A razão principal por que a divulgação da sua música não funciona

Você compõe, grava e divulga que nem um louco. Por mais que muita gente ouça seu som, é difícil engajar as pessoas e ganhar dinheiro. É porque o mundo é duro, certo? Ou não: você pode estar cometendo um erro primário, que a gente te conta.

A razão principal por que a divulgação da sua música não funcionaMesmo com todo o esforço que nós, da comunidade de músico independentes, temos com a divulgação e o marketing das nossas músicas, é incrível a frequência com que nossas mensagens são enviadas sem elementos primordiais. Já é difícil o suficiente se destacar, em meio a tanto ruído, então, quando você finalmente conseguir chamar a atenção das pessoas, é importante que você deixe claro que ação quer que eles desempenhem. Nossos amigos do Echoes blog (blog.discmakers.com) escreveram este ótimo post sobre como mandar uma mensagem clara, quando estiver divulgando seu som.

Não é à toa que uma frase em que você pede ao seu leitor, ouvinte ou telespectador para fazer alguma coisa é chamada no marketing de “Call to action”!

Todo o marketing do mundo não vale um tostão furado se ele não instigar uma reação no seu público. É por isso que muitas peças de marketing não têm o elemento essencial do sucesso: uma “call to action” forte.

Ninguém vai discordar que capturar a atenção do seu público é essencial. Mas, depois que você tiver feito isso, é preciso deixar 100% claro o que espera que eles façam. Como conseguir isso? Estabelecendo um método claro e fácil para as pessoas tirarem suas dúvidas, pedirem um catálogo do seu som, comprarem algo, entrarem na sua loja virtual… ou qualquer que seja a sua intenção.

Então o que é uma “call to action”?

Uma “call to action” é a ação que você vai pedir para o seu interlocutor/cliente desempenhar. Ela pode estar ligada a uma promoção – como um desconto online para quem se inscrever no seu mailing – um mecanismo simples que permita ao seu público “agir” logo depois de ler sua mensagem, ou mesmo um alerta avisando que os descontos que você está oferecendo terminam em breve. Pode ser uma frase simples, como “Ligue para saber mais”, com um número de telefone, ou um “clique aqui para se inscrever” com um link que funcione ou um endereço de email válido. Ele pode estabelecer um sentimento de urgência colocando uma data de validade: “Inscreva-se até 25 de dezembro e ganhe 10% de desconto na sua próxima compra.” “Calls to action” variam de caso a caso, o importante é lembrar que você sempre precisa ter um.

Anúncios Impressos

Um número de telefone grande ou o endereço do seu site são essenciais (ter um telefone ou um link exclusivos para o anúncio é ainda melhor, porque você vai poder medir a eficiência do anúncio). Lembre-se: você tem uma fração de segundo para atrair a atenção do seu interlocutor, e o tempo dele ou dela é limitado. Não espere que um cliente em potencial vá caçar sua empresa online para achar um jeito de entrar em contato contigo. Você não quer dificultar a vida do seu cliente, então se ele quiser falar contigo, ele deve conseguir falar contigo com facilidade.

Catálogos e Folders

Para começar, é ótimo ter seu número de telefone e o link do seu site na parte de fora. Mas, se você for distribuir um catálogo com várias páginas, certifique-se de que seus contatos estão em todas as páginas. Em cada uma delas. De novo: cada vez que você faz alguém correr atrás da sua informação de contato, você está colocando mais uma lombada no caminho entre essa pessoa e uma compra contigo.

Sites

Pelo fato de sites serem veículos digitais, é importante colocar um número de telefone bem visível, porque isso vai te trazer duas coisas: Um, dá a chance para pessoas que sabem menos usar a internet entrarem em contato para saber dos seus serviços; e, dois, aumenta a credibilidade do site, porque os clientes vão saber que há um ser humano por trás daquilo.

E-mail direto

A mãe de todas as “Calls to Action” é o cartão de resposta grátis por correio, que você manda para uma pessoa e ela pode te responder de graça, pedindo um produto ou respondendo a uma pesquisa (conhecido em inglês como Business Reply Card, ou BRC). Essa ferramenta útil permite que seu público entre em contato rapidamente (e de graça) com você. Os cartões são ideais para você usar com as pessoas mais velhas da sua lista. A partir do primeiro contato, você pode conversar com esse público de alguma outra forma.

Lembre-se que o essencial para qualquer tipo de marketing é conseguir que seu público responda, e um bom jeito de assegurar isso é usar um “call to action”.


1 Comentário

  1. hellencristinaazevedoreis@gmail.com'
    by hellen on dezembro 29, 2016  14:06 Responder

    amo cantar componho mésicas.

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