALQUER coisa que possa ter um show depois.
  25. Lugares de encontro — Sua cidade deve ter um Rotary, uma loja maçônica, um Lions. Tem? Você conhece o aperto de mão secreto para entrar nesse clube? Mesmo que não conheça, talvez dê para alugar o salão de festa deles…
  26. Aeroportos — Outra chance de usar um piano! Ou leve seu equipamento portátil e toque no meio de uma audiência que se renova a cada poucos minutos. Peça permissão antes, é claro.
  27. Universidades — Congressos estudantis, festas de república, encontros de iniciação científica!
  28. Eventos políticos — congressos, protestos, convenções, ó meu Deus!
  29. Eventos “verdes” — feiras de orgânicos, retiros campestres
  30. Conferências, convenções e feiras do livro — Você canta sobre cavalos? Talvez a Associação Brasileira de Garanhões tenha um evento em que você possa cantar. Você se veste com acessórios indígenas? Talvez haja um encontro de tribos que adoraria ouvir seu som.

————

Espero que isso te dê algumas ideias que vão além da casa de shows local. Eu aposto que esquecemos de várias, também Se você tem sugestões para acrescentar à nossa lista, é só comentar aqui embaixo.

Ganhe Dinheiro Guide

2 Comentários

  1. lucas.emanuells2016@gmail.com'
    by Lucas Emanuel on agosto 14, 2017  18:21 Responder

    Olá gostaria de saber se a publicação das musicas pelo CD Baby estarão protegidas pelos direitos autoriais, como Copyright.

    • by Paula Humphries on setembro 22, 2017  16:46 Responder

      Olá Lucas! Nós não registramos as músicas em entidades como a Biblioteca Nacional ou copyright.gov, mas em diversos territórios ao redor do mundo ao publicar uma música através de serviços digitais, ou gravar CDs, etc. você acaba automaticamente criando um registro que te ajuda a provar que é o detentor dos direitos autorais dessa obra. Abraços

Comente

Seus email não será publicado.