Um guia passo a passo de como fazer vídeos ótimos no YouTube

Dá medo de colocar sua cara (e sua mente) para o mundo ver no YouTube, eu sei. Mas a gente bolou um guia passo a passo para você fazer, sozinho, uns vídeos para conquistar a internet

Um guia passo a passo de como fazer vídeos ótimos no YouTube  [Este post foi escrito por Dave Kusek, fundador da New Artist Model, uma escola online de negócios da música para artistas independentes, performers, produtores, empresários e compositores. Ele também é o fundador da Berklee Online, co-autor do livro The Future of Music e fez parte da equipe que lançou o MiDi.]

Há muitos artigos que discutem a importância do YouTube para músicos independentes que estão tentando encontrar seu público. Mas, com essa plataforma ficando cada vez mais importante, sobe a qualidade que os espectadores esperam que os vídeos tenham também. Para muitos artistas independentes, ver vídeos lançados por YouTubers  profissionais pode ser intimidador, mas não precisa ser assim.

Você tem tudo de que precisa para montar um ótimo vídeo que vá levar sua carreira musical para frente. E, para te ajudar, eu vou te conduzir no passo a passo.

  1. Conceito do Vídeo

A primeira coisa que você precisa bolar é o vídeo em si, então crie um conceito. No fim, é bom que o vídeo tenha alguma ligação com a sua música, mas, ao contrário do que muita gente pensa, eles não precisam seguir literalmente um o outro. Na verdade, é provavelmente melhor que nem todos seus vídeos fossem videoclipes de covers famosos.  Pense em como há dois grupos de pessoas que você vai servir com seus vídeos — novos fãs e assinantes do seu canal. Novos fãs são atraídos por covers de músicas que já conhecem. Seus assinantes, entretanto, querem conteúdo novo e bom. Sim, algumas pessoas só querem covers, mas há várias outras que buscam novidades.

Você pode criar vídeos de covers, de músicas suas, fazer sessões de responder perguntas que te enviaram por Twitter ou Instagram, subir cenas de shows, fazer vlogs que mostrem sua banda ensaiando, um vídeo mostrando os equipamentos que você usa, tutoriais da sua música ou mesmo um vídeo abrindo o coração e contando o significado das suas músicas. Como você pode ver, as opções são infinitas e é aqui que você pode investir toda a sua criatividade.

  1. Qualidade do Vídeo

Há muitos vídeos no YouTube que foram filmados com câmeras de milhares de dólares. Mas isso não quer dizer que você precisa dessa parafernália para filmar o seu. Você pode fazer vídeos interessantes com a câmera do seu telefone, ou com uma filmadora básica.

Você não precisa da melhor câmera, mas tente garantir que a luz seja boa. Um vídeo numa câmera mais ou menos com luz muito boa vai ficar melhor do que um vídeo feito com uma câmera incrível e uma luz ruim. Tente aproveitar a luz do dia e filmar de dia, e tente filmar numa sala bem iluminada.

Uma coisa em que você deveria focar seus esforços é a qualidade do som, especialmente se for fazer um videoclipe ou vídeo de cover. Invista num microfone para captar o som, em vez de usar o que vem embutido na câmera, ou grave a música separadamente, usando qualquer outro programa de áudio que tenha.

  1. Filmando

Filmar pode ser um processo tedioso, especialmente se você está começando e fazendo tudo 100%  de maneira independente, mas ter um plano sempre ajuda. Tenha uma noção clara de como você quer que seu vídeo final saia. Vai ser um vídeo longo ou curto? Vai ser mais criativo, um vlog normal, ou um vídeo em tomada única?

Especialmente se você for fazer um vídeo mais criativo ou um videoclipe com várias tomadas diferentes, tente escrever algumas das suas ideias, fazer com elas uma lista ou um storyboard simples. Você não precisa ter a coisa toda visualizada, mas já ter um esquema na cabeça vai facilitar a filmagem.

Antes de começar a filmar, faça um teste rápido, ainda mais se for filmar você mesmo sentado tocando um cover. A última coisa que você quer é descobrir que estava fora de foco depois de ter tocado a música bem pra caramba!

  1. Editando

Editar é algo que requer prática, mas uma boa edição pode fazer até um vídeo com conceito ruim parecer a coisa mais interessante. Há muitos programas de edição por aí que não são caros e que você pode usar para começar, mas o iMovie e o FinalCut Pro são os mais populares.

Para que seu vídeo fique parecendo profissional, tente fazer uma edição simples e consistente. Ninguém quer ver um vídeo com transições loucas entre uma animação e outra cruzando a tela a cada segundo. Isso não quer dizer que você não possa ser criativo, mas encontre um equilíbrio e peça a opinião de alguém que entenda antes de colocar seu vídeo no YouTube.

Se você está filmando um vídeo que não é um cover nem um videoclipe ou cenas de você tocado ao vivo, incluir música de fundo vão colocar mais dimensões e aumentar o interesse por ele. Muitos YouTubers lutam para conseguir músicas sem direitos autorais ou licenciadas pelo creative commons para usar no fundo, mas você já tem uma ótima fonte –sua própria música! Coloque a música de fundo alta o suficiente para ser ouvida, mas que não atropele os diálogos ou o conteúdo. E SEMPRE coloque o link para sua música na descrição do vídeo.

Outra dica ótima é cronometrar o momento em que o vídeo vai começar a ser sincronizado com sua música. Isso vai fazer seu vídeo ter uma cara profissional imediatamente. Por exemplo, se você vai usar várias cenas da banda no estúdio para o seu videoclipe, sincronize esses cortes com a música. Transições sucessivas com o som da bateria pode ser surpreendente. Seja criativo aqui!

Como você pode ver, há muito mais no YouTube do que vídeos de covers, e você pode usar sua criatividade na hora de fazer vídeos profissionais com as ferramentas que já tem. Na New Artist Model. Há programas e cursos online para você aprender como transformar sua música num negócio de sucesso– um negócio em que você está no controle! Você vai criar um plano de ação personalizado e factível que vai te ajudar a concretizar uma carreira na música, e você vai poder fazer isso com os recursos que já tem.

Se você quer conhecer mais estratégias como essa, pode fazer o download desse ebook de graça. Ele vai te mostrar algumas das melhores táticas para aumentar o número de seguidores e melhorar sua carreira. .

Ganhe Dinheiro Guide

1 Comentário

  1. davimirannda333@gmail.com'
    by Layla on junho 30, 2017  23:51 Responder

    Olá,
    Galera, eu acho que é este mesmo o caminho novo para a música... as TVs não tem mais a força que tinham na cultura e entretenimento, ainda tem mas não absoluto.
    O presente e o futuro está na internet, no caso a plataforma é o Youtube.
    Já descobri muitas coisas legais no youtube, musicas novas e de outro países... agora não tem mais distancia para atingir os ouvidos e corações :)
    Vamos sacudir a Net

Comente

Seus email não será publicado.