Seja o rei das ferramentas de busca com distribuição global do seu som

Já deu um Google no nome da sua banda hoje? Já, né. E só aparece coisa mais ou menos? Ser vendido em quase cem lojas virtuais pode virar essa situação e encher páginas e mais páginas de citações com o nome da sua banda. Dê um Google no Blog SomosMusica (ou clique aqui) para saber como

social-networking-imagePor Chris Bolton

Colocar sua música no maior número de lugares o possível tem vários benefícios: mais exposição, maior facilidade para ser descoberto, mais vendas etc. Mas uma vantagem geralmente ignorada de ter sua música distribuída para muitas lojas e serviços populares, tipo iTunes, Amazon, Google Play e Spotify é aumentar seu lugar no ranking das ferramentas de busca.

Há algumas razões diferentes para isso.

Visibilidade aumentada
Quando sua banda passa a ser listada por mais de 95 sites com a distribuição do CD Baby, isso são ao menos 95 páginas exaltando as virtudes da sua banda na internet. Isso são mais de 95 páginas adicionadas ao diretório do Google e essas mais de 95 páginas aparecerão quando alguém buscar por sua banda.

Aumentam as citações
O Google olha as menções de um negócio, marca ou banda como indicador de sua relevância para certas buscas. Em outras palavras, o quanto mais sua banda for mencionada em contextos musicais em vários sites, mais fácil é para o Google identificar essas páginas e as apresentar para buscas relevantes.

Esquemas de marcação
Sites de música como o Google Play e CD Baby usam um código de marcação que deixam qualquer busca saber sobre o que eles se tratam. Há um esquema de marcação especial para artistas de música. Estar listados em sites com esquemas de marcação ajuda o Google e o Bing saber que sua banda é. . . bom . . . uma banda (e não um utensílio de cozinha ou produto de limpeza).  Desse jeito, suas páginas aparecerão em buscas ligadas a assuntos musicais, e não utensílios de cozinha.

Controle de reputação
Sabe aquele crítica péssima que você recebeu em 2003 e que ainda aparece na primeira página de resultados do Google quando alguém busca seu nome? Estar listado em vários sites top como iTunes, Amazon e Spotify pode significar que essa mancha na sua história seja empurrada para uma página além da primeira. Ufa!

O que você pensa de distribuição digital e de visibilidade em ferramentas de busca? Conte para a gente na seção de comentários, abaixo.

Seja distribuído mundialmente pelo CD Baby e tenha um ranking melhor ainda hoje!

Ganhe Dinheiro Guide

3 Comentários

  1. samuelqueles@gmail.com'
    by Samuel Queles on outubro 26, 2015  15:11 Responder

    Olá,

    Estou finalizando meu site pelo WIX. Os templates oferecem um tocador musical (player) do próprio wix que inclusive distribui digitalmente. Nesse caso, eu devo descartá-lo ou pode ser usado concomitantemente com o CD Baby?

    Abraços.

    • by Marcos Chomen on outubro 29, 2015  20:07 Responder

      Não vejo porque ter dois players em seu site. Escolha o player do distribuidor que você utilizou, pelo que sei o Wix não é um distribuidor digital de música e sim um framework para criação de websites. Abraços!

  2. samuelqueles@gmail.com'
    by Samuel Queles on maio 19, 2016  20:13 Responder

    Olá,

    Já resolvi. Descartei o player do Wix. O Wix oferece serviço de distribuição também. Utilizo o do CD Baby.

    Obrigado pela atenção.
    www.samuelqueles.com.br

Comente

Seus email não será publicado.