Quem está no controle no seu show infantil? (E como fazer que seja VOCÊ)

Nem o Arnold Schwarzenegger deu conta de uma grupo de crianças em Um Tira no Jardim de Infância, então por que você teria de controlar os pequenos? Porque é legal fazer música infantil (e dá dinheiro): o SomosMúsica te ensina como tourear pequenos ouvintes

shutterstock_176478422[Este post foi escrito pela colaboradora Maryann Harman, artista premiada de música infantil e fundadora do Music with Mar., Inc.]

Você escolheu ser um artista infantil. Provavelmente porque você adora crianças. Você cantou para grupos pequenos e foi divertido. Daí te pediram para fazer um show. Você pensou “sem problemas, eu dou conta disso”.

Quando você chegou lá, começou a prestar atenção em coisas que não tinha pensado antes. A primeira delas é que shows são diferentes de cantar para crianças numa festinha ou na sala de aula. Outras coisas são:

1. Os pais deixam as crianãs correrem por aí

2. Pequenos tentam subir no palco;

3. Crianças mais velhas que têm tudo para ficarem entediadas, o que vai perturbar seu show;

4. Pais fazendo outras coisas (tipo batendo papo ou mexendo no celular); e

5. A disposição da sala não deixa seu show acontecer!!

Ah!!!!!

No papel de quem já passou por isso, gostaria de dar alguns conselhos.

Primeiramente, sublinhe várias vezes para a pessoa que está te contratando para que idade seu show é focado. Se você consegue se adaptar para vários grupos etários, sugira dois shows diferentes – um para crianças de 3 a 5 anos e outro para de 6 a 10  anos. Eles podem escolher se querem um show ou dois. Faça um desconto pelos dois shows, com um intervalo de meia hora no meio. (Num post anterior do blog, eu falei sobre como é tocar para idades diferentes e como a capacidade de atenção varia.)

Antes de o show começar, dê algumas diretrizes aos pais.  Conte para eles o que espera. Faça isso de maneira divertida. Eu adoro como o Mr. Billy diz aos pais para pegar na mão os celulares, entrar no seu show e daí desligá-los por 45 minutos, para ficarem 100% com seus filhos durante a apresentação. Boa, Billy!

Lembre-se que são crianças. Você pode ter planejado uma setlist e, enquanto está se apresentando, pensar “Ai, ai. Minha próxima música não vai funcionar” Você precisa ser flexível.

(Lembre-se do Tira no Jardim de Infância )

Se a plateia começar a fazer zorra, fiquei mais tranquilo. Crianças geralmente (geralmente mesmo) ficam quietas se você começa a sussurrar no microfone.  Tentar falar mais alto só vai fazer eles falarem mais alto Os pais que saírem do seu show exaustos e com uma dor de cabeça não vão querer voltar na sua próxima turnê.

Para shows infantis focados em crianças bem novinhas, é melhor pensar numa disposição de show em que os filhos estejam ao alcance dos pais. Eu geralmente deixo corredores bem amplos entre as fileiras de cadeiras, para os pais poderem dançar com as crianças. Se as crianças saírem das suas fileiras, alguém pode se machucar. Hoje em dia, segurança é uma das coisas mais importantes. Controlar o ambiente do seu show diminui o risco de acidentes.

Shows infantis rolam melhor quando se misturam músicas muito energéticas e outras mais lentas. Fato do Cérebro: o coração das crianças não consegue manter um ritmo alto por mais do que duas músicas.

Comece com algo que prenda a atenção deles. Faça com que eles levantem, se mexam um pouco, e depois acalme. Fale com eles. Conte piadas. (Você conhece todos os temas que os fazem rir.) Quando você souber que faltam uns dez minutos, diminua o ritmol. Sempre termine com algo de que eles vão se lembrar e toque essa música num nível de energia que permita aos pais sair caminhando com eles depois do fim. Os pais vão te agradecer por isso, e ver que você entende de criança.

Então, quem está no comando durante o show infantil? Você está. E, quanto mais você entender seu público e estiver disposto a seguir suas dicas, mais eles vão se divertir. E você também.

Como você mantém o controle da sua plateia? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

Ganhe Dinheiro Guide

 

2 Comentários

  1. contato@edmaisfestas.com.br'
    by Edmar Marinho on dezembro 2, 2016  22:06 Responder

    Olá!
    Meu nome é Edmar, sou micro empresário no ramo de locação de brinquedos para festas e eventos.
    Estou começando no ramo de shows / eventos para crianças, agregando aos meus brinquedos.
    Gostaria de saber mais sobre o serviço de vocês, se poderíamos fazer alguma parceria para que vocês viessem em minha cidade (Lavras / MG) para fazer um show.
    Meu telefone é 35-3821-7970 ou 98826-1475

    Obrigado

    Ed (Edmar Marinho)

    • by Paula Humphries on dezembro 15, 2016  22:05 Responder

      Olá Edmar!
      Na verdade somos apenas uma distribuidora que trabalha com artistas independentes que usam nossos serviços e ferramentas para vender suas músicas em plataformas digitais. Não gerenciamos bandas/artistas portanto não poderíamos ajudá-lo com esse tipo de parceria. Boa sorte!

Comente

Seus email não será publicado.