“Um guia bem bobo para fazer turnê em 2017”

Fazer turnê é só cair na estrada com uma guitarra e uma banda, certo? Mais ou menos: pode ser mais fácil se você tiver alguém que te dê uns toques, tipo os que o SomosMúsica compilou. Vem pra viajar feliz

“Um guia bem bobo para fazer turnê em 2017”Peter, da banda Deep Sea Diver, escreveu um diário de turnê para a Bandsintown, que acabou sendo engraçado e ao mesmo tempo útil.

Eu sugiro que você leia o artigo original, se souber ler em inglês e quiser dar umas risadas, mas vou fazer um resumo aqui embaixo

Coloque um dinheirinho no banco antes

Você nunca sabe o que pode dar errado na estrada — pneu furado, acabar o seu estoque de produtos da sua banda etc. — então tenha sempre um dinheirinho guardado para emergências.

Tente descolar um patrocínio

Ache alguma empresa local que quer um pouco de atenção. Adesive sua van com a logomarca deles e vá para a estrada, com algum dinheiro de patrocínio por estar levando a marca deles para todo canto.

Que o melhor piloto vença

Se você tem um motorista alfa, que prefere estar no volante e no controle, mas que também dirige com prudência e ama parar nas vagas minúsculas do Rio de Janeiro, deixe que ele dirija o quanto quiser. Dê algum tipo de prêmio (café, tempo extra para dormir etc.) e deixe que eles comandem o rádio também. Você, enquanto isso, vai ganhar o prêmio de… não dirigir.

Faça uma turnê com outra banda que te inspire

Você quer se divertir muito com a banda que está com você na estrada e que quebre tudo no palco também. Isso vai te manter alerta, de um jeito bom.

Não seja babaca

Seus fãs saíram para te ver tocar numa noite em que poderiam ter feito um milhão de outras coisas. Não seja um idiota pedante, mostre gratidão por eles terem ido..

Aproveite wifi do bom enquanto tiver

Se o seu plano de dados for limitado, ou seu celular não pegar bem em vários picos, você vai ter que gastar essas horas CONVERSANDO com as pessoas ao seu redor. E isso é uma coisa boa. Daí, quando você estiver num bar ou numa casa noturna com um wifi bom, esses serão os momentos para você mergulhar no abismo das mídias sociais, email, playlists de Spotify playlists e afins.

Construa uma cama na sua van

Será útil quando alguém precisar tirar uma naninha, mas também, se alguém quiser ter um pouco de privacidade à noite (em vez de ficar ouvindo os roncos dos seus colegas de banda) e achar OK dormir numa van, uma cama no carro vai permitir que você seja o segurança que dorme com seus instrumentos musicais.

Você tem alguma dica para somar? Pérolas de sabedoria de turnê? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo


Ganhe Dinheiro Guide

Comente

Seus email não será publicado.