Sua banda nas mídias sociais: o mínimo que você tem que fazer

Não precisa ser o louco do Twitter nem o viciado em Instagram que posta uma foto a cada piscada. Mas precisa fazer um pouquinho pela sua banda nas redes sociais. A gente te conta qual é o mínimo.

Eu tô ligado.

Você é artista, não um robô montado em cima de um drone controlado por uma grande corporação. É claro que as redes sociais não são para você. E, não, eu não estou aqui para escrever um post no estilo “como fazer sua banda bombar nas redes sociais”. Estamos em 2017. Você consegue achar um trilhão de textos e livros sobre isso, e esse assunto está rolando há uma década. Vamos encarar a realidade, se você fosse ser bom em divulgar sua banda nas redes sociais, já teria levantado o traseiro do sofá e estaria fazendo isso..

Este post não é para os megalomaníacos. Em vez disso, escrevo para quem não quer se incomodar muito: para os músicos que digitam catando milho com um dedo só, ou que preferem encher a lata ou passar tempo com sua família. Ou os dois. O que você vai encontrar aqui embaixo é um guia do mínimo necessário para você ter mídias sociais da sua banda. Então lê aí, gente. É literalmente o mínimo que você precisa fazer.

Delete Tudo

Essa é uma coisa fácil para se fazer duas vezes por ano.

Você não quer postar nada, a não ser o conteúdo mais relevante (os últimos lançamentos, fotos em alta qualidade, vídeos, agenda com os próximos shows  etc.) em suas mídias sociais.

Para conseguir fazer isso, você vai ter de deletar um monte de lixo antigo. Isso inclui fotos antigas da sua banda, fotos do seu local de ensaio (locais de ensaio são medonhos), fotos feias dos produtos da sua banda, fotos que são idênticas a fotos antigas, fotos duplicadas de verdade, tweets idiotas de um mês atrás, flyers antigos, fotos com piadas internas que não são engraçadas para quem não é da sua banda e, por Deus, posts que falem merda.

E, se você não tem certeza se algo deveria estar nesses sites ou não, delete.

Consiga Chegar aos 500

É provável que você e seus colegas de banda já tenham um bocado de amigos no Facebook. Convide eles a curtir sua página, pelo amor de Deus. É só convidar todo mundo. Não há um motivo no mundo para sua banda ainda não ter 500 likes. Não é bacana.

Guarde o Facebook Para Notícias de Verdade

Se você não está compartilhando notícias sobre o que sua banda está fazendo, fique longe da página de Facebook de vocês. Deixe pra falar esquisitices no Twitter, lá é o lugar delas.

Poste Quando For Fazer Uma Dessas Coisas

Shows

Se você vai fazer um show ou se apresentar numa loja, por exemplo, crie um evento no Facebook ou use um que alguém já tenha criado para o mesmo evento. Você e seus colegas de banda devem convidar todos os seus amigos com semanas de antecedência e compartilhar a página do evento uns dois ou três dias até o dia do show. Sinta-se à vontade para postar na página do evento (especialmente para compartilhar uma prévia do que vão tocar, conteúdos novos, ou músicas de outros artistas que vão tocar no mesmo dia),mas não vale compartilhar a página do evento várias vezes.

Depois que você estiver na casa de show (antes ou depois da sua apresentação – não importa) faça um tweet sobre isso e taggeie a casa de shows e as outras bandas.

Tire muitas fotos com seu telefone. Quando chegar em casa, poste uma foto da noite no Instagram e marque a casa de shows e as outras bandas.

No Estúdio

Escolha uma foto legal de você trabalhando no estúdio para postar no Facebook. Marque o estúdio e o engenheiro, se eles quiserem.

Poste fotos ou vídeos do seu processo de gravação no Instagram durante os dias em que estiver gravando. Marque com tags as fábricas de instrumentos musicais, o estúdio, os engenheiros. Use hashtags minimalistas e espertas.

Poste no Twitter sobre como você está se divertindo no estúdio.

Na Turnê

Tweet sobre um show na manhã do dia em que ele acontece, e marque com tags as outras bandas e a casa de show.

Compartilhe uma foto no Instagram em algum momento da noite, e marque com tags a casa de show e as outras bandas.

Use o Instagram para compartilhar suas fotos bacanas da turnê.

Você não precisa postar sobre cada show no Facebook enquanto estiver em turnê, mas se você estiver com vontade, poste fotos de matérias feitas pela imprensa local, ou escreva sobre as bandas com quem está tocando, algo como “quem está louco para ver a [nome da banda] hoje?”

Lançando Música

Compartilhe links para pré-venda da sua música em todas as plataformas.

Compartilhe qualquer publicação de imprensa que tenha sido feita sobre seu som (ver abaixo) em todas as mídias sociais.

Sua banda nas mídias sociais: o mínimo que você tem que fazer

Agradeça Quando as Pessoas se Importaram Minimamente

Agradeça as publicações que escreveram sobre você. Faça isso compartilhando o link da notícia, marcando com tags a revista ou jornal e dando o seu “obrigaaado”. Notícias são uma coisa legal de compartilhar em todas as redes sociais

E, por sinal, vocês precisam se livrar dos URLs e links gigantes no  Facebook e no Twitter! E eis como fazer isso:

Facebook

Passo 1. Copie e cole o URL. Vão aparecer uma imagem e um título.

Sua banda nas mídias sociais: o mínimo que você tem que fazerPasso 2. Delete o URL grande e medonho. O seu post vai continuar lá. Tá vendo?

Sua banda nas mídias sociais: o mínimo que você tem que fazer

Passo 3.  Escreva o que quiser escrever e publique!

Sua banda nas mídias sociais: o mínimo que você tem que fazerTwitter

Use o goo.gl ou bit.ly para encurtar uma url e transformar ele num minilink como esse: goo.gl/AuNVgJ

Anúncios Misteriosos: Pare com Isso

Você já viu uma banda postar algo como, Teremos grandes novidades amanhã! ou Teremos boas notícias em breve!!! ?

O que que é isso? Por que você desperdiçaria o tempo das pessoas com a revelação de uma revelação?

Por mais que você esteja animado com seu lançamento, é melhor deixar pra falar com as pessoas quando você tiver um link de verdade, com um som para eles escutarem, ou ingressos para comprarem, antes de compartilhar algo.

Você não é engraçado

Ok, você pode ser engraçado. Mas provavelmente não é tão engraçado. Antes de postar vídeos ou fotos da sua banda fazendo palhaçada, pergunte a si mesmo– alguém que não me conhece acharia isso engraçado?

E, na mesma linha, é sempre bom editar o conteúdo que você vai postar com um olhar crítico.

Pergunte-se: isso é relevante para alguém? Eu ficaria irritado se alguém postasse isso?

Transforme seus auto-questionamentos em uma lança afiada que você pode lançar no coração da internet.

[Este post apareceu primeiro no site Public Display PR.]


Ganhe Dinheiro Guide

Comente

Seus email não será publicado.